Banner

quarta-feira, 3 de março de 2021

AS OVELHAS PODEM SER ARREBATADAS DA MÃO DE CRISTO ?

 AS OVELHAS PODEM SE PERDER ?

"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai." (João 10.28,29).

As ovelhas podem ser arrebatadas 
das mãos de Cristo ? 

Bom, a premissa que diz que Deus não quer que ninguém se perca não significa que tal pessoa não irá se perder. 
Jesus também não queria que Jerusalém fosse destruída (Mt.23:37). Ele chegou até a chorar sobre ela (Lc.19:41). Mas ela foi destruída assim mesmo (Mt.23:38).

O texto de João 10:28-29, mais uma vez nos mostra o problema do calvinista, que é enxergar neste texto a impossibilidade de que as próprias pessoas, por livre e espontânea vontade, o abandonem. 

O texto diz que ninguém poderá tirá-las do Pai, mas não fala nada sobre se as próprias pessoas podem ou não deixá-lo. A conclusão de que as próprias pessoas também não podem deixá-lo fica por conta da especulação calvinista e não do texto bíblico. 

O fato de ninguém poder tirar algo da mão de alguém de modo algum implica em este algo não poder fazer nada.

Recorramos a uma analogia por favor

Suponhamos que eu carregue um criança no meu colo e diga a todo mundo que ninguém pode tirá-la de mim. Isso significa que nenhuma outra pessoa pode vir até mim e arrancá-la da minha mão. Por que o meu desejo é que ela fique no meu colo e eu tenho poder suficiente para protegê-la de qualquer mal ou de alguém que tente arrebatá-la de minhas mãos.

Mas isso não significa que eu estou impedindo daquela criança por si mesmo e por livre e espontânea vontade, sair do meu colo. 
Se eu fizesse isso, não estaria cuidando dela, mas dominando-a. 

Deus não é um ditador celestial que impede que seus filhos saiam de seus braços e sim um pai amável que os protege das ameaças externas, mas que respeita a livre decisão de cada filho. (Vide a parábola do Filho Pródigo)

Quando alguém deixa os braços de Cristo, não é porque outra pessoa a arrancou das mãos do Pai, mas porque o próprio indivíduo optou pelo outro caminho. 

É digno de nota que neste mesmo Evangelho de João, poucos capítulos adiante, vemos Jesus dizendo isso:

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. 

Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. 

Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. (João 15:1-7).


CONCLUSÃO

Assim, o próprio Senhor Jesus esclareceu que, embora ninguém de fora possa arrebatar dele as suas ovelhas, as ovelhas podem se separar de Cristo por sua própria conta, não permanecendo nele e sendo por fim queimadas. Como no exemplo do navio, ninguém de outro navio pode entrar no navio de Cristo para tirar à força os crentes que ali estão e lançá-los ao mar, mas os próprios crentes podem por sua própria conta e liberdade se lançarem e se perderem. 

É como disse o pastor Ciro Zibordi:

“Quem quiser pode „navegar‟ em outras „embarcações‟ ou „canoas furadas‟. Contudo, é melhor permanecer no „navio da salvação‟, em Cristo, pois a segurança da salvação é para quem nEle permanecer (Jo 10.28). Ninguém pode arrebatar, raptar, o crente da mão de Jesus, a menos que o próprio crente negue a sua fé, seguindo a falsos doutores (2 Tm 4.1-5)”.



Extraído do livro Calvinismo ou Arminianismo – Quem está com a razão?
Com algumas adaptações.


"...sabendo que fui posto para a defesa o Evangelho".
Filipenses 1:17


Nenhum comentário:

Postar um comentário