Banner

domingo, 4 de março de 2018

O DOM DE LÍNGUAS

O DOM DE LÍNGUAS 
SEGUNDO A BÍBLIA

 OS DONS CESSARAM ?

Infelizmente nos dias hodiernos, existem muitas pessoas que não creem nos DONS do Espírito Santo e pasmem, até no meio cristão existem os céticos com relação a continuidade dos dons espirituais:  São conhecidos como CESSACIONISTAS ! 

É lamentável que ainda hoje existam os descrentes  concernente aos dons do Espírito,  mesmo com tanto subsídio nas Escrituras  que fundamentem a continuidade dos dons.

O presente estudo tem por escopo  fundamentar essa importante doutrina das Escrituras e refutar aqueles que zombam do dom de línguas e dons espirituais.


Já deparei-me com muitas páginas na internet de pessoas que zombam do dom de línguas, ao ponto de chegar ao cúmulo de "imitarem" as línguas faladas, como se estivessem repetindo aquela "fala" da oração em línguas. Vídeos de pessoas imitando cristãos ou pastores e no ato ou "pregação" a pessoa solta uma "rajada" de línguas estranhas, sem ter o dom do Espírito. ABSURDO a falta de temor dessas pessoas.

O dom de línguas é concedido por graça e misericórdia de Deus, aos que tem o Espírito Santo, para a comunicação em mistérios com Deus, bem como para ferramenta espiritual, para a própria edificação do crente e edificação da igreja, desde que haja intérprete.

De forma que imitar, repetir ou pedir do nada para alguém falar em línguas, tipo: "Fale em línguas agora..." sem estar inserido num contexto de consagração, de santificação ou espiritual, está debaixo de maldição, por que está pecando contra o Espírito Santo, em flagrante espírito de zombaria contra o sensível Espírito Santo de Deus. Paulo disse aos crentes em Éfeso:

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós".

Efésios 4:30,31


É importante salientar que negar a continuidade dos dons, pode ser visto sobre dois prismas: Ou de origem humana.  Ou de origem diabólica.

Eliminado a possibilidade de ser origem humana, pois trata-se de assunto espiritual, o que esse FALSOS PROFETAS tentam ensinar só pode ter uma origem: DIABÓLICA.

Vamos começar fundamentando nosso posicionamento com uma passagem famosa:

Certa vez Jesus na virtude do Espírito Santo expulsou um demônio e os FALSOS RELIGIOSOS da época falaram que Jesus expulsava os demônios pela influência de BELZEBU, príncipe dos demônios, ou seja, o próprio SATANÁS.( Mateus 12:22- 32)

Os religiosos da época praticaram o pecado de BLASFÊMIA. Esse é um dos piores pecados cometidos pelo homem > A Blasfêmia contra o Espírito Santo, isto é > Atribuir a Satanás o que Deus faz através do Espírito Santo.

Jesus replicou que pelo fato dele expulsar demônios pelo Espírito de Deus o Reino de Deus era chegado.

Infelizmente muitos atribuem a Satanás o dom de línguas.

FLAGRANTE BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO e este pecado, a Bíblia diz que não há perdão.

O ensino que CRITICA o dom de línguas tem origem em Satanás e é disseminado especialmente por duas seitas; "Testemunhas de Jeová & Adventistas do Sétimo Dia", duas SEITAS DIABÓLICAS que não acreditam na virtude e nos dons do Espírito Santo.

Temos também muitos CALVINISTAS que não crêem na continuidade dos dons.

Os dons do Espírito e o derramamento do Espírito Santo foi profetizado pelo Profeta Joel a mais de 800 anos A.C.

Em Joel 2.28 Deus diz que Deus derramaria do seu Espírito Santo sobre toda a carne.

Essa profecia se cumpriu em partes, não em sua totalidade.

A primeira parte, já se cumpriu, é o Tempo Histórico dessa profecia que ocorreu em Atos 2.

A segunda parte se dá nos dias de HOJE, na presente era, nos dias atuais como dons espirituais para a Igreja de Cristo.

1°Corintios 12 e Efésios 4.11 deixam esse ensino muito bem definidos. São atuais, para a edificação da Igreja.

Além deste ensino ser muito bem difundido nas epístolas paulinas, o próprio Senhor Jesus disse que quem cresse Nele falaria novas línguas:

"E esses sinais seguirão aos que crerem, em meu nome, expulsarão demônios e FALARÃO NOVAS LÍNGUAS".

Ou seja, com qual ensino você prefere ficar ? Com o que disse Jesus ou com o que FALSOS RELIGIOSOS disseminam ?


A terceira parte dessa profecia de Joel tem referência com o tempo escatológico, ou seja, os tempos do fim e se dará quando Israel reconhecer JESUS como MESSIAS na sua volta para governar a Terra. Aí o Espírito Santo será derramado em sua plenitude.


O VERDADEIRO FALAR EM LÍNGUAS

O falar em novas línguas ou línguas estranhas tem 3 fundamentos pelo menos:

1) Como manifestação do Espírito Santo. Em 1° Corintios 14.14, 15 deixa isso bem claro.

Não é uma fala extática, como alguns ensinam, pois a Bíblia não ensina isso qdo se faz referência ao falar noutras línguas.

2)Como sinal externo inicial do batismo no Espírito Santo. Atos 2.

3) Como dom. 

Falar em línguas é descrito nas Escrituras como um dos dons espirituais concedidos ao cristão pelo Espírito Santo. 

"E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas".


(1ª Coríntios 12. 10)




Mas qual o propósito disto ? Pra que falar em línguas ?

Primeiro, o falar em línguas, deve ser seguido da INTERPRETAÇÃO, em culto público, como mensagem verbal à congregação com o intuito de EDIFICAÇÃO DA IGREJA ! 
(1ª Coríntios 14. 5 ao 17).

Segundo, o falar em línguas, tem como propósito também de própria edificação, ou seja, é uma forma do cristão se COMUNICAR com Deus em suas devoções particulares, e com o objetivo de edificar sua própria vida espiritual.


PORQUE JESUS NÃO FALOU EM LÍNGUAS ?

Os falsos apóstolos que se transfiguram em apóstolos de Cristo são perspicazes em sua falácia, comportamento bem típico de HEREGES.

ORAS ? Por que Jesus nunca falou em línguas estranhas nem interpretou línguas?

SIMPLES. Porque esses dons são característicos da Dispensação do Espírito Santo, após a sua ascensão.

Dispensação essa que Ele mesmo inaugurou em Atos 2 no advento do Pentecostes, após Sua ascensão à direita do Pai.

"Não vos ausenteis de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Pois João batizou com água, mas VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO..." (At 1:4-5).

"Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Lc 3:16).

"Todos FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2:4).

No entanto, o Próprio Jesus mencionou esse dom (o falar em línguas) que viria sob a Nova Aliança, na Dispensação do Espírito.

"E estes sinais hão de seguir os que crerem: ... falarão novas línguas..." (Mc 16:17).

No Dia de Pentecostes, cumprindo-se as 7 semanas após a Páscoa:  “Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós”, 1Co 5.7.

Portanto no 50º. dia (Penteconta), os discípulos receberam o batismo no Espírito Santo e com fogo, conforme Atos 2.1-4.

Entende-se então que a promessa recebida pelos discípulos (e ainda os discípulos de hoje recebem) é algo dado pelo próprio Senhor Jesus, por meio do Espírito.

No caso dos dons, segue-se a mesma indicação: “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo".

"Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. (…) E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”, 
(Ef 4.7-8,11-12).


Não havia nenhum propósito em Jesus falar línguas estranhas, mas no caso de nós – seus discípulos – sim, pois “…a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil“, 1Co 12.6.

Ele reparte essa unção a cada um (v11). Também no batismo no Espírito Santo forma-se um só corpo – o de Cristo, ou a Igreja, enquanto Cristo é a Cabeça de todos. 

Somos ainda em Cristo “edificados casa espiritual” (1Pd 2.5) e o dom de línguas estranhas nos serve como edificação pessoal (1Co 14.4).

Ele está entre os dons espirituais outorgados à Igreja pelo próprio Jesus e, portanto, após a assunção do Senhor Jesus.

Os dons do Espírito Santo, inclusive FALAR EM NOVAS LÍNGUAS é para os dias de hoje, sem sombra de dúvidas.

Essa língua não é aprendida de forma didática estática, ou ainda por se ouvir outras pessoas falarem, mas é um dom, concedido por Deus ao crente que vive uma vida de íntima comunhão com o Pai.

O dom de línguas faz parte de vários outros dons espirituais distribuidos à igreja, tais como:

Dom da Palavra da Sabedoria;
Dom da Palavra do Conhecimento;
Dom da fé;
Dons de cura;
Dom de Operação de Milagres;
Dom de Profecias;
Dom de Discernimento de espíritos;
E os dons de Variedade de línguas e o de Interpretação de línguas.

Ou seja, o DOM DE LÍNGUAS está perfeitamente inserido no contexto bíblico, basta um pouco de conhecimento e ESTUDO SINCERO das Escrituras que qualquer pessoa com a sanidade mental perfeita vai entender.

Qualquer doutrina, "mestre", "professor" ou "teólogo" que CONTRARIE o ensino bíblico de FALAR EM NOVAS LÍNGUAS, deve ser rechaçado e declarado como HEREGE, pois o falar em línguas É FUNDAMENTO BÍBLICO.

Acontece que as SEITAS por não terem o Espírito Santo ensinam essa Blasfêmia de que os dons espirituais cessaram.

Não é por acaso que ao final do capítulo 12 de 1a Coríntios, Paulo concita aos cristãos BUSCAREM os dons espirituais:

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.
(1a Coríntios 12:31)







"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".

Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário