Banner

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O Rev. Augustus Nicodemus Lopes e a obra de Cristo

 Bíblia x teólogo


O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, escritor, teólogo calvinista, professor e conferencista, publicou muitas obras que ficaram conhecidas no meio evangélico.

Mas uma dessas obras, me chamou a atenção, sendo publicada pela Editora Cultura Cristã, onde diz textualmente que Cristo não é o Salvador do mundo. 

A obra publicada alcunhada de "Interpretando o Novo Testamento Primeira Carta de João", de sua autoria traz comentários sobre a alulida epístola, tendo a sua primeira edição publicada em 2005 e o "Blog Oráculos Divinos" , trará o que o Reverendo afirmou em sua obra e fará a comparação com as Escrituras, trazendo assim a devida refutação, provando que Jesus é o Salvador da humanidade. 

Seguem os gráficos








Para não dizer que existe maldade por parte deste blog, ou que a frase foi tirada do seu contexto, vou reproduzir na íntegra o que o Reverendo disse na referida obra, destacando a heresia: 


"E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo (4.14). Sabemos também que Deus permanece em nós e nós nele porque cremos em Jesus Cristo, seu Filho. João aqui dá testemunho da missão do Filho de Deus. “Nós” se refere aos apóstolos, entre os quais, naturalmente, João se inclui. Eles viram o Filho de Deus encarnado (1.1-3; Jo 1.14). Viram seus milagres, suas obras, escutaram suas palavras, perceberam seu amor e seu poder. Foram testemunhas da sua morte, viram-no ressuscitado e com seus olhos contemplaram quando ele subiu aos céus. 

O testemunho deles continua falando até hoje. O que eles testemunham, por meio dos seus escritos - os quais compõem, hoje, as Escrituras do Novo Testamento é que a missão do Filho de Deus neste mundo foi de salvá-lo. Ele veio como “Salvador do mundo”, enviado pelo Pai. 

Notemos, em primeiro lugar, que o fato do Pai enviar o Filho não quer dizer que é maior do que o Filho. As Pessoas da Trindade são iguais em glória, majestade e poder. Porém, decidiram que tomariam papéis diferentes quanto à salvação do mundo. O Pai envia, o Filho executa, o Espírito aplica, e isso sem que seja prejudicada a igualdade das Três Pessoas. 

Em segundo lugar, notemos ainda que Jesus Cristo é o Salvador do mundo no sentido em que salva pessoas deste mundo, e não o mundo todo. O mundo aqui significa tanto judeus quanto gentios, os quais compõem a sociedade pecaminosa, as pessoas em rebelião contra Deus e debaixo do poder do Maligno. Somente Jesus Cristo pode salvar pessoas assim. Ele é o único, não há outro. Mediante sua obra redentora, pecadores são salvos. E nesse sentido que ele é o Salvador do mundo. 

Em João 3.16 vemos claramente que Cristo veio ao mundo salvar os que nele creem. Os demais perecerão (os seguintes textos de João devem ser interpretados da mesma forma, Jo 1.29; 3.17;4.42; 12.47). E evidente, por outros textos da carta, que João não está ensinando que o Filho de Deus vai salvar toda e cada pessoa do mundo: ele menciona os filhos do diabo (3.8,10), os que pecam para a morte, cuja perdição é inevitável (5.16) e os falsos profetas que saíram do meio da igreja (4.19). “Cristo não é, de fato, o Salvador de todos os indivíduos da raça humana, e portanto não foi enviado com esse objetivo. Pois, se tivesse sido, sua missão não teria sido plenamente cumprida". 

João se refere ao fato que Cristo foi enviado, não para ser o Salvador dos judeus somente, mas também dos gentios, que é o sentido principal da palavra ‘mundo’ aqui. Veio para salvar os eleitos de Deus, chamados de seu povo, suas ovelhas, seus amigos, sua igreja e filhos de Deus” (J. Gill).


Fonte:
Interpretando o Novo Testamento - Primeira Carta de João, de Augustus Nicodemus Lopes - 2005 - Editora Cultura Cristã, pág. 129.


Mas a Bíblia diz:



Cabe salientar que o Reverendo Hernandes Dias Lopes no esteio do que disse o Reverendo Nicodemus, também corrobora que Cristo não morreu por toda a humanidade em sua obra intitulada -  Comentários Expositivo de 1° Timóteo,  no cap. 2 verso 4; quando afirma que TODOS não são TODOS.

Típica hermenêutica desonesta de teólogos calvinistas, para atender as necessidades da sua seita. Tal tentativa é uma forma de dar suporte para um dos pontos da TULIP, a expiação limitada(Limited Atonement).

Convém trazer para esse estudo o descrito na Obra Teologia Arminiana - Mitos e Realidades 

Os Arminianos acreditam que a descrição calvinista do escopo da expiação é
falha, ela não pode deixar de evitar limitar o amor de Deus, que contradiz passagens
bíblicas tais como João 3.16, que os calvinistas interpretam como se referindo
não ao mundo todo (ou seja, todas as pessoas), mas a pessoas de todas as tribos e
nações. 

Os Calvinistas argumentam que a ênfase Arminiana na Universalidade da expiação
resulte inexoravelmente em Universalismo; se Cristo, na verdade, padeceu os pecados
de todas as pessoas, por que é que alguém iria para o inferno? Todos não seriam
salvos pela morte expiatória de Cristo? O inferno não seria uma punição redundante?[argumentam eles]

Os Arminianos respondem que é exatamente isto que torna o inferno tão trágico - ele
é absolutamente desnecessário. As pessoas vão para lá não porque suas punições
não foram sofridas por Cristo, mas porque rejeitam a anistia fornecida por Cristo por
intermédio da morte substitutiva de Cristo¹.

___________________________
1. 
TEOLOGIA ARMINIANA - MITOS E REALIDADES, Roger Olson, Ed. Reflexão, pág. 84



Ainda o mesmo autor em outra obra corrobora a expiação Universal.

Os Arminianos consideram estas e outras passagens bíblicas semelhantes a estas como clara e inequivocamente apontando para o desejo universal de Deus para a salvação de todas as pessoas. 
O versículo de 1ª Timóteo 2.4, na língua grega, não pode ser interpretado de qualquer outra forma além de se referir a todas as pessoas, sem limite. Alguns calvinistas interpretam 2 Pedro 2.4 como se referindo apenas aos eleitos, mas à luz de 1 Timóteo 2.4, tal interpretação dificilmente funciona.²


______________________________
2. CONTRA O CALVINISMO, Roger Olson, Ed. Reflexão, pág. 105


Conclusão


Ou seja, o Calvinismo é uma distorção do Evangelho ortodoxo deixado por Cristo e pelos Apóstolos, pois restou demonstrado que a Expiação é Universal e diferentemente do que afirma o Reverendo Nicodemus: “Cristo SIM é, de fato, o Salvador de todos os indivíduos da raça humana, e SENDO PORTANTO enviado com esse objetivo". 





A orientação desse blog é rechaçar tal teologia, encerrando com as palavras do Apóstolo Paulo.

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:8)



...sabendo que fui posto para defesa do evangelho.

Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário