Banner

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

JESUS DESCEU AO INFERNO VITORIOSO

POR QUE JESUS FOI AO INFERNO ?




JESUS DESCEU VITORIOSO AO HADES

Hades é uma tradução grega para inferno, sendo um lugar  intermediário dos mortos. Não é o INFERNO(Geena) propriamente dito, mas trata-se de uma prisão provisória, até que venha o dia do juízo, quando os impíos ressuscitarão para serem julgados diante do Trono Branco. Os condenados estão lá CONSCIENTES E EM TORMENTOS, sabendo perfeitamente por que estão nesse lugar.  A passagem do RICO e do LÁZARO corroboram essa verdade.


Em Apocalipse lemos:

"E a morte e o inferno(hades) foram lançados no lago de fogo(geena). Essa é a segunda morte".
Apocalipse 20.14



Evidentemente que é preciso substanciar a evidência teológica de que Jesus realmente desceu ao Hades/Inferno ou habitação dos Mortos e para tantos vamos lançar mão de textos irrefutáveis.

Os textos são mui claros:

"...no qual também foi e pregou (proclamou) aos espíritos em prisão, os quais noutro tempo foram desobedientes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé…" 

1ª Pedro 3.19-20, 

Pedro usa a expressão original grega KERUSSEIN, que signfica PROCLAMAR OU ANUNCIAR em vez de EVANGGELIZEN, evangelizar,  para deixar bem claro que o tipo de pregação vitoriosa realizada por Jesus sobre Satanás e toda a malignidade do Universo, não no sentido de lhes dar uma nova oportunidade de salvação  mas para proclamar a sua Vitória sobre a morte. 
(2ª Pedro 2:4-5 e Colossenses 2:15)


No capítulo 4 verso 6 lemos o seguinte: 

"Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito";
1ª Pedro 4:6




Ou seja, Jesus depois da sua morte e antes da sua ressureição foi até os anjos aprisionados que pecaram nos dias de Noé e PROCLAMOU SUA VITÓRIA SOBRE SATANÁS, OS DEMÔNIOS E A MORTE(v.22)

Jesus além disso proclamou àquela geração desobediente desde os tempos de Noé uma mensagem de advertência aqueles que estavam no HADES.





A Bíblia de Jerusalém afirma que esse texto faz uma alusão a descida de Cristo ao HADES entre a sua morte e ressureição, o qual em espírito, enquanto seu corpo estava no túmulo, e pregou aos espíritos em prisão e anunciou a salvação aqueles que estavam no Seio de Abraão.

O texto faz uma alusão a uma libertação dos santos operada por Cristo, santos esses que esperavam a sua vinda e morreram crendo na promessa do Messias para entrarem com Ele na cidade celestial. 
(Hebreus 11:39 - 12:23)

Outro texto que evidencia essa verdade inconteste se encontra em Efésios:

"Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Ora isto quer dizer: Ele subiu, senão que também desceu aos lugares mais baixos da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas".
Efésios 4.8-10









Ainda vemos uma clara analogia com essa passagem

"Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra".
 Mateus 12.40

"Pois não deixarás a minha alma no inferno (hades), Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção". 
Atos 2.27

"… disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno (hades), nem a sua carne viu a corrupção". 
Atos 2.31





Nas Escrituras veterotestamentárias, a palavra hebraica usada para descrever o local dos mortos é “Sheol”. 



Esta palavra simplesmente significa “lugar dos mortos” ou o “lugar das almas/espíritos que partiram”. 

A palavra grega correspondente no Novo Testamento que é usada para inferno é “Hades”, que também se refere ao “lugar dos mortos”. 

Outras Escrituras no Novo Testamento indicam que Sheol/Hades é um lugar temporário, onde as almas ficam em tormentos enquanto aguardam a ressurreição e julgamento final. 

Apocalipse 20.11-15 dá a distinção clara entre os dois.

Antes da ressureição de Cristo eram assim divididos. Depois da ressureição, Jesus transportou o Seio de Abraão para debaixo do Altar de Deus no Paraíso.




No tempo do ANTIGO TESTAMENTO, tanto os justos como os injustos iam para o mesmo lugar Sheol/Hades conforme pode se verificar na figura acima e nos seguintes textos bíblicos: Números 16:30 - Salmos 49:15 - 88:3 - 89:48 -  Eclesiastes 9:10 - Isaías 5:14 -  Oséias 13:14, mas também é um lugar usado como castigo para advertir os ímpios como em Salmos 9:17 - Provérbios 15:11,24.

