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quinta-feira, 28 de abril de 2022

Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Romanos 9:13


Divulgação: revistaimpacto.com.br


A explicação dos defensores da dupla predestinação é engenhosa. Como Deus preferiu Jacó e rejeitou Esaú, logo segundo o Calvinismo, Deus salva alguns e rejeita outros. Porém, não é essa a exata interpretação do texto. Usar esse texto como uma referência a dupla predestinação é uma afronta ao texto bíblico. É uma eisegese e não uma exegese.


Em Romanos 9.9 à 13, o apóstolo Paulo está usando o trecho de Gn. 25:23 associando detalhes de Malaquias 1:1-4. 


O texto em tela não está falando de salvação individual ou de condenação. O uso do termo é menos pessoal e mais nacional. 


«Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú» deve ser interpretado no sentido de duas nações, não de dois indivíduos.


Como eu sei disso ? Por causa de um termo teológico que se chama hermenêutica, ou seja, temos que interpretar o texto com base no contexto imediato e remoto.


Nesse caso é avaliado o contexto remoto e passagens paralelas, porque como dito anteriormente Romanos 9:13 é uma referência de Paulo à duas citações do AT (Gn 25.23; Mal. 1.2,3). 


👉🏼Jacó, o mais novo, teria um papel mais importante na história que Esaú, seu irmão. Deus o escolheu  para ser o ancestral do Messias. Foi através de Jacó que o Messias foi revelado ao mundo. 


👉🏼Esaú, citado em Hebreus 12.16 como  “impuro” e “profano”, perdeu seu direito de primogenitura, contudo, nada se diz dele ter perdido sua salvação. Desafio alguém me provar na Bíblia na biografia de Esaú que ele perdeu a salvação. 


A escolha de Jacó tinha uma finalidade, não em termos salvívicos,  mas sim desempenhar um papel de destaque na história, mas isso não significa que Esaú tinha que perder a sua salvação, ou que foi predestinado para o inferno. O contexto bíblico-histórico nos revela que Esaú e seus descendentes, os edomitas, não tiveram a mesma importância na história que tiveram Jacó e os israelitas. 


Além disso, «amor» e «aborrecimento» não são fundamentos de eleição, como nós entendemos estes sentimentos subjetivos. Deus não é arbitrário em Sua escolha e não pode ser acusado de favoritismo irracional. 

Os termos usados por Paulo indicam antes uma função 

e um destino nacionais. 


O texto de Romanos está dizendo que Judá, foi eleito para a revelação progressiva na história. Israel deveria ser o veículo das bênçãos espirituais para as outras nações, e, nesse sentido, se tornar a mais elevada de todas as nações. Mas mesmo diante do aparente fracasso da nação predestinada,  o pináculo de tudo foi ocupado pelo Messias, o qual veio ao mundo por intermédio de Israel. 


Em nenhum momento da interpretação o texto bíblico sugere tratar-se da salvação e perdição de alguém. 


Portanto, é lícito afirmar biblicamente que essa referência dupla se aplique as duas nações, bem como as bênçãos espirituais e não a salvação individual. E além disso nada mais é dito no texto, senão que o mais moço será servo do mais velho” (v.12).


Literalmente, Esaú nunca serviu a seu irmão Jacó. Quando é dito em Romanos 9:12 que “o mais velho servirá o mais novo”, a profecia somente teve cumprimento com os seus descendentes.


Como foi dito, a referência  “amei a Jacó e odiei a Esaú” é uma citação do livro de Malaquias 1.1-4. 


Em Malaquias, esses nomes representam os povos que descenderam de Jacó, e os que descenderam de Esaú, os edomitas. Em vista de que os edomitas haviam perseguido os judeus, Deus disse: “desolarei a vossa terra. . .”


Direito de primogenitura e salvação


Deus prometeu o direito de primogenitura a Jacó. Em que lugar da Bíblia isso significa que Esaú não podia salvar-se? Em nenhum lugar. Em parte alguma das Escrituras lemos que Esaú não podia ser salvo.


Esaú de fato buscou o direito de primogenitura com lágrimas, e foi incapaz de obtê-lo, mas em parte nenhuma a Bíblia diz que ele não poderia salvar-se. Na realidade, a Bíblia diz é que Deus amoleceu o seu coração para com o irmão, e ele o acolheu no fim de sua vida (Gênesis 33.4).


Nada há absolutamente nas Escrituras que tome esse verso de Romanos 9 para aplica-lo ao destino eterno de indivíduos.


Encontraremos no céu crentes tanto de Edom (Am 9.12) quanto do país vizinho, Moabe (Rt 1), assim como haverá pessoas no céu de toda tribo, raça, língua, povo e nação (Ap 7.9).


Extraído do site cacp


"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".

Filipenses 1:17

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