Banner

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

CALVINISMO REFUTADO - O LIVRE ARBÍTRIO PROVADO

O LIVRE ARBÍTRIO NAS ESCRITURAS
 
 
 
O Livre arbítrio é descrito na Bíblia como a capacidade do homem escolher entre a prática do bem ou do mal. Apesar de termos uma natureza pecaminosa que possa influenciar nossas decisões, o livre arbítrio está diretamente ligado à nossa inteligência e "noção de existência" dada por Deus ao homem.
 
A nossa natureza pecaminosa nos trás o "desejo" de pecar mas o nosso intelecto nos dá a capacidade de aprender sobre o pecado através do estudo do evangelho e lutar contra ele.
 
Nós não podemos parar de pecar completamente porque o nosso corpo físico é tão corrompido que pecamos inconscientemente, ou involuntariamente, em virtude do PECADO ORIGINAL herdado de Adão. (Romanos 5:12)

Salomão disse que não há homem que não peque. (1° Reis 8:46)

Mas podemos deixar de pecar voluntariamente, ou seja, viver em função do pecado.
 
O nosso intelecto, noção de moral e de existência é fruto da graça de Deus.
 
"Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça de Deus"
Romanos 5:20
 
 
 
Ou seja, isso envolve a Depravação Total ! Portanto, os argumentos calvinísticos, de que somos pelagianos ou semipelagianos é falso.

Cremos sim; no livre-arbítrio ou livre agência ou como queriam se expressar sobre o ser humano e suas decisões. Mas enfatizamos o livre arbítrio liberto pela graça! Essa é uma posição crida por toda Patrística pré-agostiniana. O próprio Agostinho ensinou isso, mas depois mudou de ideia, indo de contra mão ao que ensinam as Escrituras.
 

O LIVRE ARBÍTRIO DE CAIM



Conhecemos a famosa história do primeiro assassinato na Bíblia.
 
As Escrituras dizem que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim, porque este não deu das primícias, como seu irmão.

Então, a Bíblia diz:


“Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. O Senhor disse a Caim: ‘Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o PECADO o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo’” (Gênesis 4:6,7)



Tudo isso É PROVA INEQUÍVOCA de que Caim possuía LIVRE-ARBÍTRIO.

Ele não foi obrigado a pecar. Ele pecou porque ele quis.

Deus NÃO determinou o pecado de Caim, senão de modo nenhum teria dito que ele poderia fazer o bem e que seria aceito.

Mas se não havia qualquer possibilidade de Caim NÃO PECAR, pois Deus já havia pré-determinado que ele pecaria, como ensinam os CALVINISTAS, então DEUS estava sendo sádico e falso com Caim, apresentando-lhe uma falsa possibilidade, a qual ele nunca poderia optar.

Por isso Deus diz que o PECADO, ou seja, o desejo pelo pecado, a tentação “está à porta”, mas que Caim teria que ter CONTROLE sobre esse desejo.

Isso mostra, em primeiro lugar, que há a possibilidade de AGIR DIFERENTE do desejo mais forte.

SEGUNDO, isso nos mostra mais uma vez que Caim tinha uma OPÇÃO real.

Ele, de fato, poderia ter dominado aquele desejo pecaminoso e a única forma de ele dominá-lo é que ele possuía LIVRE-ARBÍTRIO para poder optar pelo bem ou pelo mal, pelo pecado ou pela santidade.

Sem o LIVRE-ARBÍTRIO, Caim não tinha escolha e nada neste texto faria sentido algum. Por isso esse texto é muito claro.

"SE você fizer o bem, não será aceito? (opção)
Mas SE não o fizer (escolha)
saiba que o PECADO o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, MAS VOCÊ DEVE DOMINÁ-LO" (escolha de decisão)


PROVA CLARA DO LIVRE ARBÍTRIO
 
 
 

 
 
"[...] sabendo que fui posto para DEFESA do Evangelho".


 
Filipenses 1.17

Nenhum comentário:

Postar um comentário