Antes da morte de Cristo havia uma divisória no Sheol/Hades para separar justos dos injustos com um grande ABISMO no centro os dividindo. 

Era uma região com três divisões (Mateus 11.23; 16.18; Lucas 10.15; 16.23; Atos 2.27-31), o território dos salvos, o abismo e o local dos perdidos. 

O território dos salvos era chamado “Paraíso” e “Seio de Abraão”. 

O território dos salvos e dos perdidos eram separados por um “grande abismo” (Lucas 16.26). 

Quando Jesus subiu aos Céus, Ele levou consigo os ocupantes do Paraíso (os crentes), conforme Efésios 4.8-10.

O lado perdido do Seol/Hades permaneceu intacto. Todos os que já morreram e ainda vão morrer sem Cristo vão para lá esperar em sofrimento seu futuro julgamento final. 


CONCLUSÃO




Jesus foi ao Seol/Hades? 

Sim, de acordo com Efésios 4.8-10 e I Pedro 3.18-20.


Na Cruz, Jesus disse ao ladrão ao Seu lado: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43). O corpo de Jesus estava na tumba; mas sua alma/espírito foi para o lado do “Paraíso” de Seol/Hades. 

Então Ele removeu do Seio de Abraão todos aqueles justos que morreram durante o período do Antigo Testamento e todos aqueles que creram em Jesus os levou consigo aos Céus. 

Hoje esse local é localizado debaixo do altar de Deus, conforme – Apocalipse 6.9.

Este conceito é corroborado pelo Credo dos Apóstolos

Ele desceu até o Inferno.

A descida de Jesus ao inferno/Hades também foi ensinada por teólogos na igreja antiga e aparece em diversas obras: 

"Homilia sobre a Paixão" de Melito de Sardis († c. 180); 

"Um Tratado sobre a Alma", 55, de Tertuliano († c.220); 

"Tratado sobre Cristo e o Anticristo" de Hipólito († c. 236); 

"Contra Celso", 2:43, de Orígenes († c.253)

Os sermões de Ambrósio de Milão († c. 397).


Colaborou: CACP - Livro; Como Responder as Testemunhas de Jeová - Livro; EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, sobre Escatologia - Bíblia de Estudo Pentescostal - Bíblia de Estudo King James - Bíblia de Jerusalém.



"...sabendo que fui posto para defesa do Evangelho". 


Filipenses 1.17

2 comentários:

  1. Nao posso crer nesse estudo esta tirando a verdade de Deus o proveta isaias e jesus no caoitulo 15 chana isso de doutrina de homes sinagoga de satanas.estuda a Biblia e passe a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O que foi explanado no presente estudo não tem absolutamente NADA de antibíblico, ou doutrina de homens como vc acusa de forma improcedente. Pior, vc usou textos totalmente fora de contexto, já que o que Mateus e o profeta Isaías estão dizendo nestas passagens não tem nada a ver com o estudo ora apresentado.

      Ali em Mateus 15 Jesus cita o profeta Isaías, que condenou a HIPOCRISIA de seu tempo: “O Senhor diz:“Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.” (Isaías 29:13).

      Não tem nada a ver. Não se aplica aqui numa tentativa de refutação do post acima. Jesus estava condenando a HIPOCRISIA daqueles homens por colocarem a TRADIÇÃO DOS HOMENS ACIMA DA LEI DE DEUS e por causa disto se acharem mais "SANTOS" que os outros homens que não se submetiam ou praticavam aquelas tradições dos homens de COMER SEM LAVAR AS MÃOS POR EX. Achavam que com isso estavam ADORANDO E HONRANDO A DEUS.

      É isso que os textos que vc citou quer dizer e NADA tem a ver com o estudo apresentado por este blog.

      Sugiro que releia o estudo aqui apresentado acompanhado das Escrituras e se possível com as fontes citadas neste artigo.

      O estudo é totalmente consubstanciado nas Escrituras e no CREDO DOS APÓSTOLOS.

      Estude e verás que o artigo aqui explanado por minha pessoa é direcionado pelo Espírito Santo e não tem NADA de doutrina de homens.

      Que Cristo te esclareça!

      Deus abençoe!

      Excluir