O CALVINISMO ESTÁ TE ENGANANDO
Contudo, achei pertinente me aprofundar mais um pouco, provando assim a incoerência daquele teólogo, e deixando claro o ensino cristalino das Escrituras; de que Jesus SIM, é o Salvador da humanidade e que o Calvinismo não pode ser levado a sério.
Comentário
sobre 1ª João 4:14
"E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para
Salvador do mundo”.
"Antes segundo
os termos neotestamentários, todos os homens são passiveis de
redenção e isso através da fé ou fé-amor; que é a gnosis
cristã. Deus está conosco (posição do teísmo) e é o Salvador, longe
estando Ele de não se importar com os homens (que é a posição do deísmo).
Além disso, Deus salva os homens por intermédio de Cristo, o qual é o nosso Salvador, o único Mediador entre Deus e os homens e não um dentre muitos. (Ver 1 Tim. 2:5). Ver Jesus como o Salvador do mundo em João 4:42. Nesse caso, mundo indica a humanidade inteira e não apenas o sistema cósmico hostil (que transcende somente aos homens), conforme às vezes é empregado o termo «mundo» nesta epístola — ver 1ª João 4:5. Sem dúvida vemos aqui reflexo das antigas fórmulas de confissão cristã.
Ver: 1ª João
1:1,2 – 2:20-23 – 3:16 à 23 – 4 :2 e 5: 1 à 10b e 12 quantos usos similares.
Atividade missionaria inerente na teologia básica.
A própria
confissão que os crentes são forçados a fazer, e que inclui a ideia da missão
Salvadora de Cristo, força-os a proclamarem esse Salvador ao mundo que Ele veio remir. Os
gnósticos, porém, falharam nessa tarefa porque tinham em pouca conta a missão
salvadora de Jesus, o Cristo: e nós podemos falhar nessa tarefa por motivo de
outras razões.
A preocupação missionária,
observemos, não é algo a ser adicionado ao Evangelho e nem é algo que deva ser
artificialmente despertado: pelo contrário, faz parte inerente do próprio
propósito e ato de Deus — o Pai enviou seu Filho para ser salvador do mundo.
(Hoon, in loc.).
[...] O grande alvo
da redenção é a glorificação (ver Rom. 8:29,30), que é um processo eterno que
nos levará a toda a plenitude de Deus (ver Ef. 3:19 e Col. 2:10 - 2ª Pd 1:4).[...] Disso é que consiste a salvação (ver notas expositivas
a respeito em Heb. 2:3. E isso é obra de Cristo, que é o Salvador
do mundo. Porquanto a expiação no seu sangue é parte desse quadro,
sem o que todo esse processo seria simplesmente impossível (ver 1ª João 2:2).
A missão de
Cristo visa restaurar os homens à comunhão com Deus, comunhão essa que eles
perderam: a restauração proporcionada por ele lhes confere a sua própria
essência, de tal modo que se tornam filhos de Deus que estão sendo conduzidos à
glória (ver Heb. 2:10 e ss.).
A missão de Jesus Cristo visa o mundo inteiro e não apenas
alguns poucos indivíduos seletos, conforme pensavam erroneamente os gnósticos (ver 1ª João 2:2).
[Comentando ainda sobre o verso 9 deste capítulo, Champlin afirma que a palavra mundo usada no texto significa todos os homens]. (pág. 278)
Não está agora
em foco o cosmos hostil, do qual os homens incrédulos participam; antes, o
mundo é agora aquele composto por todos os homens, os habitantes desta esfera terrestre. Comparar
isso com 1ª João 2:2, onde se lê que Cristo é a propiciação pelos pecados do mundo
inteiro".
(grifos meus)
O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO
VERSICULO POR VERSICULO - Russell Norman Champlin, Ph. D. – Editora Candeia, pág. 280,281.
"O mundo significa a sociedade pecaminosa, alienada de Deus e sob o domínio do maligno (cf. 5:19). Sua urgente necessidade era ser resgatado do pecado e Satanás. E o Pai “amou ao mundo de tal maneira” (Jo 3:16) que enviou o seu Filho, Seu amado e único Filho, para ser o Salvador do mundo. O tempo perfeito do verbo (apestalken, literalmente “enviou”, como na RA), indica não apenas o evento histórico de enviar, mas o seu propósito e resultado, a saber, a salvação do mundo".
AS EPÍSTOLAS DE JOÃO por J.R.W. STOTT, M.A.
SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e
ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO
CRISTÃO,
pág. 144
REFLEXÃO
Como podemos observar após minuciosa análise das Escrituras, Jesus SIM, é o Salvador de todos os homens, provando assim a inconsistência teológica de calvinistas.
É incrível como o PECADO trouxe apenas morte e condenação à TODOS, mas o AMOR DE DEUS e o sangue de Cristo não trouxeram vida e nem foi derramado por TODOS.
Para calvinistas o poder do pecado é mais potente do que o sangue de Cristo e o amor de Deus. Ou seja, no Calvinismo o PECADO venceu a Deus.
(Filipenses 1:17)
YouTube.com/diferença entre Calvinismo e arminianismo - AUGUSTUS NICODEMUS
ResponderExcluirNicodemus não tem credibilidade para fazer essa diferença, já que o mesmo é calvinista. Além disso o Calvinismo por si só se auto refuta. Os ensinos, pregações e a teologia calvinista não passam pelo crivo das Escrituras. Portanto NICODEMUS não tem moral para fazer uma análise imparcial sobre as duas linhas teológicas.
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