Banner

segunda-feira, 19 de março de 2018

ESSE DEUS NÃO É O DAS ESCRITURAS

UM deus CRIADO PELO HOMEM



Quando fazemos uma análise meticulosa dos escritos de Calvino, vemos claramente que ele era muito mais “calvinista” do que se imagina, e que os calvinistas extremados têm razão em se dizerem os verdadeiros seguidores da sua teologia.

Embora muitos hoje tentem suavizar os ensinos de Calvino, o próprio Calvino não suavizou sua doutrina nem um pouco, mas foi bem aberto em dizer, por exemplo, que o assassino mata os inocentes por um decreto de Deus.


Veja que absurdo:

“Imaginemos, por exemplo, um mercador que, havendo entrado em uma zona de mata com um grupo de homens de confiança, imprudentemente se desgarre dos companheiros, em seu próprio divagar seja levado a um covil de salteadores, caia nas mãos dos ladrões, tenha o pescoço cortado. Sua morte fora não meramente antevista pelo olho de Deus, mas, além disso, é estabelecida por seu decreto”.


Ou ainda que Deus deseja os roubos, os adultérios e os homicídios:

“Mas, replicarão, a não ser que ele quisesse os roubos, os adultérios e os homicídios, não o haveríamos de fazer. Concordo. Entretanto, porventura fazemos as coisas más com este propósito, ou, seja, que lhe prestemos obediência? Com efeito, de maneira alguma Deus não no-las ordena; antes, pelo contrário, a elas nos arremetemos, nem mesmo cogitando se ele o queira, mas de nosso desejo incontido, a fremir tão desenfreadamente, que de intento deliberado lutamos contra ele”


Ou então que o único motivo pelo qual os crimes acontecem é pela administração de Deus, e que os próprios homicidas e malfeitores são meros instrumentos nas mãos de Deus para praticar tais atos horrendos.


“Os crimes não são cometidos senão pela administração de Deus. E eu concedo mais: os ladrões e os homicidas, e os demais malfeitores, são instrumentos da divina providência, dos quais o próprio Senhor se utiliza para executar os juízos que ele mesmo determinou. 
Nego, no entanto, que daí se deva permitir-lhes qualquer escusa por seus maus feitos”.


Alguém ainda tem a pachorra em afirmar que isso é Evangelho ? Que Deus louco é esse ?



Ou então que Deus lança os infantes a uma morte eterna por causa de um decreto horrível, porque assim lhe pareceu bem:

“De novo, pergunto: donde vem que tanta gente, juntamente com seus filhos infantes, a queda de Adão lançasse, sem remédio, à morte eterna, a não ser porque a Deus assim pareceu bem? Aqui importa que suas línguas emudeçam, de outro modo tão loquazes. 

Certamente confesso ser esse um decretum horribile. Entretanto, ninguém poderá negar que Deus já sabia qual fim o homem haveria de ter, antes que o criasse, e que ele sabia de antemão porque assim ordenara por seu decreto”.
Ou então que Deus não só permite, mas incita os ímpios às maldades contra nós:

“A suma vem a ser isto: que, feridos injustamente pelos homens, posta de parte sua iniquidade, que nada faria senão exasperar-nos a dor e acicatar-nos o ânimo à vingança, nos lembremos de elevar-nos a Deus e aprendamos a ter por certo que foi, por sua justa administração, não só permitido, mas até inculcado, tudo quanto o inimigo impiamente intentou contra nós”.

Ou então que o pecado dos ímpios provém de Deus:

“Que os maus pequem, isso eles fazem por natureza; porém que ao pecarem, ou façam isto ou aquilo, isso provém do poder de Deus, que divide as trevas conforme lhe apraz”.




Ou então que a própria Queda de Adão foi preordenada por Deus:

“A Queda de Adão foi preordenada por Deus, e daí a perdição dos réprobos e de sua linhagem”

Ou então que essa Queda e a condição depravada do ser humano ocorreram pela vontade de Deus:

“Quando perecem em sua corrupção, outra coisa não estão pagando senão as penas de sua miséria, na qual, por sua predestinação, Adão caiu e arrastou com ele toda sua progênie. Deus, pois, não será injusto, que tão cruelmente escarnece de suas criaturas? 
Sem dúvida confesso que foi pela vontade de Deus que todos os filhos de Adão nesta miserável condição em que ora se acham enrredilhados”.

Ou então que o homem caiu no pecado porque Deus assim achou conveniente:

“Além disso, sua perdição de tal maneira pende da predestinação divina, que ao mesmo tempo há de haver neles a causa e a matéria dela. O primeiro homem, pois, caiu porque o Senhor assim julgara ser conveniente. Por que ele assim o julgou nos é oculto”



Se você não concorda com esses ensinos absolutamente repudiáveis e antíbíblicos, você pode ser qualquer coisa, menos um calvinista – pois esse não foi o Evangelho revelado na cruz do calvário.

Pois o que Calvino afirmou são conclusões inevitáveis dos pressupostos calvinistas, dos quais dependem toda a doutrina complexa e sem fundamento escriturístico.

Mas, se você concorda com o que Calvino disse nas linhas acima, sua leitura sobre Deus está totalmente equivocada, pois Calvino não escreveu inspirado pelo Espírito Santo.

Através de uma hermenêutica sadia e desprovida de espantalhos, estes e outros ensinos são derrubados por argumentos lógicos e Escriturísticos.

Fique por aqui e você verá que Calvinismo nunca foi e jamais será Evangelho.

Fontes:
Institutas, 1.16.9.
Institutas, 1.17.5.
Institutas, 1.17.5.
Institutas, 3.23.7.
Institutas, 1.17.8.
Institutas, 2.4.4.
Institutas, 3.23.7.
Institutas, 3.23.4.
Institutas, 3.23.8.


Essas são apenas algumas citações de um todo muito maior que nos mostram que Calvino não tinha qualquer receio em dizer abertamente aquelas coisas que seus seguidores calvinistas de nossos dias dizem que são “espantalhos”,


Colaborou: Calvinismo e Arminianismo. Quem está com a razão ?

"[...] sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".
Filipenses 1.17

Nenhum comentário:

Postar um comentário