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segunda-feira, 29 de março de 2021

A Bíblia fala sobre Predestinação ?

 O que a Bíblia ensina sobre Predestinação ?


É praticamente impossível não encontrar um calvinista que não recorra a Romanos 9 a fim de tentar subsidiar uma teoria sobre uma Predestinação Fatalista. Enquanto o cânon bíblico católico consta de 73 livros, o cânon protestante de 66 livros, o cânon calvinista se restringe a Romanos 9. 

Historicamente falando, Romanos 9 NUNCA foi ensinado como Dupla Predestinação incondicional antes de Agostinho no quinto século. 

Por quatro séculos, os cristãos leram o Novo Testamento incluindo Romanos 9 e JAMAIS chegaram a essa interpretação deturpada do Calvinismo.

Além disto, Romanos deve ser interpretado dentro do seu contexto — Romanos 9 até 11 é uma “unidade indivisível" de linha de pensamento. 

As divisões de capítulo não existem nos textos originais. Romanos 10 e 11 completam o argumento e mostram que Paulo não estava falando de indivíduos e de salvação e perdição de cada um deles, mas sobre grupos e serviço sob o plano divino. 


Várias coisas podemos destacar nestes três capítulos.

1) Esse exame da condição de Israel não se refere à vida ou morte eterna de indivíduos após a morte. Pelo contrário, Paulo está tratando do modo como Deus lida com nações e povos do ponto de vista histórico, i.e., do seu direito de usar povos e nações conforme Ele quer. 

Por exemplo, sua escolha de Jacó em lugar de seu irmão Esaú (9.11) teve como propósito fundar e usar as nações de Israel e de Edom, oriundas dos dois. Nada tinha que ver com seu destino eterno, i.e., quanto a sua salvação ou condenação como indivíduos. Uma coisa é certa: Deus tem o direito de chamar as pessoas e nações que Ele quiser, e determinar-lhes responsabilidades a cumprir.


2) Paulo expressa sua constante solicitude e intensa tristeza pela nação judaica (9.1-3). O próprio fato que Paulo ora para que seus compatriotas sejam salvos, revela que ele não admitia o ensino teológico da predestinação, afirmando que todas as pessoas já nascem predestinadas, ou para o céu, ou para o inferno. Pelo contrário, o sincero desejo e oração de Paulo reflete a vontade de Deus para o povo judaico (cf. 10.21; ver Lc 19.41, nota sobre Jesus chorando por causa de Israel ter rejeitado o caminho divino da salvação). No NT não se encontra o ensino de que determinadas pessoas foram predestinadas ao inferno antes de nascer. (ver o estudo ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO, neste blog).


3) O mais relevante neste assunto é o tema da fé. O estado espiritual de perdido, da maioria dos israelitas, não fora determinado por um decreto arbitrário de Deus, mas, resultado da sua própria recusa de se submeterem ao plano divino da salvação mediante a fé em Cristo (9.33; 10.3; 11.20). Inúmeros gentios, porém, aceitaram o caminho de Deus, que é o da fé, e alcançaram a justiça mediante a fé. Obedeceram a Deus pela fé e se tornaram “filhos do Deus vivo” (9.25,26). Esse fato ressalta a importância da obediência mediante a fé (1.5; 16.26) no tocante à chamada e eleição da parte de Deus.


4) A oportunidade de salvação está perante a nação de Israel, se ela largar sua incredulidade (11.23). Semelhantemente, os crentes gentios que agora são parte da igreja de Deus são advertidos de que também correm o mesmo risco de serem cortados da salvação (11.13-22). Eles devem sempre perseverar na fé com temor. A advertência aos crentes gentios em 11.20-23, pelo fato da falha de Israel, é tão válida hoje quanto o foi no dia em que Paulo a escreveu.


5) As Escrituras estão repletas de promessas de uma futura restauração de Israel ao aceitarem o Messias. Tal restauração terá lugar ao findar-se a Grande Tribulação, na iminência da volta pessoal de Cristo (ver Is 11.10-12 nota; 24.17-23 nota; 49.22,23 nota; Jr 31.31-34; Ez 37.12-14 nota; Rm 11.26 nota; Ap 12.6 nota).



Estudo extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal.


"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".
Filipenses 1:17


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