Existe Eleição Incondicional na Bíblia ?
Lemos na 2a carta aos Tessalonicenses o seguinte:
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, POR VOS TER DEUS ELEGIDO desde o princípio para a salvação em santificação do Espírito, e fé da verdade.
(2a Tel. 2:13)
Com base nessa passagem CALVINISTAS DESONESTOS tentam provar a doutrina da eleição como sendo incondicional.
Como a Teologia Arminiana responde a este dilema?
PRIMEIRA REGRA DE HERMENÊUTICA:
NUNCA ISOLE UM TEXTO E DESCONSIDERE O CONTEXTO IMEDIATO E/OU REMOTO.
Primeiro que a carta não é INDIVIDUAL. Não é para uma pessoa em específico. É para a Igreja de Cristo. Só
aqui já mata a pretensão calvinista de supor que exista algum tipo de ELEIÇÃO
INCONDICIONAL.
Segundo, precisamos entender o contexto
imediato da carta, e o caráter escatológico das epístolas de Paulo aos
Tessalonicenses. O estudante honesto das Escrituras perceberá isso logo de
início. Tratam-se de epístolas escatológicas.
Tanto que o tema das epístolas é
a VOLTA DO SENHOR.
O tema da seção é bastante claro.
Visa acalmar a incerteza ou a excitação causada pelas asseverações de que o Dia
do Senhor já está presente. A resposta básica dada por Paulo é que certos
outros eventos devem acontecer primeiramente, a saber: a aparição do
assim-chamado homem da iniquidade.
Os primeiros versículos do
referido capítulo remontam ao período antes do aparecimento do ANTICRISTO, e os
versos. 9-12 remontam ao período do seu aparecimento antes da sua destruição
descrita no v. 8.
O efeito do ensino é,
primeiramente, assegurar os leitores de que, embora certos eventos devam
anteceder o Dia do Senhor, a “contagem regressiva” já começou (v. 7).
Em terceiro lugar, comentar sobre
a maneira em que os ímpios serão enganados pelo homem na iniquidade e, desta
forma, participarão do seu julgamento e destruição. Este último pensamento
liga-se com a advertência de Paulo aos leitores no sentido de não serem
enganados ao ponto de confundir a Epifania do homem da iniquidade com a
Parousia do Senhor Jesus.
No presente contexto pode ser
deliberada a fim de assegurar os leitores de que o Senhor Jesus, que virá para
Seu próprio povo, e que destruirá os ímpios, os ama de modo especial e os
conservará em segurança para a salvação final.
Perceba que o texto diz:
Mas devemos sempre dar graças a
Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o
princípio para a salvação, mediante a santificação do Espírito, e fé da
verdade;
Ou seja, mostra-nos ele que a
santificação é necessária à salvação, por ser um de seus meios.
O texto em tela está nos falando sobre a APOSTASIA antes da manifestação do ANTI CRISTO e que Deus
enviará a operação do erro para aqueles que rejeitarão o evangelho, para que
creiam na mentira.
Mas nós os que somos SALVOS, ELEITOS,
devemos dar graças a Deus por Deus ter nos ELEGIDO para a salvação e ter nos
livrado desse período, porque aqueles outros que estiverem no período da GRANDE
TRIBULAÇÃO na Terra receberão a MARCA DA BESTA e não se salvarão.
O texto não fala de uma Eleição
Incondicional ou Individual, mas está falando que os ELEITOS estarão salvos e
livres do que ocorrerá no mundo no período da Grande Tribulação e salvos com
Jesus em Glória.
A ELEIÇÃO
Seu elemento temporal: Neste versículo encontramos as palavras
«desde o princípio». Quando foi esse «princípio»? No passado eterno e sem data,
quando do decreto baixado pelo Pai. Por essa razão é que se lê em
Efésios. 1:4: «...antes da
fundação do mundo...»; e em 3:9: «...desde os séculos (passados)...»; e em 1ª
Ped. 1:20: «...antes da fundação do mundo...»; e em 2ª Tim. 1:9: «...antes dos
tempos eternos...»
A ELEIÇÃO É UMA DOUTRINA BÍBLICA
e o seu foco não é o indivíduo, mas o grupo, o corpo, a Igreja, formada por
todos aqueles que creram em Cristo e permanecerão até o fim.
A ELEIÇÃO da Igreja, à luz da
Bíblia, é um ato soberano de Deus sem demonstrar preferência (haiéromai) e sem
“implicar necessariamente a rejeição do que não é escolhido” (eklégomai).
Deus não preferiu salvar uns em
detrimento de outros. Ele soberanamente estabeleceu Cristo como a provisão
universal de Salvação e estabeleceu ainda que a escolha ou separação dos que
serão salvos se dará conforme a união ou não de cada um a Cristo.
Ou seja, essa escolha não é
baseada em preferências, mas em Cristo. Foi Ele que estabeleceu esse critério,
tornando a ELEIÇÃO CONDICIONAL, sendo esta condição: O ESTAR EM
CRISTO, de maneira que o que se perde não se perde porque foi rejeitado
por Deus, mas porque rejeitou a Salvação que lhe foi oferecida gratuitamente
por Deus através de Cristo.
Seu intermédio: O presente
versículo esclarece que a eleição se torna uma realidade vívida por meio da
santificação, bem como através da fé na verdade.
...pela santificação do
Espírito...
A salvação é um empreendimento
elevado em demasia, para ser realizada pela mera vontade humana.
A santificação é um a operação
efetuada sobre do homem, nos três aspectos do seu ser: Corpo, alma e espírito
(ver I Tes. 5:23). Por esse motivo, requer a reação positiva do homem, através
de sua cooperação no sentido de sua própria santificação, por que como diz a
Escritura, sem a santificação, ninguém jamais verá Deus. (Heb. 12:14).
Fica claro o contraste neste
texto:
Aqueles que seguem o ANTICRISTO
e que depositam a sua confiança em uma mentira nesse período e por conta
disto se perderão e aqueles que exercem fé na verdade(Fé em Cristo), sendo a
realidade da salvação de todo o homem que Nele crê e como ela é obtida e qual o seu
destino, sendo essa a mensagem central do evangelho.
O texto diz que Paulo dava graças
a Deus por aqueles crentes, que aceitaram o convite divino da ELEIÇÃO, feito a
seus leitores através da pregação do evangelho, até à consumação da era
vindoura, quando adquiriremos a glória que Cristo possui, e do que ele mesmo
participaria, juntamente com aqueles que fossem consagrados a Deus pelo
Espírito Santo e que tivessem fé na verdade do evangelho.
Arminianos em nenhum momento
negam a doutrina da Eleição, já que se trata de uma doutrina fundamental que
está presente nas Escrituras, mas nada que faça supor uma tal de ELEIÇÃO
INCONDICIONAL, tão propagada por calvinistas.
Colaborou:
Blog: Oráculos Divinos
Bíblia de Estudo Pentecostal
A Mecânica da Salvação
O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO -
VERSÍCULO POR VERSÍCULO -Russell Norman Champlin, Ph. D.
Comentários de 1ª e 2ª TESSALONICENSES, Introdução e Comentário por I. Howard Marshall, Professor de Exegese do Novo Testamento, Universidade de Aberdeen, Escócia - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA E ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO.
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