Banner

segunda-feira, 19 de março de 2018

REPÚDIO AO CALVINISMO

NÃO SE ENGANE 


Que teologia é essa ?

A teologia calvinista nos leva a muitos problemas insolúveis pois é contraditória.

Por exemplo: por que eu oraria para um descrente ser salvo? Se ele já foi predestinado por Deus para ser salvo
e essa predestinação é fatalista e a graça é irresistível - então não há qualquer necessidade de eu orar para que esse descrente seja salvo, pois ele será salvo de qualquer jeito.

Mas, se ele não foi predestinado o que significa que ele foi predestinado para a perdição -  então qualquer oração que eu faça por ele será completamente inútil, pois ele já estaria pré-ordenado para ir para o inferno e não haveria nada que alguém pudesse fazer para reverter isso.

Ou seja: a oração seria inútil de um jeito ou de outro.


A mesma coisa se aplica a missões: para que sair daqui para pregar o evangelho na África ou na Ásia, ou em países perseguidos se aqueles que foram predestinados serão salvos de qualquer jeito? 

E, se não foram predestinados, não será a minha pregação que irá mudar isso. Ou seja: a oração e a pregação seriam completamente inúteis, sem sentido lógico de existir – de acordo com o método calvinista.

Por outro lado, se Deus não determinou tudo o que irá acontecer – embora saiba tudo o que irá ocorrer –, então a oração e evangelização são absolutamente necessárias. 


Então vidas podem ser salvas se orarmos, e perder-se pela falta de oração. Então almas podem ser ganhas para Cristo se formos pregar onde Cristo não é pregado – vidas essas que poderiam não ser salvas se não fôssemos pregar. 

Isso dá sentido à vida cristã. Faz com que a prática do evangelho não seja algo inútil e sem razão de ser. Ou, para ser mais claro, isso é ser arminiano, pois é a doutrina que mais se harmonia com as Escrituras.

Extraído do Livro: Arminianismo ou Calvinismo  - Quem tem a razão?



"[...] sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".
Filipenses 1.17



Nenhum comentário:

Postar um comentário