Banner

segunda-feira, 22 de março de 2021

A Bíblia fala de Eleição Incondicional ?

 Existe Eleição Incondicional na Bíblia ?


Lemos na 2a carta aos Tessalonicenses o seguinte:


Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, POR VOS TER DEUS ELEGIDO desde o princípio para a salvação em santificação do Espírito, e fé da verdade.

(2a Tel. 2:13)


Com base nessa passagem CALVINISTAS DESONESTOS tentam provar a doutrina da eleição como sendo incondicional.


Como a Teologia Arminiana responde a este dilema?

PRIMEIRA REGRA DE HERMENÊUTICA: NUNCA ISOLE UM TEXTO E DESCONSIDERE O CONTEXTO IMEDIATO E/OU REMOTO.

 

Primeiro que a carta não é INDIVIDUAL. Não é para uma pessoa em específico. É para a Igreja de Cristo. Só aqui já mata a pretensão calvinista de supor que exista algum tipo de ELEIÇÃO INCONDICIONAL.

 

Segundo, precisamos entender o contexto imediato da carta, e o caráter escatológico das epístolas de Paulo aos Tessalonicenses. O estudante honesto das Escrituras perceberá isso logo de início. Tratam-se de epístolas escatológicas. 

 

Tanto que o tema das epístolas é a VOLTA DO SENHOR.

 

O tema da seção é bastante claro. Visa acalmar a incerteza ou a excitação causada pelas asseverações de que o Dia do Senhor já está presente. A resposta básica dada por Paulo é que certos outros eventos devem acontecer primeiramente, a saber: a aparição do assim-chamado homem da iniquidade.

 

Os primeiros versículos do referido capítulo remontam ao período antes do aparecimento do ANTICRISTO, e os versos. 9-12 remontam ao período do seu aparecimento antes da sua destruição descrita no v. 8.

 

O efeito do ensino é, primeiramente, assegurar os leitores de que, embora certos eventos devam anteceder o Dia do Senhor, a “contagem regressiva” já começou (v. 7).

 

Em terceiro lugar, comentar sobre a maneira em que os ímpios serão enganados pelo homem na iniquidade e, desta forma, participarão do seu julgamento e destruição. Este último pensamento liga-se com a advertência de Paulo aos leitores no sentido de não serem enganados ao ponto de confundir a Epifania do homem da iniquidade com a Parousia do Senhor Jesus.

 

No presente contexto pode ser deliberada a fim de assegurar os leitores de que o Senhor Jesus, que virá para Seu próprio povo, e que destruirá os ímpios, os ama de modo especial e os conservará em segurança para a salvação final.

 

Perceba que o texto diz:

 

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, mediante a santificação do Espírito, e fé da verdade;

 

Ou seja, mostra-nos ele que a santificação é necessária à salvação, por ser um de seus meios.

 

O texto em tela está nos falando sobre a APOSTASIA antes da manifestação do ANTI CRISTO e que Deus enviará a operação do erro para aqueles que rejeitarão o evangelho, para que creiam na mentira.

 

Mas nós os que somos SALVOS, ELEITOS, devemos dar graças a Deus por Deus ter nos ELEGIDO para a salvação e ter nos livrado desse período, porque aqueles outros que estiverem no período da GRANDE TRIBULAÇÃO na Terra receberão a MARCA DA BESTA e não se salvarão.

 

O texto não fala de uma Eleição Incondicional ou Individual, mas está falando que os ELEITOS estarão salvos e livres do que ocorrerá no mundo no período da Grande Tribulação e salvos com Jesus em Glória.

 

A ELEIÇÃO

 

Seu elemento temporal:  Neste versículo encontramos as palavras «desde o princípio». Quando foi esse «princípio»? No passado eterno e sem data, quando do decreto baixado pelo Pai. Por essa razão é que se lê em

Efésios. 1:4: «...antes da fundação do mundo...»; e em 3:9: «...desde os séculos (passados)...»; e em 1ª Ped. 1:20: «...antes da fundação do mundo...»; e em 2ª Tim. 1:9: «...antes dos tempos eternos...»

 

A ELEIÇÃO É UMA DOUTRINA BÍBLICA e o seu foco não é o indivíduo, mas o grupo, o corpo, a Igreja, formada por todos aqueles que creram em Cristo e permanecerão até o fim.

 

A ELEIÇÃO da Igreja, à luz da Bíblia, é um ato soberano de Deus sem demonstrar preferência (haiéromai) e sem “implicar necessariamente a rejeição do que não é escolhido” (eklégomai).

 

Deus não preferiu salvar uns em detrimento de outros. Ele soberanamente estabeleceu Cristo como a provisão universal de Salvação e estabeleceu ainda que a escolha ou separação dos que serão salvos se dará conforme a união ou não de cada um a Cristo.

 

Ou seja, essa escolha não é baseada em preferências, mas em Cristo. Foi Ele que estabeleceu esse critério, tornando a ELEIÇÃO CONDICIONAL, sendo esta condição: O ESTAR  EM  CRISTO, de maneira que o que se perde não se perde porque foi rejeitado por Deus, mas porque rejeitou a Salvação que lhe foi oferecida gratuitamente por Deus através de Cristo.

 

Seu intermédio: O presente versículo esclarece que a eleição se torna uma realidade vívida por meio da santificação, bem como através da fé na verdade.

 

...pela santificação do Espírito...

 

A salvação é um empreendimento elevado em demasia, para ser realizada pela mera vontade humana.

 

A santificação é um a operação efetuada sobre do homem, nos três aspectos do seu ser: Corpo, alma e espírito (ver I Tes. 5:23). Por esse motivo, requer a reação positiva do homem, através de sua cooperação no sentido de sua própria santificação, por que como diz a Escritura, sem a santificação, ninguém jamais verá Deus. (Heb. 12:14).

 

Fica claro o contraste neste texto:

 

Aqueles que seguem o ANTICRISTO e que depositam a sua confiança em uma mentira nesse período e por conta disto se perderão e aqueles que exercem fé na verdade(Fé em Cristo), sendo a realidade da salvação de todo o homem que Nele crê e como ela é obtida e qual o seu destino, sendo essa a mensagem central do evangelho.

 

O texto diz que Paulo dava graças a Deus por aqueles crentes, que aceitaram o convite divino da ELEIÇÃO, feito a seus leitores através da pregação do evangelho, até à consumação da era vindoura, quando adquiriremos a glória que Cristo possui, e do que ele mesmo participaria, juntamente com aqueles que fossem consagrados a Deus pelo Espírito Santo e que tivessem fé na verdade do evangelho.

 

Arminianos em nenhum momento negam a doutrina da Eleição, já que se trata de uma doutrina fundamental que está presente nas Escrituras, mas nada que faça supor uma tal de ELEIÇÃO INCONDICIONAL, tão propagada por calvinistas.

 

Colaborou:

 

Blog: Oráculos Divinos

Bíblia de Estudo Pentecostal

A Mecânica da Salvação

O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO - VERSÍCULO POR VERSÍCULO -Russell Norman Champlin, Ph. D.

 

Comentários de 1ª e 2ª TESSALONICENSES, Introdução e Comentário por I. Howard Marshall, Professor de Exegese do Novo Testamento, Universidade de Aberdeen, Escócia - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA E ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO.


"... sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".
Filipenses 1:17


Nenhum comentário:

Postar um comentário