Banner

sábado, 5 de junho de 2021

SE TEM O DOM DE CURA POR QUE NÃO SAÍ CURANDO ?

 OS DONS CESSARAM ?

 

Nos últimos anos temos visto muita gente falando nisso e podemos  perceber que falta bom senso, honestidade e o principal, nos revela um conhecimento superficial das Escrituras da parte de quem formulou esse tipo de pensamento. 


Quando ímpios formulam esse tipo de questionamento até poderíamos supor uma certa inocência. Mas quando é formulado por quem se diz cristão?


A conclusão que se tem é que esses teólogos cessacionistas que formulam esse tipo de pergunta são no mínimo desonestos, sem dizer que o fazem por malícia numa tentativa vergonhosa de tentar desprestigiar o movimento pentecostal.


Contudo vemos na Bíblia vários exemplos de cura e também de não cura.

"Eliseu morreu sem ser curado, apesar de ter dom até para ressuscitar os mortos (2Rs 13.14). 


Paulo, por sua vez, não curou Timóteo e nem Trófimo, apesar de ter todos os dons, em pleno século das curas e milagres(1Tm 5.23; 2Tm 4.20). 


O próprio Paulo tinha um espinho na carne pelo qual orou ao Senhor e teve uma resposta negativa da parte de Deus. (2a Coríntios 12:7).


Então devolvemos a pergunta: "Por quê os cristãos têm a obrigação de sair curando todo mundo, sendo que existem vários exemplos de pessoas que não receberam a cura na Bíblia ?"


Os cessacionistas estão baseando seu posicionamento numa premissa falsa e desonesta, já que quem cura é Deus e não o homem.


É através dEle. É Ele  quem concede Seus dons aos homens, mas Deus cura quem Ele quer, na hora que quer e uma das condições é: A FÉ.


Geralmente após suas curas Cristo dizia: Vai. A tua FÉ te curou. Vai. A tua FÉ te salvou.


Mas a Bíblia diz que nem TODOS TÊM FÉ (2a Tessalonicensses 3:2


Não podemos ser desonestos com o relato bíblico e IMPOR uma cura que é atribuída sob a condição da FÉ! 


Existe uma passagem muito famosa no Evangelho de João no capítulo 5 que conta a  história de um homem que ficou paralítico durante 38 anos.


Quando ele teve um encontro com Jesus, o Mestre lhe perguntou: QUERES SER CURADO?


Jesus tinha um senso de humor fantástico.

Imagine perguntar isso para uma pessoa enferma a quase 40 anos?


A verdade é que o senso de humor de Jesus tem um nome: Se chama RESPEITO pela individualidade do ser humano. Ele não é invasivo, Ele não é mau-educado. 


Jesus não é um mero curandeiro que sai por aí curando as pessoas. Seu maior interesse é na alma das pessoas. É curar a alma das pessoas. Relacionamento. SE  Jesus fosse um mero curandeiro, Ele  poderia apenas estender as mãos e pela autoridade de seu nome - CURAR - e ir embora.


Mas Ele perguntou: Queres ser curado? O que evidencia interesse na pessoa, em sua vida e não apenas tirar aquela enfermidade. 


Mas um dos requisitos é a pessoa.  Ela tem que querer. Isso mostra que além da CURA Jesus quer se relacionar com o ser humano. Ele pergunta pro enfermo: Queres ficar são? Não poderia chegar e CURAR e ir embora?


Aí o homem enfermo em vez de responder de pronto: É claro Senhor.... EU QUERO. Mas, Não ! 


Aí ele começa a contar a história da sua vida, reclamar, jogar a culpa nos outros, se fazer de coitadinho, etc...


Depois de toda a lamúria, Jesus disse:


"Levanta-te, toma o teu leito, e anda". E ficou são e nem precisou ser lançado no Tanque.


Jesus poderia simplesmente chegar e CURAR E PRONTO.


Mas não. Ele não se impõe. Ele respeita a individualidade de cada ser humano.


Além disso existiam muitos enfermos ali, mas Jesus curou apenas um.


Muitas pessoas não receberam a cura ou bênçãos da parte de Deus nos tempos de Jesus, principalmente por causa da INCREDULIDADE! 


Além disso, OS DONS DE CURA, que a BÍBLIA menciona não são para exibicionismo ou para fazer espetáculos, ou show para o mundo ver.


Jesus nunca foi exibicionista. 


Muitas de suas curas, ele recomendava às pessoas a não sair falando o que aconteceu.


SE TEM O DOM DE CURAR, ENTÃO POR QUE NÃO SAI CURANDO TODO MUNDO?





Este questionamento cessacionista é tão ridículo que chega a ser constrangedor respondê-lo. Mas supondo que houvesse um mínimo amparo bíblico para esse questionamento e o que está pressuposto por detrás dele, então deveríamos aceitar que nenhum apóstolo tinha dons de curar, já que nenhum deles curou TODOS os enfermos de seu tempo; nem também TODOS tinham o dom de operar maravilhas, já que um após outro foi morrendo, sem ninguém ir lá ressuscitar (que apóstolo ressuscitou outro?). 


Aliás, digo mais: se a tese cessacionista fosse plausível, então nem mesmo Jesus tinha o poder genuíno do Espírito, pois, embora tendo ressuscitado seu amigo Lázaro, não ressuscitou seu primo João Batista! 


E olha que João Batista morreu antes de Lázaro e desempenhara função muito mais importante para o ministério de Cristo. Ademais, está dito que sobre Nazaré, cidade onde Jesus viveu, que ele "não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles" (Mc 13.58). Logo, o poder do Espírito não opera sempre e/ou incondicionalmente para realizar milagres.


O crente pentecostal tem uma visão elevada da soberania de Deus: Deus faz o que quer, quando quer, através de quem Ele quer, mediante as condições que Ele quiser e em favor de quem Ele quiser! 


E o fato de Deus não ter no passado ou no presente curado a alguns e ressuscitado a outros de modo algum deve significar que este ou aquele dom tenha sido extinto da Igreja. O Espírito reparte a cada um "como quer" (1Co 12.11).


Curar todos, sempre e incondicionalmente nunca foi uma atribuição dos receptores dos dons espirituais. Nunca! Isso não passa de uma falácia incrédula cessacionista, que busca um pretexto para rejeitar - ainda que contrariando a Palavra - a continuidade dos dons espirituais.


"de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado" (1 Coríntios 1.7)


 Adaptador por Tiago Rosas


Deus abençoe e que Cristo lhe esclareça!


"...sabendo que fui posto para a defesa do evangelho".

Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário