Banner

domingo, 19 de dezembro de 2021

O ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONAL

 NÃO SE DEIXE ENGANAR PELOS FALOS TEÓLOGOS 

QUE DISTORCEM AS ESCRITURAS


Via Facebook - Página "A Semente da serpente"

"Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer".


Vejamos os comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal sobre este texto:


"Muitos expositores bíblicos creem que, à essa altura do livro, Cristo já retirou do mundo os fiéis e vencedores. Sendo assim, o Arrebatamento da Igreja fiel (ver João 14.3 nota; ver o estudo O ARREBATAMENTO DA IGREJA) <precede> o período da Tribulação (6-18). 
Crê-se assim pelas seguintes razões: 

1) A partir do capítulo 4.1 de Apocalipse, não ocorre mais a palavra "igreja" ou "igrejas", até 22.16. 

2) A noiva de Cristo (i.e., a igreja) só vai aparecer no capítulo 19, já com Cristo no céu, antes de Ele voltar à terra para julgar os ímpios e reinar no milênio (ver 20.4 nota). 

3) A promessa dada à igreja de Filadélfia, de preservá-la da hora da tribulação em escala mundial, pertence a todos os crentes que permanecerem leais a Cristo antes da grande tribulação". (ver 3.10 nota)¹


NOTA sobre Apocalipse 3:10


"A promessa de Cristo, no sentido de livrar os fiéis de Filadélfia da hora da tentação, é idêntica à promessa bíblica aos Tessalonicenses, de que seriam preservados da "ira futura" (1 Ts 1.10). 


"E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura".

(1ª Tessalonicenses 1:10)

Importante salientar que o mesmo verbo LIVRAR neste texto no grego original <RHUOMAI> usado em 1ª Tel. 1:10, é usado também para salvamento de LÓ, antes do juízo sobre Sodoma e Gomorra(2ª  Pedro 2:7)


Essa promessa é válida para todos os fiéis de Deus, em todas as eras (vv. 13,22). Essa hora inclui o tempo divinamente determinado para provação, ira e tribulação que sobrevirá a "todo o mundo" nos últimos anos desta era, imediatamente antes do estabelecimento do Reino de Cristo na Terra (5.10; 6.19; 20.4). 

A respeito desse tempo, a Bíblia revela as seguintes verdades: 

1) Esse tempo de Tribulação envolve a ira de Deus sobre os ímpios (Apocalipse 6.18; Deuteronômio 4.26-31; Is. 13.6-13; 17.4-11; Jr. 30.4-11; Ez. 20.33-38; Dn. 9.27; 12.1; Zc. 14.1-4; Mt. 24.9-31; 1ª Ts 5.2 nota; ver o estudo A GRANDE TRIBULAÇÃO). 

2) Esse período de provação também inclui a ira de Satanás contra os fiéis, i.e., contra os que aceitarem a Cristo durante esse período terrível. Para eles, haverá fome, sede, exposição às intempéries (7.16) e muito sofrimento e lágrimas (7.9-17; Dn 12.10; Mt 24.15-21). Experimentarão de modo indireto as catástrofes naturais da guerra, da fome e consequentemente da 
morte. 

Serão perseguidos, torturados e muitos sofrerão o martírio (6.11; 13.7; 14.13). Sofrerão as assolações de Satanás e das forças demoníacas (9.3-5; 12.12), violência de homens ímpios e perseguição da parte do Anticristo (6.9; 12.17; 13.15-17). 

Perderão suas casas e terão de fugir, aterrorizados (Mt 24.15-20). Será um período terrivelmente calamitoso para quem tiver família e filhos (Mt 24.19); será tão terrível, que os santos que morrerem são tidos por bem-aventurados, porque descansam da sua lida e ficam livres da perseguição (14.13). 

3) Quanto aos vencedores anteriores àquele tempo (ver 2.7 nota; Lc 21.36 nota), Deus os preservará da Tribulação, através do Arrebatamento, quando os fiéis encontrarão o Senhor nos ares, antes de Deus derramar a sua ira. 
Esse livramento é uma recompensa àqueles que perseverarem em guardarem fielmente a Palavra de Deus, mantendo a fé verdadeira. 

4) Os crentes de nossos dias, que esperam escapar dessas coisas que estão para vir sobre o mundo, só o conseguirão mediante a fidelidade a Cristo e sua Palavra e a vigilância constante na oração (ver Lc 21.36 nota), para não serem enganados".²


Bibliografia 

1. Bíblia de Estudo Pentecostal, nota sobre Apocalipse 4:1, pág 1988

2. Bíblia de Estudo Pentecostal, nota sobre Apocalipse 3:10, pág 1987



"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho"
Filipenses 1:17



Nenhum comentário:

Postar um comentário