Banner

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

SUICÍDIO, UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMA

O SUICÍDIO TEM PERDÃO ?


Revista Defesa da Fé -  ICP - Edição n° 34 - Maio de 2001

O SUICÍDIO, é um tema muito polêmico que tem levantado intermináveis debates nas mais diversas esferas da sociedade, bem como no campo religioso.  É um assunto que precisa ser tratado com cautela, com amor, profissionalismo e o principal, trabalhar na sua prevenção. Muitos procuram evitar falar sobre o assunto, no entanto é um tema que não podemos nos furtar em tratar.

Infelizmente, muitos tem atentado contra a própria vida e para tristeza nossa, isso tem chegado até nós, através de um conhecido, um amigo e até um familiar. Quem não conhece um amigo, ou parente que suicidou ?  E surgem várias perguntas que motivaram a pessoa cometer suicídio.

Não se consegue apurar com precisão os motivos ou razóes que tem levado milhares de pessoas a darem cabo em suas próprias vidas e pior deixando naqueles que ficam, parentes, amigos próximos e conhecidos um sentimento de dúvida e uma indagação sem fim: POR QUÊ ?


O FAMOSO CASO DE GETÚLIO VARGAS


Trecho da carta de suicídio deixada pelo ex-presidente 
Getúlio Vargas em 24 de Agosto de 1954. 
Getúlio Vargas tinha apenas 51 anos



KURT COBAIN

Trechos traduzidos da carta deixada por KURT COBAIN, vocalista da Banda Nirvana que se suicidou-se em 
05 de Abril de 1994

UMA TRISTE REALIDADE EM NOSSOS DIAS


São muitos os casos de suicídio e para nossa perplexidade e tristeza, esse ato derradeiro contra a própria vida, tem sido cometido até por pessoas de fé evangélica.

Nos últimos anos, os índices de suicídio tem aumentado consideravelmente no meio evangélico, sendo cometido até por muitos líderes e pastores, criando temor e dúvidas no seio da igreja.

Além de polêmico o tema proposto a ser discutido neste artigo é pesado e precisa ser tratado com equidade, responsabilidade e principalmente com muito respeito aos amigos e familiares enlutados. 


MAS O QUE A BÍBLIA DIZ ?


Muitos já tem um conceito pré-definido sobre o tema e afirmam que Deus perdoa. Que o único pecado imperdoável é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Já outras pessoas afirmam que é um pecado sem perdão.

Contudo não podemos nos basear em nossos sentimentos, ou no que achamos, ou no que pessoa "A" ou "B" defendem, mas como cristãos devemos fundamentar nossa conduta e posicionamento nos baseando na Bíblia, a Palavra de Deus.

Como cristãos, nosso dever que foi-nos ensinado por Cristo, é AMAR AO PRÓXIMO INCONDICIONALMENTE, arregaçarmos as mangas, sairmos da inércia e comodismo e combatermos esse mau, de uma forma ou de outra, seja qual for a sua origem. 

A IGREJA DE CRISTO, como expressão da glória de Deus na Terra, deveria ser a primeira entidade filantrópica a criar equipes muito bem estruturadas, preparar profissionais habilitados e conselheiros especiais que ajudem na prevenção do suicídio e claro na restauração do corpo e da alma dessas pessoas. 



Nesse artigo não vamos nos propor a levantar os questionamentos que levam uma pessoa a tirar a própria vida, que são muitos; depressão, frustração, desespero, motivo passional, falta de esperança, ou seja, são muitos, e demandaria muito espaço.

Por isso não vamos nos concentrar sobre os meios que levam uma pessoa a cometer suicídio, mas no FIM, no ato em si, nos baseando na Palavra de Deus e o que ela diz.

São muitos os motivos que levam uma pessoa a cometer suicídio e não podem ser ignorados, mas sim serem debatidos, conhecidos e todos trabalharmos na sua prevenção.

Agindo assim, estaremos agindo como verdadeiros filhos de Deus e livrando muitas almas do abismo, pois uma vida é muita preciosa para Deus.



Nossa primeira conduta nunca deve ser de julgamento, pois como já dissemos, os motivos são infindáveis, mas sim de acolher tais pessoas, por que não podemos nos esquecer que não somos super-homens ou super mulheres, nem super crentes.

Somos seres humanos e como tais, sofremos, choramos, nos frustramos, sentimos raiva e não é incomum, mas muitas pessoas próximas e até algum de nós, já aventou essa possibilidade, pois somos suscetíveis as mesmas paixões e emoções naturais de todo ser humano.

Diante dessas situações que parecem ser insolúveis, não é vergonha alguma pedir ajuda em nossas angústias e nem muito menos pedir auxílio de um profissional. 

Muitos homens de Deus na Bíblia, passaram por depressão e chegaram a pedir a morte para Deus, são casos como Moisés, Jó, Elias, Jeremias, Sansão, Paulo e tantos outros. 

Mas uma coisa é pedir a morte, a outra bem diferente é cometer suicídio.

Diz a Bíblia, em Romanos 12.13: 
“Comunicai com os santos nas suas necessidades...” 



A Bíblia diz que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus:

"Então disse Deus: "Façamos o homem à NOSSA IMAGEM, conforme a NOSSA SEMELHANÇA[...] .

Criou Deus o homem à sua IMAGEM, à IMAGEM de Deus o criou; homem e mulher os criou".  (
Gênesis 1:26,27)

Ora, é uma questão lógica, se fomos criados à imagem e semelhança de Deus, devemos por conseguinte agir como Deus age. 

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;"
(Efésios 5:1)

Fica evidente que o suicídio não é uma conduta que imita a Deus.


JESUS DISSE

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".                                                                     (Mateus 5.16)


Diante de um texto como esse, como alguém que comete suicídio podem GLORIFICAR A DEUS ?

Como o suicídio pode ser uma BOA OBRA que glorifica a Deus ?





O SUICÍDIO nada mais é do que a destruição do próprio corpo e tal ato desonra aquele que nos criou, ou seja o próprio Criador. 


Paulo disse: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”

                                                                        (1ª Coríntios 3:16-17)

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.                                                            (1ª Coríntios 6.19) 


A Bíblia por diversas vezes diz que Deus é o doador da vida, presente e futura. 


"Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,


pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?



Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra.


Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste".                                                              (Salmos 8:3-6)




 A Bíblia diz que o HOMEM é a coroa da criação de Deus e no que exatamente a prática do suicídio REAFIRMA essa verdade ?

"Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem";                                                                  (Salmos 24:1)

Tudo pertence a Deus, até a nossa própria vida. Como podemos nos desfazer de algo que não é nosso ?


O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham VIDA, e a tenham em abundância".          (João 10:10)

Jesus não veio trazer MORTE em nenhuma instância, mas VIDA. Como pode o SUICÍDIO se encaixar dentro deste contexto ?

"O Senhor é o que tira a VIDA e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela".
1° Samuel 2:6


É o Senhor que tem estabelecido as normas de conduta para a nossa vida presente e para toda a eternidade.
Nem mesmo o amor pela própria vida, nem o desejo de suicídio devem ser colocados acima da vontade de Deus. Quando alguém age independentemente de Deus, está se colocando no lugar dele. 


ENTÃO QUAL A VONTADE DE DEUS ?
  
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados IRREPREENSÍVEIS para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".
(1ª Tessalonicenses 5:23)

Como posso conservar meu corpo irrepreensível, assim como a minha alma e espírito para a vinda de Jesus se estou desobedecendo a ordem dele e uma condição para nos encontrarmoso com Ele, cometendo suicídio ? É uma questão lógica. 


E A PERGUNTA QUE A GRANDE MAIORIA TEM MEDO EM FAZER ?



"O que acontece com aqueles que cometem suicídio?”. 
Ou, “Um suicida pode ser salvo ?”. 
  
A resposta levará em consideração a Sagrada Escritura e a orientação bíblica é que aqueles que cometem o suicídio violam o sexto mandamento. 

Como já foi dito anteriormente, as pessoas que dão fim à própria vida, o fazem por várias razões e somente Deus sabe a complexidade de pensamentos que se passa na mente de um individuo no momento do suicídio. 

Contudo, replico que não podemos nos basear em nossos sentimentos e sim basearmos o nosso entendimento na Bíblia Sagrada. 

Devemos considerar o que diz o texto sagrado de Êxodo 20.3:  “Não matarás”. 

O suicídio nada mais é do que um auto-assassinato, uma atitude que contraria esse mandamento divino. 

Como cristãos, compreendemos que o suicida não pode ser salvo. 

“Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem” (Gênesis 9.5).
  

Se o suicídio fosse algo aprovado por Deus, Jesus não teria pensado duas vezes, quando foi levado por Satanás ao pináculo do templo. Ele teria se jogado quando Satanás o incitou, sem pestanejar e cometido o suicídio já que Deus estaria com Ele.

A resposta de Jesus foi imediata: “Não tentarás ao Senhor teu Deus” (Lucas 4.12).

O PECADO que entrou no mundo, através de Adão, o qual chamamos de PECADO ORIGINALé a fonte das inclinações suicidas. Por causa da entrada do pecado no mundo, vieram as depressões, tristezas, amarguras, frustrações, homicídios e o desejo do ser humano viver independente de seu Criador.

Paulo diz que homicídio é obra da carne:

"[...]Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus".
(Gálatas 5:21)


As pessoas que estão sem Cristo estão envolvidas em caminhos que parecem direitos, mas que, por fim, conduzem à morte.

A Bíblia diz que Jesus foi enviado para curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, restaurar a vista dos cegos, a pôr em LIBERDADE OS OPRIMIDOS, e anunciar o ano aceitável do Senhor.

(Lucas 4:18,19)


Onde o SUICÍDIO se encaixa exatamente nessa missão de Jesus ?


Só Jesus oferece descanso verdadeiro



Existe alivio, descanso, refúgio, para o coração pesado, angustiado e a alma desesperada: 
“Vinde a mim, TODOS os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas”                                                      
(Mateus 11.28-29).

Jesus é o Senhor da vida
  
“Nele estava a VIDA, e a vida era a luz dos homens”. (João 1.4).

[...]eu vim para que tenham VIDA, e a tenham com abundância". (João 10:10)

 "Eu sou o caminho, a verdade e a VIDA. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim".                                                          (João 14:6)

“Quem tem o Filho tem a VIDA; quem não tem o Filho de Deus não tem a VIDA”                                                        (1ª João 5.12)


"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção".                                                          (Salmos 139:13-14)


"Pois em ti está a fonte da VIDA; graças à tua luz, vemos a luz"
(Salmos 36:9)

Diante de textos tão contundentes, não podemos supor que Deus aprove tal conduta. Deus é VIDA e não MORTE. O suicídio é pecado diante de Deus e conduz inevitalmente a pessoa ao INFERNO.




O QUE DEVEMOS FAZER  ?
                 Acolhimento 





Nãopodemos fechar os olhos para as pessoas que enfrentam tão grave problema como o suicídio. Essas pessoas precisam de acolhimento, precisam sentir o AMOR DE CRISTO através de nossas vidas.

Muitas dessas pessoas estão dentro de nossas próprias igrejas, amigos próximos, colegas de profissão e como cristãos, conhecendo o poder vivificador do Evangelho, precisamos fazer conhecido a essas pessoas o amor do Filho de Deus.

URGE criarmos o suporte necessário e grupos capazes de ajudar aqueles que estejam passando por esse dilema. Devemos orar e nos capacitar para que possamos ajudar essas pessoas. Ajuda tanto no campo espiritual, quanto no profissional.

Devemos, ainda, ser solidários e desenvolver o caráter de Cristo em nossas vidas, pois somente assim estaremos livres de tão grande risco. 

Somente através do fruto do Espírito Santo poderemos apoiar e ajudar as pessoas para que vejam os benefícios de Cristo na vida dos demais e também na nossa e mostrar que o suicídio não é a solução para nossos problemas.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardara os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais irmãos, tudo o que e verdadeiro, tudo o que e honesto, tudo o que e justo, tudo o que e puro, tudo o que e amável, tudo o que e de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.                                                        (Filipenses 4.7-8).

Somente assim conseguiremos manter a nossa mente guardada em Cristo e ajudar aqueles que tanto necessitam de Cristo.

Colaborou: Revista "Defesa da Fé",  Edição 34 - Suicídio - De quem é a vida, afinal?
"[..] sabendo que fui posto para defesa do Evangelho de Jesus Cristo".
Filipenses 1.17

Nenhum comentário:

Postar um comentário