Banner

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

REFUTANDO A TULIP DO CALVINISMO

TULIP  REFUTADA

Os Cinco Pontos do Calvinismo geralmente são apresentados sob o acrônimo no idioma inglês: TULIP.

  • Depravação Total (Total Depravity)

  • Eleição Incondicional (Unconditional Election)

  • Expiação Limitada (Limited Atonement)

  • Graça Irresistível (Irresistible Grace)

  • Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)

Como Boettner, que disse:

“Prove que qualquer um destes pontos seja falso e o sistema como um todo precisa ser abandonado".

Ou seja, basta REFUTAR um ponto do calvinismo e todos caem automaticamente.

Neste post iremos abordar o primeiro tema da TULIP, que é a DEPRAVAÇÃO TOTAL.





A DEPRAVAÇÃO TOTAL é o ensino que o homem não-regenerado está totalmente morto no pecado até ao ponto de não ter a mínima capacidade para livremente aceitar Jesus Cristo, significando que o homem não tem livre arbítrio.


Acusar ARMINIANOS de pelagianos ou semi-pelagianos é uma irresponsabilidade maldosa que revela que CALVINISTAS não dominam a doutrina arminiana.

O pelagianismo e semipelagianismo não têm absolutamente ligação alguma com o verdadeiro arminianismo. 

Os acusadores afirmam isso apenas para acrescentarem insulto à injúria. 

Armínio e os arminianos clássicos afirmam repetidamente que o ser humano é totalmente depravado e não pode iniciar nenhuma salvação e que a graça precisa primeiro ser derramada para então o livre-arbítrio espiritual ser restaurado para que a pessoa possa aceitar ou rejeitar a graça divina.





No Armianismo, doutrina que mais se harmoniza com as Escrituras, Deus derrama sua GRAÇA sobre TODOS, libertando o livre-arbítrio de modo que o homem possa aceitar ou rejeitar a graça divina.

Ou seja,  a imagem de Deus em Adão foi manchada pela Queda, mas não apagada. Foi desfigurada, mas não destruída. 


Em outras palavras, a imagem de Deus (que inclui o livre–arbítrio) ainda está nos seres humanos após a Queda.


No Calvinismo, a GRAÇA divina salvífica está disponível apenas para alguns poucos, e ninguém tem escolha.  


Já na Bíblia diz que essa GRAÇA está disponível para TODAS as pessoas, mas é RESISTÍVEL  É assim que o Arminianismo entende e interpreta as Escrituras:


"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre TODOS os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a GRAÇA sobre TODOS os homens para justificação da vida." 

(Romanos 5:18)

Mas no Calvinismo o não-eleito não receberá a GRAÇA e não poderá fazer outra coisa senão continuar pecando e ir para o INFERNO irreversivelmente. 


Já o eleito receberá a GRAÇA e não vai conseguir RESISTIR, sendo impossível deixar de crer. 


Só um insano para defender uma loucura antibíblica como essa. 






Armínio e seus seguidores não questionaram em nada a doutrina da depravação total, como entendida por Calvino e pelos calvinistas.

Apenas nesse ponto, tanto CALVINISTAS quanto ARMINIANOS tem essa convergência sobre a doutrina da DEPRAVAÇÃO TOTAL  


Armínio e os primeiros remonstrantes creram na depravação total e na plena necessidade da graça de uma forma tão incisiva e enfática quanto qualquer calvinista de seus tempos.




MAS ATÉ QUE PONTO ESSA 
DEPRAVAÇÃO CHEGOU ?



Vemos por toda a Bíblia vários exemplos claros de que a mente do homem natural é depravada. 

Desde o Gênesis vemos Deus dizendo que “a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e toda a imaginação dos pensamentos de seu coração é só má continuamente” (Gn.6:5). 

O profeta Isaías diz que “TODOS nós temos andado desgarrados como ovelhas; temo-nos desviado cada um para o seu caminho” (Is.53:6). 

Paulo acrescentou que eles “tem a mente depravada e são reprovados na fé” (2Tm.3:8).

Ou seja, a mente do homem natural é corrompida de tal forma que torna o homem desqualificado para qualquer boa obra. Paulo diz:

“De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra” 
(Tito 2:15-16)

Paulo continua dizendo que depravação do homem é tamanha que não há ninguém que busque a Deus, deixando nítida a impossibilidade do homem em buscar o Senhor à parte da graça divina e regeneradora. 
(Romanos  3:10-18)


Jesus também fala sobre a incapacidade total do homem em chegar a Deus por si mesmo: 

“...ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai” (Jo.6:65), deixando claro que é Deus que dá a capacidade para poder entender, discernir ou atender a mensagem do evangelho. 

É necessário que Deus abra o coração das pessoas através da GRAÇA PREVENIENTE para que elas possam entender, discernir e crer. 


À vista de tudo isso, se tivermos em mente o que realmente os calvinistas querem dizer com “depravação total”, no sentido de incapacidade total, tal ensino é totalmente bíblico.




O próprio Sproul também confessou que “as maneiras de se expressar de Agostinho, Martinho Lutero ou de João Calvino dificilmente são mais fortes do que as de Armínio

Ou seja, a crença firme de Armínio na depravação total se refletiu na Confissão Arminiana de 1621, provando assim que Arminianos clássicos creem até hoje que o homem é totalmente depravado.


Então qual é a solução para a 
depravação do homem?

Como restou provado, o homem é totalmente depravado, no sentido de ser completamente incapaz de iniciar um relacionamento com Deus para a sua própria salvação. 

Por isso, é Deus quem toma a iniciativa e libera a GRAÇA, que por sua vez é a que restaura o livre-arbítrio espiritual do ser humano de modo que ele agora possa aceitar ou rejeitar a graça divina, do mesmo modo que Adão teve essa opção no Jardim do Éden. 

É por isso que nós somos salvos somente pela graça – porque se não fosse por ela nós nunca poderíamos fazer o mesmo por nós mesmos.

Essa graça é conhecida como “preveniente”, no sentido de “prévia”, a que vem antes. 

Não é que seja um outro “tipo” de graça divina, mas é um termo usado apenas para diferenciar da graça cooperante.

A GRAÇA preveniente é aquela graça que atua antes do indivíduo se converter, ao passo em que a graça cooperante é a que coopera ao longo de todo o curso da caminhada cristã. 

Calvinistas e arminianos creem na graça preveniente, com a diferença de que os calvinistas creem que essa GRAÇA  É LIMITADA e que é irresistível; contrariando o ensino cristalino das Escrituras 



Quem está com a razão então ?

Embora calvinistas e arminianos concordem quanto à depravação total e na plena necessidade da graça para a salvação, eles discordam em um ponto importante, que é no modus operandi desta graça preveniente. 

Calvinistas creem que esta GRAÇA que precede a salvação atua somente nos eleitos.  A Bíblia diz que essa GRAÇA está disponível para TODAS as pessoas.  É o que o ARMINIANISMO CLÁSSICO ensina  

Analisando as Escrituras como elas são e não de forma particular, como fazem CALVINISTAS,  fica claro que essa GRAÇA É UNIVERSAL e não somente sobre os ELEITOS. 

Ou seja, isso significa que Deus dá oportunidade de salvação a TODOS e que a razão pela qual muitas pessoas não são salvas não é porque Deus não as escolheu ou porque ele não quis assim, mas por culpa das próprias pessoas que rejeitaram o convite divino. 

Deus estende seu convite a TODOS e dá real oportunidade de salvação a TODO serhumano, por meio de uma graça universal, ilimitada e livre para TODOS.

Paulo, disse que “Por que a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a TODOS os homens” (Tt.2:11). 

Aqui ele obviamente não está falando de uma graça comum, mas de uma GRAÇA SALVÍVICA, que Paulo identifica como sendo uma “graça salvadora”. 

Ele não diz que ela se manifestou apenas para alguns poucos (os eleitos), mas a TODOS os homens.

João corrobora o que Paulo disse quando escreveu que “estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina TODOS os homens” (Jo.1:9). 

João não falava meramente de uma graça comum sem relação com a salvação, pois ele diz no contexto que essa graça tinha o fim “de que por meio dele TODOS os homens cressem” (Jo.1:7). 

Portanto, estamos falando de uma GRAÇA com finalidade salvífica e que é oferecida a TODOS os homens, mas que nem todos a recebem.


A universalidade desta GRAÇA salvadora é a única coisa que explica Deus ter dito em Isaías:

“Voltem-se para mim e sejam salvos, TODOS vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro”  (Isaías 45:22)

Como que todos, desde os “confins da terra”, poderiam se voltar para Deus? 

Logicamente, somente porque Deus derrama uma graça salvadora sobre TODOS os homens, desde os confins da terra, dando oportunidade real a todos. 

Foi por isso que Jesus disse:

“Vinde a mim, TODOS os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)


Enquanto na Bíblia vemos Deus oferecendo uma GRAÇA salvífica a TODOS os homens e que a razão pela qual nem todos não salvos é porque nem todos aceitam esta graça, no CALVINISMO Deus não oferece essa GRAÇA A TODOS OS HOMENS.


No Calvinismo, deus estende suas mãos apenas para alguns – que não podem recusar o convite – e IGNORA a grande maioria, sem sequer estender suas mãos para eles, pois já DECRETOU que eles devam ir para o inferno.

Esse é Justo Juiz que as Escrituras nos mostram ? Não. Esse não é o Deus revelado nas Escrituras.


“Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com TODOS” (Romanos 11:32)

A Bíblia é clara ao dizer que o pecado abundou sobre TODOS os seres humanos, mas na pseudo teologia Calvinista a graça superabundou apenas sobre alguns?

Se o pecado atuou sobre TODOS e Paulo chama de abundante, como a graça salvadora é oferecida apenas a alguns, se ela é mais que abundante?

E Deus teria colocado TODOS sob a desobediência para exercer misericórdia apenas para com alguns?

Tanto a hermenêutica honesta, quanto a lógica e o bom senso nos dizem que versos como estes exigem que a graça salvadora de Deus tenha uma extensão tão grande quanto a extensão que o pecado teve – e isso abrange todo ser humano.


E baseando-se nas Escrituras bem disse Wesley



A graça é resistível e precisa ser aceita

Exemplos de pessoas que rejeitaram a GRAÇA de Deus não faltam.

A graça preveniente é simplesmente a graça de Deus convincente, convidativa, iluminadora e capacitadora, que antecede a conversão e torna o arrependimento e a fé possíveis. 

Os calvinistas interpretam-na como irresistível e eficaz; e a pessoa eleita na qual esta graça opera... irá se arrepender e crer para salvação. 

Já os arminianos interpretam essa GRAÇA, como resistível; pois como dito, as pessoas sempre são capazes de resistir à graça de Deus, conforme a Escritura nos adverte em Mateus 23:37 e Atos 7.51 por ex.

Alguns gráficos foram extraídos do Livro: Calvinismo ou Arminianismo- Quem está com a razão? De Lucas Banzoli.




"[...] sabendo que fui posto para DEFESA DO EVANGELHO".


Filipenses 1. 17

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite Jaison!

      Obrigado pela visita e palavras!

      Seja sempre muito bem vindo.

      Deus abençoe!

      Abração 😉

      Excluir
  2. excelente , Você tem algum estudo sobre Romanos ou sobre refutação ao calvinismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos um grupo de Estudos sobre a Teologia Arminiana. Vou mandar o link de estudos, mas aqui no blog temos também algum material referente. Basta pesquisar no campo de pesquisa.


      Segue o link do grupo:
      https://chat.whatsapp.com/FDM1VEaI2L4CfpiMFDllFp

      Excluir
  3. Parabéns pela excelente refutação contra a doutrina da graça do Calvinismo !
    Ótima refutação !!!
    Que Deus em Cristo continue te abençoando !!!
    Queremos mais !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco amado.

      Obrigado pela visita e palavras. Na verdade, ao analisar a Teologia Calvinista podemos constatar que não se trata de uma doutrina da GRAÇA, mas sim da DESGRAÇA !

      Seja sempre bem vindo.

      Deus abençoe !

      Excluir
  4. É bom termos estudos assim, compromissados com a palavra, refutando o calvinismo com a interpretação correta das escrituras.

    ResponderExcluir