Banner

quinta-feira, 26 de abril de 2018

O DEDO DE DEUS

O FATO dos 10 Mandamentos terem sido escritos pelo dedo de Deus, significa que a LEI É UNIVERSAL E MORAL 
para os nossos dias ?








Quando eu leio certos argumentos de certos grupos religiosos e a dissonância deles, como os ADVENTISTAS por exemplo, que tentam salvaguardar o SÁBADO JUDAICO eu me indago: Como podem usar a Bíblia de forma irresponsável e não terem compromisso com a VERDADE ?



Esse argumento ridículo usado por ADVENTISTAS só prova a incoerência e inconsistência de suas doutrinas e argumentos contraproducentes. Evidente que se levarmos a sério a hermenêutica bíblica, destituída de todo preconceito religioso veremos que tais argumentações desses pseudos teólogos não passam de engenhosas falácias.

Pois bem,  vamos à interpretação do texto e ao significado da expressão DEDO DE DEUS.


O texto usado para tentar defender a tese adventista está no livro de Êxodo que diz o seguinte:


E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Êxodo 31:18


Começo explicando fazendo uma pergunta:


Dá para imaginar DEUS estendendo seu longo dedo indicador direito lá do céu e escrevendo em baixo relevo os 10 MANDAMENTOS ?



Ora é evidente que não. Qualquer estudante iniciante de teologia tem conhecimento que essa expressão "DEDO DE DEUS" é um ANTROPOMORFISMO, ou seja, é uma forma metafórica de atribuir a Deus sentimentos ou características humanas para que Ele seja melhor compreendido. Só isso.

É o que ocorre com muitas expressões similares por toda a Bíblia.

E é assim que aparecem expressões como “a mão do Senhor”, “o braço do Senhor” “os olhos do Senhor”, “narinas”, “boca”, “ouvidos” e é claro o famoso 
“DEDO DE DEUS".


Seria interessante esclarecer para os os pseudos teólogos do ADVENTISMO que isto nada mais é do que metáforas literárias e que a gente aprende isso no ensino fundamental, não é nem questão de teologia.
Essa expressão não significa que hoje precisamos guardar os 10 MANDAMENTOS.

Ou seja, a expressão "DEDO DE DEUS" nada tem a ver com um dedo físico literal descendo do céu e escrevendo nas TÁBUAS, uma porque Deus é Espírito(João 4.24) e outra porque significa que as TÁBUAS foram escritas pelo “PODER DE DEUS” e não um dedo literal físico.



AS PRAGAS DO EGITO
BÍBLIA ALEMÃ DO SÉCULO XV

Vemos a expressão DEDO DE DEUS sendo usado pelos egípcios no capítulo 8 de Êxodo quando Deus enviou a terceira praga, a praga dos piolhos:

"Então disseram os magos a Faraó: Isto é o DEDO DE DEUS. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito".
Êxodo 8:19


Mais uma vez uma linguagem figurada para expressar o PODER DE DEUS.

Então o MÁXIMO que esta expressão pode dizer é que as tábuas foram escritas pelo PODER DE DEUS.


Isto posto, fica óbvio que o emprego metafórico e antropomórfico desses termos em relação a Deus são artifícios literários e didáticos para transmitir idéias sobre o relacionamento de Deus com o homem.
Nada que de suporte para a GUARDA DO SÁBADO ou as sandices teológicas do ADVENTISMO.


JESUS EXPULSANDO DEMÔNIOS

No Evangelho sinótico de Lucas capítulo 11.20 vemos Jesus usando a mesma expressão DEDO DE DEUS para expulsar demônios:

"Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus".
Lucas 11:20



Será que há de supormos que descia um dedo do céu e expulsava demônios por Jesus ? A pergunta é apenas retórica, pois é evidente que se trata de uma figura de linguagem, ou seja uma metáfora para expressar o Poder de Deus.

Isto posto, fica evidente que tais artifícios e argumentos de certos grupos religiosos se desfaz em pó, quando analisados à luz das Escrituras Sagradas.


Deus abençoe,

"[...] sabendo que fui posto para DEFESA do Evangelho".

Filipenses 1.17

9 comentários:

  1. Oi meu irmão, estude mas a bíblia, já que vc diz que não e p guardar os mandamentos, então vc pode matar roubar, adulterar ETC. OLHA P VC NAQUELE GRANDE DIA, DA VOLTA DE JESUS,NAO TER QUE PRESTAR CONTA DO SEU ENSINO,Q ONDE FALTA A VERDADE.
    AREPENDA-TE, ENQUANTO HÁ TEMPO.
    PEDE AO ESPIRITO SANTO, P ABRIR TUA MENTE.
    POIS VC ESTA LEVANDO ENSINO FALSOS, DESFAZENDO DA PALAVRA DE DEUS
    VOU ORAR POR VC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente Paz seja convosco !

      Segundo, esse argumento infantil beira ao ridículo de que não guardarmos os mandamentos, então podemos matar roubar, adulterar.

      A percepção de MANDAMENTOS BÍBLICOS para os ADVENTISTAS é antibíblica, pq Jesus não se referia aos 10 MANDAMENTOS quando falava de seus mandamentos. OS ADVENTISTAS logo que encontram a palavra MANDAMENTOS no NT acham que é uma referência aos 10 MANDAMENTOS. Não é porém uma hermenêutica correta. Jesus foi bem específico quando falou de seus MANDAMENTOS.

      Vejamos a que Jesus se referia quando falava de MANDAMENTOS:

      “Um NOVO MANDAMENTO vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” ( Jo 13.34);

      “O MEU MANDAMENTO É ESTE: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”(15.12);

      “O seu MANDAMENTO é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo seu MANDAMENTO.”( 1 Jo 3.23);

      “E dele temos este MANDAMENTO: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.” (1 Jo 4.21);

      “E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.” (2ª Jo 5)
      CADÊ O TEXTO que fala da guarda o sábado no NT. Não tem. Não existe UM SÓ MANDAMENTO no NT ordenando guardar o SÁBADO.

      O NOVO TESTAMENTO NÃO REPETE O QUARTO MANDAMENTO

      Não há dúvida de que o NT cita mandamentos do Velho Testamento. Cita mandamentos indistintamente de toda a Lei de Moisés, mas não repete o quarto mandamento em nenhum lugar.

      Sobre, matar, roubar, adulterar engraçado que Jesus fala sobre isso.

      Tenho uma pergunta pra vc e para TODOS OS ADVENTISTAS.

      Podiam os sacerdotes no SÁBADO, matar, roubar, adulterar, fazer e se prostrar diante de ídolos, cobiçar a mulher do próximo ou qualquer outro preceito do decálogo e ficar sem culpa? É CLARO QUE NÃO.

      E O SÁBADO? Podiam eles violar o sábado e ficar sem culpa? Jesus disse que SIM. “Ou não tendes lido na lei que, aos SÁBADOS, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?” (Mateus 12:5)

      Isso mostra cabalmente que a natureza do SÁBADO é apenas ritual ou cerimonial. Da forma como existem leis morais fora do decálogo, existe também um preceito cerimonial dentro do decálogo, justamente a guarda do SÁBADO.









      Agora sobre orar por mim, fico grato e muito feliz. Pode orar. Deus abençoe!

      Excluir
  2. Se a GUARDA DO SÁBADO fosse um preceito MORAL, Jesus JAMAIS mandaria o paralítico que foi curado levar a sua cama num dia de SÁBADO.

    Os judeus estavam corretos quando disseram: “É sábado, não te é lícito levar a cama.” (Jo 5.10)? Baseados na lei, SIM. A lei prescrevia essa proibição (Ex 20.10; Ne 13.19).

    Jesus poderia ter curado o paralítico no SÁBADO sem mandar levar a cama. Poderia ter sido levada no dia seguinte. MAS COMO A GUARDA DO SÁBADO SEMPRE FOI PRECEITO CERIMONIAL nenhuma importância havia de fazê-lo. Jesus jamais ordenaria a quebra de um preceito moral. (Jo 5.16-18)

    ResponderExcluir
  3. Eu guardo o Sábado do Senhor, deveria guardar melhor, sou muito carnal ainda.
    Porque:

    1 - No na céu vai ter Sábado.
    Isaías 66: 22,23 Sábado, lua, mês.
    2 - os mandamentos de Deus do Velho Testamento Gênesis 20:1 ao 17 é citado no Novo Testamento.
    Apocalipse 12: 17 os restante porque serão poucos que vão crer.
    Apocalipse 14: 12 perseverança dos santos.

    Gênesis 2: 2,3 antes do pecado

    Agora vamos pra graça de JESUS ,qual era o costume que Jesus tinha? Se era costume era sempre.
    Lucas 4: 16.
    A graça de JESUS, não foi barata, custou derramamento de sangue, espinhos, açoites , Jesus ficou desfigurado sabe porque ? Porque era pra eu e você estarmos lá.
    Então seguimos o nosso caminho, mas sejamos mais fiéis a Deus.
    Vem Senhor JESUS. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco !

      RESPOSTA PARTE 1

      Vejo muito sectarismo em suas palavras, menos Bíblia. Usar textos bíblicos isolados e ignorar o contexto é a falta que muitas pessoas incorrem, ou por inocência, ou por malícia mesmo.

      Vamos lá refutar seus textos fora de contexto. Textos pré-selecionados pelo Adventismo, para tentar dar suporte a uma suposta guarda do Sábado na Nova Aliança.

      VC DIZ:
      1 - No na céu vai ter Sábado.
      Isaías 66: 22,23 Sábado, lua, mês.

      Esse argumento é inferência apenas no ADVENTISMO para idolatrar o SÁBADO, o que não acontece se você fizer uma hermenêutica honesta.

      Ora, se o SÁBADO estará em vigor no porvir, também estará em vigor a lua nova. Se alguém disser que vai visitar sua noiva de SÁBADO À SÁBADO isto seria entendido como que esse noivo fosse visitar sua noiva diariamente(todos os dias) – de SÁBADO À SÁBADO – e não apenas no SÁBADO. Logo, a interpretação correta é que, no FUTURO, não iremos adorar a Deus em épocas especiais, em dias de sábado ou de lua nova, mas que, permanentemente, sem interrupção, estaremos adorando a Deus, ETERNAMENTE, TODOS OS DIAS, esse é o significado do texto.
      Prova disso é que em Ap. 21.1-4,23-24, mostra que no novo céu e na nova terra não haverá necessidade de sol, pois as nações andarão à luz do Cordeiro. Já a guarda do SÁBADO praticada pelos adventistas é de pôr-do-sol a pôr-do-sol, mas na nova terra e no novo céu não haverá sol, nem noite: NÃO HAVERÁ INTERRUPÇÃO.

      DEPOIS VC COMETE UMA GAFE ÉPICA QUANDO DIZ:
      2 - os mandamentos de Deus do Velho Testamento Gênesis 20:1 ao 17 é citado no Novo Testamento.

      Não existe MANDAMENTO EM GN. 20:1-17, mas sim em ÊXODO 20:1-17.

      Mas já que vc citou Gênesis, não existe um versículo bíblico em GÊNESIS onde Deus ORDENA alguém guardar o sábado. Nem Adão ou Eva, nenhum patriarca, nem qualquer outra pessoa.

      Sobre os MANDAMENTOS DE DEUS, não há dúvida de que o Novo Testamento cita mandamentos do Velho Testamento. Fala de toda a Lei de Moisés, mas não repete o quarto mandamento em nenhum lugar. Basta uma simples comparação dos dez mandamentos dentro do Novo Testamento:

      VELHO TESTAMENTO
      1º mandamento - Êx 20.2,3
      2º mandamento - Êx 20.4-6
      3º mandamento - Êx 20.7
      4º mandamento - Êx 20.8-11
      5º mandamento - Êx 20.12
      6º mandamento - Êx 20.13
      7º mandamento - Êx 20.14
      8º mandamento - Êx 20.15
      9º mandamento - Êx 20.16
      10º mandamento - Êx 20.17


      NOVO TESTAMENTO
      1º - At 14.15
      2º - 1Jo 5.21
      3º - Tg 5.12
      4º - NÃO EXISTE
      5º - Ef 6.1-3
      6º - Rm 13.9
      7º - 1Co 6.9,10
      8º - Ef 4.28
      9º - Cl 3.9
      10º - Ef 5.3

      Excluir
    2. RESPOSTA PARTE 2

      Quando um ADVENTISTA encontra a palavra ‘mandamentos’ no N T associa a palavra aos dez mandamentos, mas não é isso que a Escritura ensina:

      Vejamos a que Jesus se referia quando falava de mandamentos:

      “Um NOVO MANDAMENTO vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” ( João 13.34).

      “O MEU MANDAMENTO é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”(15.12).

      “O SEU MANDAMENTO é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo seu mandamento.”( 1 João 3.23).

      “E dele temos ESTE MANDAMENTO: que quem ama a Deus, ame também seu irmão.” (1 João 4.21).

      “E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS.”
      (2ª João 5)

      Notou que nada se fala de guardar o SÁBADO e não tem NADA A VER COM OS 10 MANDAMENTOS do SINAI ?

      A Bíblia é muito clara quando diz para quem FOI O SÁBADO:

      Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

      "Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto ISSO É UM SINAL ENTRE MIM E VÓS nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica"

      "Guardarão, pois, o sábado OS FILHOS DE ISRAEL, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua".
      (Êxodo 31:12-16)

      Não tem nada a ver com a IGREJA, nem com os gentios, nem com a Era da Graça.

      Excluir
    3. RESPOSTA PARTE 3
      AÍ VC CITA TEXTOS DE APOCALIPSE

      Em qual contexto esses textos estão incluídos ? Em um contexto escatológico.

      Os mandamentos mencionados em Apocalipse não tem nada a ver com a GUARDA DO SÁBADO. O cap. 12 fala de uma MULHER que deu a luz para um menino e fugiu para o deserto. Essa mulher é uma referência a Israel e o menino representa Jesus e que no período da Grande Tribulação o ANTICRISTO perseguirá Israel(e sua semente) e quem for fiel à Jesus.
      Não tem nada a ver com a GUARDA DO SÁBADO. Pelo amor de Deus, não torça o texto.
      Se a mulher representa a igreja adventista como vcs dizem, que só foi formada no século 19, como poderia ela ter “dado à luz” ao Messias, claramente identificado no versículo 5? Algo de errado não está certo meu camarada.

      O versículo 17 de Apocalipse 12 que vc cita, nos diz claramente que os perseguidos são os descentes remanescentes de Israel e não os adventistas.

      Sobre Gênesis 2 que vc cita, qualquer estudante de Teologia Básica entendeu que a GUARDA DO SÁBADO é um mandamento originado na lei mosaica, e que o sábado não é nome do sétimo dia da semana, mas a designação da sua funcionalidade.

      O termo em hebraico “shabbath” da raiz “shãbhath” significa CESSAR - DEIXAR DE FAZER - TERMINAR - PARAR DE FAZER, e até DESISTIR.

      Em nenhum dicionário a palavra significa descansar. A ideia de que Deus descansou no dia sétimo só pode ser interpretada antropomorficamente, uma vez que Deus não pode cansar-se. A não ser que o Deus adventista canse. (risos)

      Sobre Lucas 4:16 Jesus guardou o sábado por que era um judeu nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e portanto obedeceu a todas as exigências das leis do Velho Testamento.

      Jesus foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao sacerdote, pela purificação, guardou a Páscoa, etc. (Lucas 2:21; 5:12-14; Mateus 26:18-19). Mas quando Jesus morreu, Ele inaugurou a nova aliança e revogou a velha.
      Se o fato de que Jesus guardou a Páscoa não prova que nós também deveríamos guardá-la, então o fato de que Jesus guardou o sábado não prova que nós deveríamos guardá-lo também.

      A guarda do SÁBADO importa em salvação como diz EGW, mas a salvação é pela graça mediante a FÉ EM JESUS. Crer em Jesus e ensinar a GUARDA DO SÁBADO é heresia. Ensinar que quem não guarda o sábado não faz parte da igreja verdadeira não tem base bíblica, mas é doutrina de homens e transtorna o evangelho de Cristo.


      Encerro dizendo o que está escrito nos Evangelhos:

      "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo".(João 1:17)

      "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça".(Romanos 6:14)

      "Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra". (Romanos 7:6)

      "Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido". (2ª Coríntios 3:14)

      Enfim que Cristo te esclareça e lhe liberte do “evangelho de homens”

      Deus abençoe,

      Equipe Blog Oráculos Divinos
      Redator: Fernando Maio da Silva

      Excluir
  4. Muito bom o seu blog. Nao deixe de postar mais estudos. Se me permitir, gostaria de sugerir o seguinte estudo: "um membro de uma igreja que possua uma teologia defeituosa será rejeitado por Deus?". Refiro-me a membros de seitas que são sinceros, mas estão sendo enganados por falsos líderes, como os adventistas e as testemunhas de Jeová. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco meu irmão !
      Grato pela visita, palavras e sugestão.

      Estarei estudando a possibilidade de elaborar um artigo referente a isso.

      Mas num primeiro momento o que posso afirmar é que, a Bíblia diz que os mestres receberão mais rigoroso juízo em Tiago 3 e a quem muito é dado, mais será requerido. (Leia Lucas 12:42-48).

      Pastores, teólogos e líderes, bem como, autoridades espirituais terão uma cobrança maior diante de Deus em decorrência de suas responsabilidades no Reino, estejam ensinando a SÃ DOUTRINA ou não, mas isso não isenta os servos sinceros, que mesmo na sua sinceridade, prestarão contas a Deus, porque a Bíblia não é monopólio de religião alguma.

      As faculdades de teologia estão aí, que ministram HERMENÊUTICA. Existe muita literatura e comentários bíblicos que auxiliam na interpretação bíblica e assim como os cristãos em Beréia avaliaram se tudo que Paulo e Silas ensinavam estava nas Escrituras, os cristãos hoje também podem fazer a mesma coisa.

      Hoje todo mundo tem acesso às Escrituras e podem chegar a uma interpretação mais coerente, mais ortodoxa e mais harmoniosa com o contexto bíblico.

      E o mais importante sem dúvida alguma é que Jesus disse que enviaria o Espírito Santo, o verdadeiro intérprete das Escrituras. (João 16:13).

      Ou seja, o HOMEM É INDISCUPÁVEL diante de Deus, mas cada um será cobrado na medida de suas responsabilidades diante de Deus.

      Como diz a Bíblia:

      De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

      Romanos 14:12

      Deus abençõe !

      Excluir