Banner

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

OS FILHOS DE DEUS DE GÊNESIS 6:2

 QUEM ERAM OS FILHOS DE DEUS REGISTRADOS EM GÊNESIS 6:2 ?

Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Gênesis 6:2

O Dilúvio. Em tempos mais remotos alguns pensavam que "os filhos de Deus" em Gênesis 6.2 eram anjos caídos, mas nenhum comentador moderno de confiança adota essa ideia, exceto o Dr. Bullinger. Lemos em Mateus 22.30 que "na ressurreição nem se casam, nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu". A expressão "tomaram para si mulheres" é usada no VT somente com referência ao casamento legitimo: nunca às relações sexuais ilícitas.

 

É claro que havia nesse tempo duas raças distintas: a descendência de Sete e a de Caim. Os expositores modernos concordam que [a expressão] "os filhos de Deus" foram a descendência de Sete e "as filhas dos homens" a descendência de Caim.

 

Se aceitarmos esta interpretação, a lição do incidente será que um jugo desigual com os descrentes pode resultar em maior corrupção e num castigo divino. Logo em seguida, lemos da maldade humana multiplicada, até não haver mais remédio, e seguiu-se um dilúvio destruidor.

 

A interpretação do Dr. Bullinger, apesar de não ser geralmente aceita pelos expositores, porque acarreta problemas físicos incompreensíveis para nós contudo merece ser estudada. Diz ele:

 

"O título “filhos de Deus” é ligado precisamente com a Igreja de Deus, pois, segundo o uso de Paulo, é o título particular dos que são uma nova criação em Cristo Jesus. Isto vemos em todas as epístolas às igrejas, especialmente em Romanos 8”.

 

"Porém não devemos transportar este uso para o VT e interpretar no mesmo sentido a expressão filhos de Deus” que encontramos ali oito vezes, em Gênesis 6.2.5; Jó 1.6.2.1; 38.7; Salmos 29.1; 89.6; e Daniel 3.25.


Em todos estes textos a expressão “filhos de Deus” significa anjos.

 

"A explicação destes dois usos distintos da frase < com um sentido no V.T. e outro no N.T.> com referência a diferentes classes de seres, é a seguinte: que um 'filho de Deus' se refere a um ser que existe por um ato criador de Deus; produzido por Ele em vez de ser produzido pelo homem”.

 

"Os anjos são chamados “filhos de Deus” porque são uma criação separada distinta de todas as outras. O primeiro Adão podia ser chamado um 'filho de Deus' no mesmo sentido (Lc 3.38), porque Deus o criou.


Mas os descendentes de Adão não eram precisamente criação de Deus, porque Adão, criado... na semelhança de Deus' (Gn 5.1) gerou um filho à sua semelhança.


Assim que, por sermos filhos do primeiro Adão, somos 'filhos dos homens” e não podemos ser chamados filhos de Deus por geração natural.

 

"Quando, porém, somos 'feitura dele' criados em Cristo Jesus (Ef 2.10) e 'nova criação' em Cristo (2 Co 5.17), então nele podemos ser chamados 'filhos de Deus". Então somos seus filhos [por adoção] pelo ato de regeneração espiritual, porque Ele tem criado em nós uma nova natureza e nos tem dado um espírito de adoção, pelo qual o clamamos 'Abba'; Isto é; “meu Pai” (Rm 8.15; Gl 4.6).

 

"Este uso por Paulo da expressão filhos de Deus” é por isso inteiramente distinto do que encontramos no VT. Se isso tivesse sido discernido, e a presente dispensação não tivesse sido atribuída ao passado, ninguém teria pensado que a expressão filhos de Deus” em Gênesis 6.2,4 pudesse ser empregada em referência aos 'filhos de Sete' (Jd. 14)".


Mais adiante, no mesmo livro, numa exposição detalhada de 1ª Pedro 3.19, o Dr. Bullinger diz o seguinte em referência a Gênesis 6.2:


 "O propósito de Satanás era frustrar o conselho de Deus predito em Gênesis 3.15."  E resume:

 

"Pelo fato de não ter conhecimento da descendência pela qual 'a semente da mulher' (Cristo) havia de vir ao mundo, sua primeira tentativa foi de corromper e destruir toda a raça humana. Isto ele quis fazer conforme a referência de Gênesis 6 e Judas 6”.

