Banner

sábado, 14 de agosto de 2021

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL



 

 AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL

 

“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua Santa Cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.


Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.


E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.


E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador”.

(Daniel 9:24-27)

 

 

INTRODUÇÃO


A profecia de Daniel, é uma das profecias de real importância porque determina os fatos históricos relacionados com ISRAEL, a partir da época de Daniel, até o final da Grande Tribulação.

 

As SETENTA SEMANAS DE DANIEL, não marcam a data do Arrebatamento da Igreja, mesmo porque, As Setenta Semanas, não são para a Igreja, mas são datas determinadas para ISRAEL.


NÚMEROS E ANOS NA BÍBLIA

 

 

 

Na contagem das Setenta Semanas de Daniel, temos que verificar que o ano bíblico conta 360 dias. Daniel 7:25 declara; um tempo, dois tempos e metade de um tempo. Apocalipse 12:4-7 referindo-se a mesma perseguição estabelece mil duzentos e sessenta dias e Apocalipse 11:2 estabelece quarenta dois meses para a mesma perseguição. Ora, 1260 dias, são 42 meses de trinta dias, ou 3 e ½ anos de 360 dias. O ano bíblico é de trezentos e sessenta dias.

 

Levítico 25:8 nos ajuda a contar as Setenta Semanas de Daniel como semana de anos. O estudo de Daniel 9:24-27 mostra que todos os eventos relacionados dentro do texto, cabem dentro de 490 anos bíblicos.

 

INÍCIO DAS 70 SEMANAS DE DANIEL

 

 

Daniel 9:25 fixa o exato ponto de partida para a contagem das Setenta Semanas de Anos:  “... desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém...”. Quando aconteceu isso  ?

Em 445 a.C., Artaxerxes deu ordem específica para Neemias para reconstruir Jerusalém, cumprindo assim a profecia de Daniel 9:25.

Lendo Neemias 1:3 – 2:3 e 5:17, é fácil observar a específica preocupação em restaurar e edificar a cidade de Jerusalém.

Em 14 de março de 445 a.C., foram iniciadas as SETENTAS SEMANAS DE DANIEL, com a ordem de Artaxerxes à Neemias.


PRIMEIRO PERÍODO DAS 70 SEMANAS

 


 


O texto de Daniel 9:25 diz:  “... desde a saída de ordem para restaurar e edificar Jerusalém até o Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas: as ruas e as tranqueiras se reedificando, mas em tempos angustiosos”.

Três informações o texto nos oferece:

 

O período: 7 semanas de anos + 62 semanas de anos = 69 semanas de anos. Isso é, 49 anos + 434 anos = 483 anos.

 

O Fim desse período: até o Messias, o Príncipe”. Quando ocorreu isso?  (Zc 9:9 – Lc 19:28-40). 

Donald Hare, ex-Reitor do Seminário e Instituto Bíblico Batista em São Paulo, bem como Robert Andersen, em seu livro: “Príncipe Vindouro”, concordam que 06 de abril de 32 D.C, foi a data da entrada triunfal de JESUS em Jerusalém, que marca o fim das sessenta e nove semanas. PORTANTO, as sessenta e duas semanas de anos são contadas em 483 anos, entre 14 de março de 445 a.C. e 06 de abril de 32 D.C. 


O que aconteceu no período de 483 anos ? 

A nação judaica, a cidade de Jerusalém e o templo foram restaurados, mas com grandes lutas. Desde Zorobabel, Neemias e Esdras (Ed 4 – Ne 4:6), até os Selêucidas e Romanos com suas batalhas, abusos e pesados impostos sobre os judeus. Nesse clima de frustração, JESUS viveu e concluiu esse período.

 

LACUNA  HISTÓRICA DE ISRAEL

 

Daniel 9:26 descreve um grande intervalo na História de Israel. Com o fim das sessenta e nove semanas ou 483 anos, na entrada triunfal de JESUS em Jerusalém, desenvolvem-se dois quadros:

 

O primeiro quadro é terrível e é descrito no futuro de Israel. Daniel 9:26 descreve esse quadro da lacuna e intervalo histórico de Israel:

 

1)   O Messias será tirado de Israel. Morte, ressurreição e ascensão de JESUS (Mateus 23:39)

 

2)   O povo do príncipe que há de vir e destruirá Jerusalém, destruirá o templo e o fim da cidade de Jerusalém será como uma inundação. Isso ocorreu em 70 d.C. O General Romano, Tito, invadiu a cidade e a destruiu completamente até o ponto de o sangue rolar à altura da barriga dos cavalos e a nação de Israel se dispersar pelo mundo. Triste fim.

 

3)   “Estão determinadas as assolações e guerras até o fim”. Que destino terrível para Israel nesse tempo.

 

O segundo quadro é lindo. Nessa lacuna histórica de Israel, nasce a Igreja de Cristo (Mateus 16:18), sendo mais de 2000 anos de história da Igreja na Terra. (Romanos 9 a 11).

 

 

Diante desses quadros,

surgem duas questões:

Quando terminará esta lacuna histórica de Israel ?

Quando terminará a Dispensação da Igreja ?



SEPTUAGÉSIMA SEMANA

 

Sessenta e nove semanas de anos foram descritas. Falta uma semana de anos, no caso 07 anos. Observemos que a 69ª semana terminou em 06 de abril de 32 d.C. com a entrada triunfal de JESUS em Jerusalém. Falta a 70ª semana. Daniel 9:27 nos descreve.

 

Esses sete anos restantes, começarão com o Arrebatamento da Igreja e ninguém sabe quando será (Mateus 24:36; 42-44). Evidentemente que a Igreja de Cristo pode discernir os sinais dos tempos dados por Deus em Sua Palavra e estar atenta aos acontecimentos mundiais da atualidade, mas ninguém deve arriscar-se a ter a pretensão em querer estabelecer uma data para a volta de Cristo.

 

Quem assim o fez durante a história passou vergonha e por FALSO PROFETA. A data deste evento já foi DETERMINADA, mas é um mistério que pertence a Trindade Santa. Aos cristãos cabem, pregar o Evangelho à toda criatura e permanecerem em estado de vigilância, cheios do Espírito Santo, para que não sejam pegos de surpresa:

 

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.
Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra”.

Lucas 21:34,35

 

 


O início da 70ª semana marca o início da Grande Tribulação. Daniel 9:27 descreve:
 

O mesmo príncipe que há de vir, que destruiu Jerusalém, atuará nesses 07 anos. Quem é ele ? Qual foi o príncipe que destruiu Jerusalém e donde veio ? Donde virá o anticristo ? Observe a diferença entre Príncipe e Messias e o príncipe que há de vir”

 

 Esse príncipe fará um concerto com muitos, por 07 anos


Na metade dos setes anos, ele trairá ISRAEL;


Após a traição se inicia o período mais sombrio da Terra conhecido biblicamente como período da Grande Tribulação; um período de assolação mundial;


Essa assolação, vai até a consumação da semana ou o fim dos sete anos;


No fim dos setes anos, “o que está determinado por Deus será derramado sobre o assolador” ( 2ª Tel. 2:8 – Ap. 19:20).

 

CONCLUSÃO

O que Deus pretende fazer nesses 490 anos com Israel ? Daniel 9:24 responde:

a) Extinguir a transgressão; 

b) Dar fim ao pecado; 

c) Expiar a iniquidade;

d) Trazer justiça eterna; 

e) Selar a visão; 

f) Selar a profecia; 

g)Ungir o Santo dos santos.

 

Artigo Extraído da Revista de Escola Dominical Betel – “A Doutrina das Últimas Coisas” de 1992 – Lição 2 – As Setentas Semanas de Daniel.

Redigido e adaptado por Fernando Maio da Silva

Colaboração: Pb. José Soares da Silva.

 

 

 

 



"...sabendo que fui posto para o evangelho do Evangelho".

Filipenses 1:17

 

 

Um comentário: