Banner

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

BATISMO SALVA ?

 O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS 



Ainda hoje, o tema - Batismo nas águas - é assunto muito debatido mesmo no meio cristão e não cristão. Entre os católicos, vemos a insistência antibíblica de batizar recém nascidos, não seguindo a orientação bíblica, pois pra ser elegível ao batismo são necessários alguns requisitos:


A) Arrependimento dos pecados e crer no Senhor Jesus Cristo;

B) Ter idade suficiente para o ato; e

C) Ser discípulo. Qualidades que uma criança não preenche.


Entre, os cristãos, algumas denominações acreditam que se deve batizar em Nome de Jesus Cristo, em virtude do discurso de Pedro em Atos 2:38. No entanto, as palavras do Apóstolo não representam uma fórmula batismal, mas uma simples declaração afirmando que recebiam batismo as pessoas que reconheciam Jesus como Senhor e Cristo. 


Por exemplo, o "Didaquê", um documento cristão escrito cerca do ano 100 A.D., fala do batismo cristão celebrado em nome do Senhor Jesus, mas o mesmo documento, quando descreve o rito detalhadamente, usa a fórmula trinitária.


Ou seja, aqueles que são batizados em nome do Deus triúno, estão testificando que foram submergidos em comunhão espiritual com a Trindade. Desse modo pode-se dizer acerca deles: 

"A graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos" (2ª Co. 13:13)


Outra confusão ainda disseminada, é que muitos pensam que nascer de novo, significa o batismo nas águas. 


No entanto, nem o batismo de crianças(defendido por João Calvino e Igreja Católica), o batismo por aspersão(defendido pela Igreja Católica), ou o  batismo no Nome de Jesus Cristo(defendido pela Congregação Cristã do Brasil), não são os métodos bíblicos para o verdadeiro batismo nas águas, bem como, a expressão usada por Cristo, "nascer da água" não significa batismo nas águas. 


É verdade que o Cristianismo não é uma religião ritualista, no entanto, existem duas cerimônias que são essenciais, por serem divinamente ordenadas pelo próprio Senhor Jesus Cristo, a saber, o batismo nas águas e a Santa Ceia.


O MODO DO BATISMO

A palavra "batizar", usada em Mateus 28:19.20, é "baptizo" no grego e significa literalmente, mergulhar ou imergir, imersão e não aspersão. Essa, além de ser a fórmula batismal - Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo - é a interpretação confirmada por eruditos da língua grega e por historiadores da igreja.


Observe o que diz o Apóstolo Paulo aos Romanos:

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
(Romanos 6:4)

Quando uma pessoa morre, não é jogado um pouquinho de terra sobre a sua cabeça, mas ela literalmente é deitada num caixão e sepultada, tendo todo o seu corpo coberto pela terra. Trata-se de algumas figuras de linguagem, como por exemplo, de Sinestesia, que consiste na união de sentidos distintos, bem como a Analogia/Comparação, e Antítese que é o uso de palavras que tem sentidos opostos.


Morte e vida. Ou seja, quando uma pessoa morre ela é enterrada. Assim é o batismo nas águas, uma simbologia de uma pessoa que morre, por isso o batismo deve ser por imersão, uma analogia com o sepultamento. Ao se levantar das águas, o simbolismo é de como se a pessoa estivesse nascendo de novo. Ela se levanta das águas. 


Ou seja, a descida do convertido às águas retrata a morte de Cristo efetuada; a submersão do convertido fala da morte ratificada, ou seja, o seu sepultamento; o levantamento do converso significa a conquista sobre a morte, isto é a ressurreição de Cristo.


NO ENTANTO, o batismo nas águas, em si não tem poder para salvar. As pessoas são batizadas, não para serem salvas, mas porque já são salvas.




Como dito anteriormente, ainda hoje, muitos interpretam erroneamente as palavras de Jesus ditas ao Mestre Nicodemos:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".
(João 3:5)


Esse Nascer da Água, não significa novo nascimento através do batismo nas águas. Esse nascer da água representa nascer da/pela Palavra de Deus.


Nascer da Água, não é o mesmo que batismo nas águas. O batismo nas águas é 《símbolo》 do novo nascimento, mas não é novo nascimento, propriamente dito.


Novo nascimento à luz da Bíblia, é regeneração, produzida pelo Espírito Santo. É a mudança das disposições íntimas da alma dentro do mesmo corpo.


Paulo usa a expressão ‘nova criatura’ em 2ª Coríntios 5.17. Ou seja, é a transformação espiritual do nosso ser, por um milagre operado por Jesus, quando o recebemos como Salvador e Senhor.


Quando Jesus diz a Nicodemos que era necessário nascer da ÁGUA e do Espírito, para poder entrar no reino de Deus, A ÁGUA que Jesus se refere aqui não tem nada a ver com o BATISMO NAS ÁGUAS, mas o significado da ÁGUA refere-se à Palavra de Deus. 


Passagens que confirmam isso:


Vós já estais limpos pela PALAVRA que vos tenho falado” (João 15.3).


”Porque eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo” (1ª Coríntios 4.15).


“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da ÁGUA, pela PALAVRA”  (Efésios 5.26).


“Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela PALAVRA da verdade” (Tiago 1.16).


“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela PALAVRA DE DEUS VIVA, e que permanece para sempre” (1ª Pedro 1.23).



Ou seja, o BATISMO é uma ordenança de Jesus como símbolo do novo nascimento e demonstração pública da FÉ EM JESUS, sendo portanto necessário que após a regeneração e novo nascimento o cristão SE BATIZE NAS ÁGUAS, por imersão.



"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".

(Filipenses 1:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário