Banner

quinta-feira, 26 de abril de 2018

O CÓDIGO DE HAMURABI e os DEZ MANDAMENTOS

DEUS GOVERNA O MUNDO 

Óctupla estela

O CÓDIGO DE HAMURABI
1690 a.C

Várias centenas de anos antes de Moisés apresentar à Israel as Tábuas da Lei,  - com os 10 Mandamentos inscritos contendo os 613 Mandamentos ou 613 mitzvot ou Taryag mitzvot; que é o nome dado ao conjunto de todos os Mandamentos que constam na Torá, ou seja, os cinco livros de Moisés - um rei babilônico gravou suas leis numa óctupla estela(figura acima).

O monarca, sexto rei da primeira dinastia da Babilônia, chamado Hamurabi(1792-1750), cria que suas ordenações trariam "justiça à Terra".

Mais antigo conjunto de leis conhecido, com 282 artigos, o Código de Hamurabi, gravados em um único bloco de pedra, cobre uma ampla gama de casos criminais e civis, incluindo adoção, direitos de propriedade, e danos por ferimentos pessoais.

Algumas das leis babilônicas são bastante semelhantes aos estatutos dos israelitas. 

Por ex, se um homem de classe alta destruísse o olho de outro aristocrata, ele perderia o seu olho também, o que podemos ver  no "olho por olho, dente por dente" em Êxodo 21.24.





Mas o Código de Hamurabi estipulava apenas uma penalidade financeira pela destruição de um olho de um cidadão comum.

Já a Lei Mosaica, não era apenas mais igualitária, mas também mais misericordiosa.

Por ex, o filho de um rico babilônico podia ser executado pelos crimes do seu pai, enquanto na Lei Mosaica isso os filhos dos israelitas não, conforme Deuteronômio 24.16.

Talvez a mais importante distinção entre os dois conjuntos de leis esteja nas questões abordadas, por que enquanto o Código de Hamurabi trata apenas dos problemas seculares, a lei israelita cobre os domínios secular e religioso, mostrando assim que Deus governa os dois.



OS 10 MANDAMENTOS



Quando Moisés subiu ao alto do monte Sinai e trazer consigo a palavra escrita, seguindo-se o Pentateuco, que são os cinco livros de Moisés, vemos em Deuteronômio a consolidação das antigas leis imemoriais acrescidas da sua experiência como estadista, o estabelecimento do ordenamento jurídico de Israel.

A legislação mosaica superou todas as anteriores, introduzindo princípios de Direito Constitucional e Internacional, regras gerais de direito, tais como:

  • Não matarás;
  • Não furtarás;
  • Não dirás falso testemunho;
  • Não adulterarás;
  • Não cobiçaras.

Além dessas, muitas outras do âmbito da assistência social, direito do trabalho e até sobre o direito de descanso semanal.

Criou novas normas processuais, tratou de limites de propriedade, da impenhorabilidade de bens e da inviolabilidade de domicílio, bem como questões morais como o adultério e o divórcio,  do homicídio involuntário, da repressão ao charlatanismo, regulamentou ainda a usura e estabeleceu pesos e medidas justas, como a reparação por danos morais, revelando assim uma moral diferente das civilizações antigas.

Ou seja, o ordenamento jurídico da maior parte dos países foi baseado nos 10 MANDAMENTOS, fazendo deste antigo pacto, com o povo de Israel, um código de conduta com conceitos morais e éticos ímpar.


A LEI FOI ENTREGUE PARA O POVO DE ISRAEL



OS Dez Mandamentos , que no hebraico é chamado simplesmente de As Dez Palavras, regulamentam a relação do ser humano com Deus e com seu próximo.


No código mosaico encontramos também o Livro da Aliança das Ordenanças Civis e Religiosas, que explica e expõe detalhadamente o significado dos Dez Mandamentos para Israel.

O código mosaico ainda contém as  leis cerimoniais, que regulavam o ministério no santuário do Tabernáculo e, posteriormente, no Templo. Elas tratavam também da vida e do serviço dos sacerdotes



ORDENANÇAS CRAVADAS NA CRUZ


guardar sábados, 

circuncidar-se, 
abster-se de certos tipos de alimentos, 
apedrejar adúlteros, 
apedrejar filhos rebeldes, 
apedrejar quem não guarda o sábado;
não carregar peso;
não andar mais de 1KM;
não acender fogo;
usar roupas de um só estofo, 
sacrificar animais, 
guardar festas judaicas.



Todas essa ordenanças civis e religiosas foram cravadas na cruz, e já não mais estamos debaixo dessas ordenanças no Novo Testamento, conforme a epístola de Efésios:

"Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.


Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,


anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,


e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade".
(Efésios 2:13-16)

Assim como em Colossenses:

 "Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,


e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz".
(Colossenses 2:13-15)






Por exemplo, a guarda obrigatória do Sábado era uma ordenança válida apenas para o povo de Israel, como um cerimonial da sua saída do Egito. Além disso, a guarda do Sábado é ordenança cerimonial da Lei Mosaica, que já foi abolida e cumprida em Cristo Jesus, dando assim início a NOVA ALIANÇA, que dá fim as ordenanças cerimoniais.


A Lei de Moisés foi dada ao povo judeu, ou seja, a Israel




Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

"Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.

Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.

Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua".
(Êxodo 31:12-16)

*****

“E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje vos proponho?” 
(Deuteronômio 4.8). 

*****

“Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: Ouçam, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhes estou anunciando. Aprendam-nos e tenham o cuidado de cumprí-los.


O Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe.


Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que aqui hoje estamos vivos”.
(Deuteronômio 5:1-3)

*****


“Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!” 
(Salmos 147.19-20).

*****

“São estes os estatutos, juízos e leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés” 
(Levíticos 26.46). 

*****


“São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas”
(Romanos 9.4). 


Ou seja, a
 Lei de Moisés foi entregue exclusivamente para Israel, e não para outras nações, nem para Igreja e nem para os gentios.

De modo que estamos mais debaixo da lei




"Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
 (Mateus 11:13)



"A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele".
(Lucas 16:16)




"A lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo". 
(João 1:17)  



"Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê". (Romanos 10:4) 


"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro". 

(Gálatas 3:13)  



"Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, ATÉ QUE viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.[...]

[...]Mas, antes que a fé viesse, ESTÁVAMOS guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.

Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus".
(Gálatas 3:19-26)



"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei".
(Gálatas 5:18)



"[...] sabendo que fui posto para DEFESA do Evangelho".

Filipenses 1.17

2 comentários:

  1. Maravilha!
    Muito instrutivo a comparação do código de Hamurabi com os mandamentos e a destinação desses mandamentos como exclusividade de Israel.
    Confesso que me interessei mais pelo Código de Hamurabi, vale outra postagem só esmiuçando mais esse assunto. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco Evangelista.

      Obrigado pela visita, palavras e sugestão. Algo que será ponderado.

      Deus abençoe.

      Grande abraço.

      Excluir