Banner

sábado, 11 de janeiro de 2020

O LIVRE ARBÍTRIO E A SOBERANIA DE DEUS


NÃO EXISTE CONFLITO ENTRE A SOBERANIA DE DEUS E O LIVRE ARBÍTRIO HUMANO !



O livre arbítrio humano antes da queda interferia na soberania de Deus? E depois da queda, se aceitarmos hoje o livre arbítrio, isso influenciaria na onipotência de Deus?

Se Deus era soberano nas escolhas de Adão, causando tais "escolhas" mesmo antes da queda, Adão também não tinha livre arbítrio, porque Adão não tinha outra escolha a não ser fazer o que Deus planejou e o instigou a fazer. 

Sendo assim, muitos calvinistas entendem que o pecado de Adão fazia parte do plano soberano de Deus, que o Senhor arquitetou antes mesmo de criar Adão e dirigiu os acontecimentos até de fato ocorrer a queda.
-


Ela mostra um Deus dissimulado que sabia que Adão pecaria porque era da vontade e plano de Deus que assim acontecesse, mas, mesmo assim, Gênesis mostra Deus ordenando a Adão a NÃO PECAR, mas segundo a ótica calvinista Deus fez Adão desobedecer, mesmo dizendo para não comer do fruto proibido.



Um Deus que se contradiz numa interpretação de soteriologia que se auto refuta, não condiz com o Deus da Bíblia e tal tipo de interpretação contraditória não se coaduna com a harmoniosa revelação das doutrinas bíblicas que são homogêneas.



No entendimento calvinista, é como se Deus tivesse ordenado a Adão e Eva que não comessem do fruto proibido, mas "por debaixo dos panos", já havia determinado em seu soberano plano a desobediência dos mesmos e a queda dos tais.


Um Deus que fala pra você não fazer algo, mas te obriga a desobedecer às ordens que Ele mesmo te deu, não pode ser considerado um Deus que fala a verdade e que tenha uma moral mais elevada do que a do próprio Satanás.

Ao menos todos sabem que Satanás é maligno, enquanto o "Deus" da interpretação calvinista mente (como satanás), tem duas caras (na própria teologia calvinista isso é chamado de VONTADE REVELADA versus VONTADE OCULTA) e é falso com Adão e Eva dizendo a eles uma coisa e dirigindo eles a cometerem o contrário do que lhes ordenou.

Ou seja, um Deus que te ORDENA - NÃO PEQUES - Mas que já tinha ORDENADO o seu pecado ? Que tipo de deus hipócrita é esse ? 

Cabe aqui a seguinte pergunta:  "Se o homem foi predestinado a pecar e ele peca...Tal homem está obedecendo ou desobedecendo a Deus???


E a desculpa argumentativa de calvinistas é que Deus é soberano e que sabe o que é melhor para todos! Ou seja, o céu é para quem Ele quer e o inferno pra quem Ele não quer levar ao céu!

Não, esse não é o Deus revelado nas Escrituras !



CONCLUSÃO 



agostinho livre arbítrio


Os inimigos do livre-arbítrio não descreem nele por terem alguma prova eficaz de que ele inexista, mas sim porque são DETERMINISTAS e no determinismo simplesmente não faz sentido afirmar que Deus determina todas as coisas e que mesmo assim o homem é “livre”, a não ser que se mude totalmente o conceito de liberdade ou que seja um determinista inconsistente.



Na obra intitulada "Evangelism", pág 58, o "teólogo" calvinista Gordon Clark, afirmou que só um demente acreditaria em ambos: Soberania de Deus e livre-arbítrio.

Contudo, dentre as razões lógicas e bíblicas, o livre-arbítrio é a única forma de colocar na conta do homem o mal e o pecado que existe no mundo.

Se o pecado não provém do homem, então provém de Deus, o que é um absurdo, blasfemo e herético. Como bem disse Miley, “se não existe livre-arbítrio, todo mal deve ser colocado na conta de Deus”. ¹

O fato é que, sem o livre-arbítrio, não apenas Deus é o verdadeiro autor do pecado e do mal, mas também é Ele quem planejou e tornou certa a nossa rebelião contra Ele

__________________
Nota


1. MILEY, John. Systematic Theology. Peabody, Mass.: Hendrickson, 1989. v. 1, págs. 204-205.




Colaboração 

1) Visão Bíblica Blog por Pedro Júnior

https://www.facebook.com/visaobiblicablog/_

2) CACP - Centro Apologético Cristão de Pesquisas
http://www.cacp.org.br/


Adaptações deste blog.






"sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".



Filipenses 1:17





Nenhum comentário:

Postar um comentário