Banner

domingo, 1 de abril de 2018

A QUESTÃO DO SÁBADO

Cristãos precisam guardar o Sábado ?


A guarda do Sábado é transtornar e transformar o Evangelho de Cristo num Cristianismo Judaizante

O termo judaizante vem do grego ioudaizo e significa literalmente viver como judeu. 

Esse vocábulo surgiu em virtude de alguns mestres judaicos querer impôr aos novos crentes da Galácia, viverem como judeus, obrigando-os a prática da circuncisão, a guarda do sábado e voltar ao jugo da lei mosaica como requisitos para a salvação.


Contudo, mesmo com uma resposta apologética aos novos convertidos das Igrejas na Galácia, ainda hoje os judaizantes estão por aí, disseminando a guarda do sábado, leis dietéticas e o retorno aos ritos judaicos.

A QUESTÃO DO SÁBADO



As Escrituras nos afirmam que o Senhor Jesus  libertou os judeus da escravidão da lei, segundo Romanos.


"Mas agora TEMOS SIDOS LIBERTADOS DA LEI, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra".
(Romanos 7.6)

Além dos judeus, Jesus libertou também os gentios dos rudimentos do mundo conforme se vê em Gálatas 4.3.

Porém na carta aos Gálatas, Paulo diz que os cristãos da Galácia estavam voltando à escravidão da qual já haviam sido libertos, crendo em Jesus, mas por influência dos mestres judaizantes também estavam praticando os ritos da Lei judaica para obter salvação.

Paulo os repreende asperamente:

"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?"

E assevera dizendo no capítulo 5. verso 1 que:

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão".

Neste contexto o apóstolo usa a palavra - rudimentos - para identificar os elementos da religião judaica que consistia na guarda de dias.

A GUARDA DE DIAS



É até compressível que um cristão de origem judaica guarde o Sábado, considerando-se que hoje em Israel o Domingo é um dia normal de trabalho, levando os cristãos a realizarem seus cultos no sétimo dia.

Podemos observar que isso é uma formalidade meramente cultural, por que eles ainda usam o talit que é um manto dos judeus religiosos e o kippar que é para cobrir a cabeça.

Observam ainda kashruth, que trata das leis dietéticas exclusivas do povo judeu, além de outros ritos.

O objetivo dessas 'ordenanças' tem por foco preservar sua identidade e evitar escândalos na sociedade israelense e não como condição para serem salvos.

Além do mais, os cristãos judeus não acusam nem condenam os cristãos gentios por não observarem suas práticas.


O CUMPRIMENTO DA LEI


A questão não é o Sábado em si, mas o fato de não estarmos mais  debaixo da lei e sim da GRAÇA. Ou seja, quem se submete à prática de pelo menos um preceito da lei é obrigado a cumpri-la toda.

E se alguém tropeça em um ponto da lei é culpado por todos os outros conforme Tiago nos orienta em sua epístola: 

" Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos". (Tiago 2.10)

E os adventistas que acusam os evangélicos de não guardarem o SÁBADO usando o texto de Tiago, será que estão sendo honestos consigos mesmos ?

Será que os ADVENTISTAS guardam o Sábado conforme ordena a LEI ?Abaixo os textos de como um judeu deveria guardar o sábado segundo a lei.

1. Não deviam cozinhar naquele dia (Êx 16.23); 


2. Não deviam sair de casa (Êx 16.29); 


3. Deviam obrigar seus escravos a guardar o sábado (Êx 20.10); 


4. Deviam apedrejar aqueles que não guardassem o sábado (Êx 31.14); 


5. Não deviam fazer semeadura e a colheita de frutos e cereais (Êx 34.21); 


6. Não deviam acender fogo (Êx 35.3); 


7. Deviam guardar o sábado do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado (Lv 23.32); 


8. Não deviam recolher lenha (Nm 15:32-36); 


9. Não deviam fazer viagens e tratar de negócios (Ne 10.31 ; 13.15-16); 


10. Não deviam carregar peso (Jr 17.21); 


11. Não deviam fazer qualquer transação comercial (Am 8.4-5); 


12. Não deviam andar mais de um quilômetro (At 1.12); 


13. Não deviam curar enfermos (Lc 13.14).


E a pergunta que não quer calar ?
Os adventistas cumprem à risca todos estes ditames da lei? A resposta nós já sabemos.




A ABOLIÇÃO DO SÁBADO






O sábado que era uma sombra dos bens futuros em Cristo foi abolido com a chegada do Novo Concerto tão claro descrito tanto no Novo quanto no Velho Testamento.

Em Hebreus lemos:


"Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma MELHOR ALIANÇA que está confirmada em melhores promessas.



Porque, se aquela primeira tivesse sido irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.


  (Hebreus 8.6,7)

Assim como no livro do profeta Oséias.

"E farei CESSAR todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus SÁBADOS, e todas as suas festividades".
(Oséias 2.11)


O Sábado nunca foi preceito moral, mas cerimonial. Paulo é claro quando afirma que esses preceitos cerimoniais foram cravados na cruz. 

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.


E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.



Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo".
(Colossenses 2.14-17)

Jesus portanto é quem nos propícia o verdadeiro repouso conforme Hebreus 4.9.


A BÍBLIA DE JERUSALÉM

A Bíblia de Jerusalém em Mateus 5.17 afirma que Jesus veio dar pleno cumprimento da Lei.

Interessante o que diz a nota da Bíblia nos trazendo uma importante verdade dentro deste contexto sobre a guarda do SÁBADO quando comenta sobre Mateus 5.17,18.

A nota trás o seguinte:

O AMOR em que já se resumia a Lei antiga(Mateus 7.12 - 22.34-40), torna-se o MANDAMENTO NOVO e inesgotável de Jesus (João 13.34) e o cumprimento de TODA a Lei, [conforme] Romanos 13.8-10; Gálatas 5.14 e Colossenses 3.14.

Bíblia de Jerusalém - Comentário sobre Mateus 5.17,18, pág. 1711.



CONCLUSÃO

O Cristianismo judaizante é remendo novo em vestidos velhos. A salvação pela fé é doutrina muito bem difundida nas páginas das Sagradas Escrituras. O Cristianismo não é uma religião meramente ritualística, mas sim uma religião de liberdade no Espírito e não pode ser reduzida a um conjunto de regras legalistas ou formais.

O verdadeiro Cristianismo ensina o relacionamento com Jesus Cristo e isso é suficiente para crescermos na graça e no conhecimento de Deus.

Colaborou: Bíblia de Estudo Pentecostal, Bíblia de Jerusalém, Lições Bíblicas da CPAD.



"[...] sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".




Filipenses 1.17

2 comentários: