Banner

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

CALVINISMO REFUTADO - O LIVRE ARBÍTRIO

O LIVRE ARBÍTRIO PROVADO

Ao contrário do que ensinam os CALVINISTAS, a Bíblia nos ensina a existência de uma doutrina muito bem fundamentada nas Escrituras, de Gênesis à Apocalipse. A doutrina do Livre arbítrio. 

Em Gênesis, antes da Queda, vemos Deus dando o livre arbítrio ao homem. 

Após a Queda essa IMAGEM do Criador no homem ficou manchada,  por causa do PECADO, mas não destruída, conforme já explicado nesse blog na matéria intitulada - TULIP REFUTADA. 

Mesmo assim, é possível ainda identificar que o homem mesmo após a Queda continuou portador dessa faculdade de decidir entre o "BEM" e o "MAL".  Liberdade de escolha. 

CALVINISTAS tem repúdio a essa doutrina por que tem uma interpretação particular das Escrituras e lançam mão de uma HERMENÊUTICA DESONESTA na interpretação do texto sagrado. 

Contudo o texto é muito claro:

"E o Senhor deu a seguinte ordem: Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no jardim. 

Porém, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque NO DIA EM QUE DELA COMERDES, certamente morrerás ".

Gênesis 2. 16-17

DEUS poderia muito bem dizer - DAQUELA ÁRVORE NÃO COMERÁS PRONTO E ACABOU. 

Mas não... foi dada essa opção entre o "SIM" e o "NÃO"

"NÃO  COMA. PORQUE - NO DIA - EM QUE DELA COMERDES....

Deus dá a ordem. Você escolhe se obedece ou não. 

A nota da conceituada Bíblia King James descreve muito bem esse livre arbítrio dado por Deus. 


A nota da referida Bíblia de estudo  na página 34, por mim destacada, relata que apenas o ser humano tem essa capacidade de ESCOLHER entre o "SIM" e o "NÃO"

Diz ainda que o homem é chamado a tomar decisões...

Já as demais criaturas(animais) obedecem aos seus próprios instintos e não tem essa opção de escolha, de discernir entre o  BEM E O MAL. 

O livre-arbítrio após a Queda


Mesmo após Adão ter pecado e se tornado espiritualmente ‘morto’ (Gn. 2.17; cf. Ef. 2.1) e pecador ‘por natureza’ (Ef. 2.3), ele não era depravado completamente a ponto de não poder ouvir a voz de Deus ou de dar uma resposta livre. 

Porque o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? E ele respondeu: Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". (Gn. 3.9,10). 

Ou seja, a IMAGEM de Deus em Adão foi manchada pela Queda, mas não apagada. Foi desfigurada, mas não destruída. Em outras palavras, a imagem de Deus; que inclui o livre–arbítrio, ainda está nos seres humanos após a Queda. 

Essa é a razão de o assassinato (Gn. 9.6) e mesmo a maldição (Tg. 3.9) de outras pessoas serem considerados pecados: 

“Porque a imagem de Deus foi o homem criado” (Gn. 9.6). 

Mesmo os não-salvos têm livre-escolha, tanto para receber, quanto para rejeitar o dom da salvação que vem de Deus. Jesus assim se refere aos que o rejeitaram: 

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados. Quantas vezes quis eu ajuntar os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das suas asas, MAS TU NÃO QUISESTE" (Mt. 23.37)


Ou seja, por mais que neguem, essa doutrina está presente por toda a Bíblia. 

[...] "sabendo que fui posto para DEFESA DO EVANGELHO".

Filipenses 1. 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário