Banner

segunda-feira, 20 de março de 2017

O REINO MILENAR DE CRISTO SERÁ LITERAL ?

Falsos teólogos ensinam 
que o Milênio não será literal





Como se sabe, um dos sinais dos tempos do fim, seria a propagação de falsos ensinos e heresias. O Apóstolo Pedro na sua segunda carta já advertia sobre isso:

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade".
(2ª Pedro 2.1,2)



Tal profecia pode se aplicar perfeitamente aqueles pretensos teólogos que afirmam que o Reino Milenar de Jesus não será literal, contudo o ensino cristalino das Escrituras é de que haverá um Reino Milenar literal na Terra de 1000 anos.

OS FALSOS MESTRES que defendem essa ideia são chamados de AMILENISTAS. O prefixo "a" em amilenismo significa "não" ou "sem", ou seja, o amilenismo significa “sem milênio”. 



Em contrapartida a posição das Escrituras é que a Segunda Vinda de Cristo ocorrerá e irá acontecer em duas fases distintas: 
 
A primeira de forma secreta para o mundo e visível apenas para os fiéis, doutrina conhecida como o "Arrebatamento da Igreja".
  (1ª Tessalonicenses 4. 16,17)

E a segunda fase dessa vinda, é a vinda em Glória, para se manifestar a Israel, ao mundo e estabelecer seu Reino na Terra. (Mateus 24.27).









A VOLTA DE JESUS se dará em duas fases distintas, como fora explanado e será antes do Seu REINO MILENAR, um Reino Teocrático e literal de 1000 anos; posição essa que está em harmonia com o restante das Escrituras e que é conhecida de PRÉ-MILENISMO.



Outra corrente escatológica que não tem fundamentação bíblica é chamada de pós-milenialismo/pós-milenismo, ou seja, é a crença de que Cristo vai retornar depois que os cristãos – não o próprio Cristo – estabelecerem o reino na terra.

Em síntese, nem o AMILENISMO e o PÓS-MILENIALISMO tem sustentação bíblica, mas apenas na mente de falsos mestres, que tanto Jesus, quanto os Apóstolos Paulo e Pedro mencionaram em seus ensinos.

Desta forma, apenas o PRÉ-MILENISMO é a interpretação que mais se harmonia com o testemunho das Escrituras.

AMILENISTAS através de uma interpretação rasa das Escrituras acreditam que Cristo esteja sentado agora mesmo no trono de Davi e que a era atual da Igreja seja o reino sobre o qual Cristo tem domínio. 
 
Não há dúvida nenhuma de que Cristo esteja agora mesmo sentado no trono, mas isso não significa que esse seja o reino ao qual a Bíblia se refere como o trono de Davi. Não há dúvida de que Cristo agora reina, pois Ele é Deus, mas seu Reino HOJE é ainda um Reino espiritual e com sede no coração daqueles que se renderam fielmente a ELE.

O fato de JESUS SER REI, não significa que Ele esteja exercendo agora o Seu reino milenar.





Para que Deus possa cumprir as Suas promessas a Israel e Sua aliança com Davi, conforme o livros de 2º Samuel 7:8-16; 23:5; Salmos 89:3-4, tem que existir um REINO FÍSICO E LITERAL NA TERRA. 


Duvidar disso é questionar o desejo de Deus e sua habilidade de cumprir as Suas promessas, e isso abre as portas para vários problemas teológicos. 


Por exemplo, se Deus pudesse renegar Suas promessas a Israel depois de afirmar que eram “eternas”, como poderíamos ter certeza de quaisquer de Suas promessas, inclusive das promessas de Salvação aos que creem no Senhor Jesus? A única solução é acreditar na Sua Palavra e compreender que as Suas promessas serão cumpridas literalmente.



PROVAS BÍBLICAS CLARAS DE QUE O REINO MILENAR SERÁ UM REINO LITERAL NA TERRA 



1) Os pés de Cristo tocarão o Monte das Oliveiras antes do Seu reino ser estabelecido;

 (Zacarias 14:4,9);


2) Durante o Reino, o Messias vai executar justiça e julgamento na Terra;

 (Jeremias 23:5-8);


3) O Reino é descrito como sendo debaixo do céu;

 (Daniel 7:13-14,27).


4) Os profetas profetizaram de mudanças terrenas dramáticas durante o Reino;

(Atos 3:21; Isaías 35:1-2; 11:6-9; 29:18; 65:20-22; Ezequiel 47:1-12; Amós 9:11-15); 


5) A ordem cronológica dos eventos de Apocalipse indica a existência de um Reino Milenar antes da conclusão da história mundial 

(Apocalipse 20). 




UMA DUPLA HERMENÊUTICA

AMILENISTAS se apegam ao não cumprimento de algumas profecias para defender a não existência de um REINO MILENAR LITERAL. Acreditam que uma leitura "espiritual" das profecias não cumpridas seja a leitura apropriada daqueles textos. Isso se chama de dupla hermenêutica. 

O amilenista acredita que a maioria, se não todas, das profecias não cumpridas são escritas em linguagem simbólica, figurativa e espiritual. Portanto, os amilenistas dão um sentido diferente àquelas partes da Bíblia do que o significado normal e contextual de suas palavras.

O problema de interpretar profecias não cumpridas dessa forma é que abre as portas para uma grande quantidade de significados. A menos que se interprete a Bíblia no sentido normal, não haverá apenas um significado. Ao mesmo tempo, Deus, o grande Autor de todas as Escrituras, teve apenas um significado em mente quando inspirou os autores humanos a escreverem.

Embora possamos tirar muitas aplicações para as nossas vidas de uma só passagem da Bíblia, há apenas um significado e esse significado é o que Deus quis transmitir.

Além disso, o fato de que profecias cumpridas foram cumpridas literalmente é o melhor motivo para acreditarmos que as profecias ainda não cumpridas serão cumpridas literalmente.

As profecias sobre a primeira vinda de Cristo foram todas cumpridas literalmente. Portanto, deve-se esperar que as profecias sobre a segunda vinda de Cristo também serão cumpridas literalmente. 
 
Por esses e outros motivos, uma interpretação alegórica de profecias não cumpridas deve ser rejeitada e uma interpretação literal ou normal dessas profecias deve ser adotada.

O AMILENISMO falha por utilizar uma hermenêutica inconsistente, ou seja, a interpretação da profecia não cumprida de forma diferente da profecia cumprida.

Conclui-se portanto, lançando mão de uma Hermenêutica honesta, que 
PRÉ-MILENISMO é a interpretação mais harmoniosa com o restante das Escrituras.

Ou seja, haverá a volta de Cristo, em duas fases distintas - o Arrebatamento da Igreja e Volta em Glória, e em seguida o Reino Milenar de Cristo, que será literal na Terra - Essa é uma das maiores esperanças da Igreja de Cristo.


Colaborou: https://www.gotquestions.org/Portugues/amilenialismo.html


"...sabendo que fui posto para a defesa do evangelho".

Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário