Gostaríamos de saber como Calvinistas reconciliam suas crenças na reprovação - predestinação com a Bíblia
No texto áureo da Bíblia lemos:
“Porque Deus tanto amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Trazemos também 1° Timóteo 2.4 que diz:
"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade".
Tito 2:11 diz:
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens".
Em 2 Pedro 3.9 o seguinte:
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se".
1° João 4.8.
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor".
Como Deus é amor se Ele preordena muitas pessoas para o inferno para a eternidade quando Ele poderia salvá-las, uma vez que a Eleição para a salvação é sempre completamente incondicional e não qualquer relação com o caráter ou escolhas?
Como é que Deus quer que todas as pessoas sejam salvas se Ele determina algumas pessoas em específico para que sejam condenadas?
Como é que Deus não tem prazer na morte dos ímpios (Ez. 18.32) se Ele preordena tudo, incluindo sua reprovação e punição eterna, para seu beneplácito?
Como Deus é bom se Ele intencionalmente reteve de Adão a graça que ele precisava para não cair - sabendo que a Queda de Adão resultaria nos horrores do pecado e mal e no sofrimento inocente da história?
PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
A OFERTA DE SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS NO CALVINISMO É SINCERA?
Como o Evangelho pode ser oferecido como uma oferta sincera para todos se alguns já foram escolhidos por Deus para a condenação e, desta forma, não possuem nenhuma chance, de modo algum, de serem aceitos por Deus?
Como calvinistas tem a pachorra em afirmar que Deus é bom, amável e justo em face destas doutrinas do Calvinismo ?
Como Deus é bom, amável e justo com os réprobos?
Como Deus não é arbitrário em sua escolha de alguns para a salvação incondicional enquanto abandona outros para a perdição?
CONCLUSÃO
Deus não é, de modo algum, obrigado a prover salvação a quem quer que seja. Deus não tem obrigação alguma de estender a sua GRAÇA para aqueles que Ele predestinou ao julgamento eterno, segundo o Calvinismo.
É verdade que Deus não está debaixo de obrigação alguma a homem algum, por coisa alguma. Entretanto a GRAÇA e MISERICÓRDIA não fluem da obrigação, mas do amor de Deus. A perfeita santidade e a justiça de Deus não são comprometidas nesse processo.
Ainda assim a Bíblia repetidamente deixa claro que o propósito gracioso de Deus é para que toda a humanidade seja salva:
“que quer que todos os homens se salvem, e venham ao pleno conhecimento da verdade [...]. Cristo Jesus [...] deu a Si mesmo em resgate por todos [...]”
(1 Timóteo 2:4-6).
“Todo aquele que Nele crê[...]"
(Jo 3:16)
"Quem quiser tome de graça da água da vida” ( Ap 22:17).
A Escritura não poderia declarar mais claramente que a salvação é oferecida a TODOS como um dom gratuito da graça de Deus, para ser aceita ou rejeitada.
No entanto, todo mundo não será salvo. Por que não, se o Deus soberano realmente quer que todos sejam salvos? Poderia o Deus que “faz todas as coisas segundo o conselho de Sua própria vontade”(Efésios 1:11) apenas expressar Sua vontade, em uma oferta que o homem poderia por sua vontade aceitar ou rejeitar?
Por que não? Certamente, um comando é mais forte do que uma oferta, e os Dez Mandamentos não são “dez sugestões”. No entanto, essa declaração universal de Seu desejo para a humanidade que Deus deu a partir do Monte Sinai a Moisés e escreveu em cada consciência humana é quebrada bilhões de vezes cada dia pela obstinação rebelde do homem.
A soberania de Deus não é mais prejudicada por alguns aceitarem a oferta de salvação e outros a rejeitarem do que pela desobediência contínua do homem aos Dez Mandamentos.
Colaboração
"Contra o Calvinismo" - Roger Olson, Editora Reflexão; pág. 174, 175.
"Que Amor é este?" - Dave Hunt, Editora Reflexão; pág. 368
"sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho"
Filipenses 1:17
Muito bem explicado, Obrigada!
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