 

”Os filhos de Deus” eram anjos; 'os anjos que pecaram'. Todos os seres que são a imediata criação de Deus são chamados seus filhos. Adão era um filho de Deus (Gn. 5.1; Lc. 3.38). Nós não o somos. Por geração natural somos filhos de Adão. gerados na sua semelhança (Gn. 6.3).

 

A nova natureza em nós faz-nos filhos de Deus” porque isso é a nova criação de Deus (Rm 8.14-17; 2 Co6.17, Ef2.18). Pela mesma razão, os anjos também são chamados 'filhos de Deus' porque são a imediata criação de Deus. No V.T. a frase sempre tem este sentido. Em Gênesis 6 não podem ser da semente de Sete como geralmente se ensina, porque são contrastados com 'as filhas dos homens', o que demonstra serem de uma natureza diferente.

 

"Sabemos que por Gênesis 6 que este grande propósito satânico quase teve êxito, pois toda a terra estava corrompida e cheia de violência (Gn 6. 11,12). "Toda a raça, exceto a família de Noé, era contaminada com essa geração chamada “Nefilim”. Noé era 'Tamim”, isto é sem mancha, como a palavra traduzida 'perfeito' no versículo 9 significa.

 

Era preciso destruir todos pelo Dilúvio, mas os anjos que pecaram são 'reservados em cadeias' {1 Pe 3.19; 2 Pe 2.4 Jd 6) para serem julgados num dia ainda futuro". O leitor pode agora escolher entre as duas interpretações. Pode notar que o Dr. Bullinger não cita Mateus 22.30 nem considera o fato de Gênesis 6.2 referir-se a casamentos legítimos.

 

Notemos que. antes de haver um dilúvio, havia a pregação da justiça (2 Pe 2.5), a provisão de um meio de salvação, a arca, a paciência divina, esperando 120 anos antes de mandar o castigo e o fechamento da porta da arca, quando não havia mais esperança de os iníquos valerem-se do refúgio. A história da Arca é resumida em Hebreus 11.7.


CONCLUSÃO:


Portanto a conclusão deste Blog, é que os filhos de Deus” de Gn. 6:2 são os “anjos caídos”, que se rebeleram, sendo os demônios que mantiveram conjunções carnais com as mulheres por meio das quais deu origem os gigantes, os neflins de Gn 6:4.

A maioria dos teólogos atuais, afirmam que essa interpretação de Gn 6:2 que entende, que “os filhos de Deus”, na referida passagem, que diz respeito aos “anjos caídos” é oriunda do livro apócrifo de Enoque e da mitologia hebraica.

O fato é que esses filhos de Deus mantiveram relações sexuais com as mulheres e desse relacionamento surgiram os gigantes, a saber, os Nefilins, que segundo o livro de Enoque, atingiram a estatura de três mil côvados, cerca de mil e trezentos metros de altura, a medida do côvado é de aproximadamente 45 à 50 cm.


Interessante que os autores da LXX, Septuaginta 300 a.C interpretaram a expressão bney há’ Elohiym, em Gn 6:2, por oi ulo! tou Geou hói huioi tou theou, “os filhos de Deus" mas quando a mesma expressão aparece em Jó 1:6 e 2:1, como que num passe de mágica eles resolveram traduzir por o termo por ol ayyeÀoi tou Geou hoi angeloi tou Theou, “os anjos de Deus ”, por segundo eles entenderem que o contexto é diferente.


Ou seja, no contexto de Gn. 6:2, os filhos de Deus são os descendentes da linhagem piedosa de Sete, mas em Jó 1:6; 2:1 e 38:7, de acordo com o contexto, são anjos. Interessante essa abordagem, mas não me parece muito honesta.


O Codex Alexandrinus, diferente da Septuaginta, traduziu a expressão "os filhos de Deus', em Gn 6:2, por ol ayyeXoi tou Geou hoi angeloi tou Theou, “os anjos de Deus ”,


Por fim, "os filhos de Deus" é expressão que, com frequência, aponta para os seres angelicais. Ver Jó 1.6; 2.1; 38.7 e cf. Sal. 29.1 e 89.6. Entretanto, em Isaías 43.6, vemos que essa expressão não se limita na Bíblia a tais seres.

Apesar de não haver como provar o que o autor sacro tinha em mente, opino que estão em foco anjos, apesar do fato de que Adam Clarke (in loc.) chama essa interpretação de um “sonho”. Os trechos de Judas. 6 e II Ped. 2.4 são usados em favor da ideia angelical.

Notemos que o casamento entre os filhos de Deus e as filhas dos homens produziu homens “valentes” (vs. 4), um termo usado para distinguir essa prole da prole comum, o que significa que havia algo de especial acerca deles. 


Também é possível que os “valentes, varões de renome”, no vs. 4, supostamente indiquem a prole de tais uniões. O texto parece indicar isso, embora a sugestão seja um tanto vaga nesse ponto.


BÍBLIA DE JERUSALÉM

A nota da Bíblia de Jerusalém diz o seguinte sobre o referido texto:


" O Judaísmo posterior e quase todos os escritores eclesiásticos viram se tratar de "anjos caídos" nesses filhos de Deus. Mas a partir do Século IV, em função da nova noção espiritual dos anjos, os Padres comumente interpretaram "os filhos de Deus", como sendo a linhagem de Set e as filhas das mulheres como sendo da linhagem de Caim".¹


BÍBLIA KING JAMES ATUALIZADA

"A mais antiga definição interpreta que "os filhos de Deus", são anjos caídos(demônios), como nos contextos de JÓ 1:6 e Judas 6 e 7. 

Outros expositores não entendem assim e argumentam que tais filhos de Deus sejam a homens piedosos da época da linhagem de Set, quando começaram a serem chamados de "filhos de Deus" em contraste com as "filhas dos homens", mulheres pagãs da linhagem de Caim.

A expressão original hebraica transliterada por Nefilins signifca "caídos", ou depravados, o que reforça a teoria que a expressão; "os filhos de Deus" se tratavam nesse contexto de anjos demoníacos. Os Nefilins eram pessoas de avantajado porte e grande força física que emprestavam suas habilidades bélicas aos grandes monarcas. Aos olhos do povo eram considerados "heróis", mas aos olhos de Deus, eram ímpios, violentos e perversos, portanto pecadores "caídos", corroborando a teoria que "os filhos de Deus" que trata o capítulo 6 de Gênesis tratava-se de anjos caídos, ou os anjos que se rebelaram contra Deus ao comando de Lúcifer".² 


GUIA COMPLETO DA BÍBLIA

"Um fragmento da mitologia antiga sobrevive em Gênesis 6:4. Os Nefilins - palavra que significa que "caídos", eram descendentes de seres celestiais que se acasalaram com mulheres pagãs. Depois aparecem como gigantes na terra de Canaã, quando os espias fizeram uma comparação com os quais, vindo a se sentir como "gafanhotos", perto daqueles gigantes. (Números 13:33)³


Alguns posicionamentos de teólogos:

Os críticos dizem que o relato é mitológico, pelo que não há como dar uma interpretação correta.

(R.N.CHAMPLIN - Comentários sobre Gênesis)


“Ninguém pode saber, com certeza, o que esses versículos querem dizer. Eles procedem de algum período de pensamento primitivo, que obscurece a nossa percepção."

(Cuthbert A.Simpson)


Bibliografia

_____________________________

1. Bíblia de Jerusalém, comentário sobre Gênesis 6:2, pág 42

2. Bíblia King James Atualizada, (KJA), pág 44 e 45.

3. Guia completo da Bíblia - As Sagradas Escrituras comentadas e ricamente ilustradas - Seleções do Reader´s Digest, 2003, pág, 14.


Diante de todo o exposto, o Blog "Oráculos Divinos", apesar dos bons e fortes argumentos que interpretam essa passagem como a linha piedosa de Set, optamos com a máxima vênia possível pela linha de interpretação de que esses filhos de Deus, eram anjos caídos, rebelados contra Deus, demônios que à mando de Satanás tentavam destruir a raça humana através dessa relação inusitada.


Extraído da Bíblia Explicada - CPAD, págs 22, 23 


"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho"

Filipenses 1:17




Nenhum comentário:

Postar um comentário