Banner

sábado, 7 de agosto de 2021

EXISTE GRAÇA IRRESISTÍVEL ?

 A Bíblia fala sobre Graça Irresistível ?

 


Uma das passagens bastante utilizadas pelos Calvinistas em apoio à doutrina da Graça Irresistível, porém, pouco conhecida de muitos cristãos é Atos 16:14, que relata a conversão de Lídia, que demonstrara grande interesse na pregação de Paulo. O texto diz:


“E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” (v.14).


Os Calvinistas costumam destacar a expressão “e o Senhor lhe abriu o coração...” para afirmar que a conversão de Lídia é um claro exemplo de como a Graça Irresistível age em prol da salvação dos “eleitos” do Calvinismo. Spencer, por exemplo, após citar a passagem, pergunta:


Quem abriu o coração dela para Jesus? Que ensina a Bíblia? Que o pecador abre o seu coração a Jesus, ou que é o Senhor que abre seu coração?


Note que a interpretação de Spencer com respeito à referida expressão desconsidera totalmente o contexto imediato da passagem, tornando a ação de Deus sobre qualquer desejo do homem uma atitude totalitária e movida pelo simples capricho de escolher apenas alguns dentre todos os homens que são igualmente carentes de sua graça. 

 

Mas teria Deus realmente “aberto o coração de Lídia para que estivesse atenta ao que Paulo dizia” do modo como Spencer e todos os Calvinistas entendem? O que lemos no mesmo verso, antes desta declaração de Lucas? Que Lídia “servia a Deus” e que ela inegavelmente já “ouvia a pregação de Paulo”! Isso claramente indica que a ação de Deus de “abrir-lhe o coração para que ela estivesse atenta ao que Paulo dizia”, somente ocorrera após uma predisposição de Lídia para ouvir o evangelho; afinal, como já ressaltamos, ela já “servia a Deus”. 

 

Se admitirmos que Lídia já havia sido “regenerada” antes de ouvir a pregação de Paulo, e que por isso ela “servia a Deus”, então devemos admitir que, segundo o Calvinismo, um não-salvo é capaz de servir (isto é, de obedecer à Deus); afinal, de acordo com a grande maioria dos Calvinistas (senão todos) a “regeneração” é apenas a primeira etapa da obra de salvação.

 

Em outras palavras, o homem “regenerado”, segundo ensina o Calvinismo, não é um homem salvo até que ele receba a fé para crer e ouça a mensagem do evangelho (uma “fórmula” claramente antibíblica).


Deus, de fato, o texto não significa de que “Deus abriu o coração de Lídia” de modo arbitrário e por que Ele a “elegeu desde a eternidade passada para a salvação”. Lídia era uma serva de Deus que se dispôs a ouvir a pregação de Paulo. Diante disto, Deus lhe “abriu o coração” para que ela pudesse atentar para aquilo que seu coração desejava. 

 

O problema do Calvinista está em sua persistência/predisposição em querer enxergar apenas o que lhes convém, a fim de dar suporte à sua teoria.

 

Extraído: A TULIP - Contestada pela razão e pelas Escrituras, por Castro, Darivan da Silva.

 

 "... por fui posto para a defesa do Evangelho".

Filipenses 1:17

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário