Banner

terça-feira, 19 de julho de 2022

DEUS ODEIA O PECADOR ?

 


 

 

Infelizmente, por um prisma, mas felizmente por outro,  temos visto tanto a proliferação das seitas acentuar, bem como o ateísmo crescer nos últimos anos.

 

Felizmente, porque isso significa que a Palavra de Deus está se cumprindo e infelizmente por que parte é culpa da Igreja que não faz pelo Evangelho, o que as SEITAS fazem pelo erro. 

 

Além disso, a disseminação daquilo que parece Evangelho, mas não é, temos o caso do Calvinismo, Adventismo, Espiritismo, Testemunhas de Jeová, entre outras seitas pseudo-cristãs. 

 

O "Blog Oráculos Divinos", tendo compromisso com a verdade exarada nas Escrituras, defende a linha teológica Arminiana, pois entende ser mais harmoniosa com todo o texto sagrado, além de expor à luz da Bíblia, a linha teológica calvinista, bem como refutar seus ensinos nefastos que deturpam o  santo caráter de Deus e torcem as Escrituras.  Por isso entendemos que o Calvinismo não tem nada de Evangelho. Como  disse Laurence M. Vance:

 

"As doutrinas do Calvinismo, são danosas ao evangelismo, à salvação das almas, à oração, à pregação, e ao Cristianismo prático em geral.

Por essa razão, o Calvinismo é a maior heresia cristã que já contaminou a Igreja".*

 




Um ensino falso que é muito disseminado pelo Calvinismo, é que DEUS ODEIA O PECADOR. Segundo esse ensino, "Deus odeia o pecador", e teólogos calvinistas, como o teólogo Paul Washer por exemplo afirmam isso, com base no Salmos 5, que diz:
Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

Salmos 5:5,6
Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

Salmos 5:5,6


Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

Salmos 5:5,6

 

O verso 4 diz textualmente que Deus não tem prazer na iniquidade, nem com Ele habita o mal. 

 

O próprio verso 5 é interpretado a luz do seu contexto remoto, já que diz que os loucos não pararão à tua vista. Outras traduções vertem:

 

"Os arrogantes não permanecerão na tua presença; odeias todos os que praticam a iniquidade".
NAA: Nova Almeida Atualizada

 

Nada mais claro nas Escrituras de que Deus é santo e o escritor aos Hebreus corrobora isso quando afirma que sem santificação ninguém verá ao Senhor( Hb. 12:14).

 

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 

1ª Pedro 1:15-16

 

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;

Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;

Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

1ª Tessalonicenses 4:3, 4 – 7, 8

 

Além disso o texto diz: NÃO PARARÃO -  NÃO PERMANECERÃO.

 

Ora, se esses verbos [ PARARÃO - PERMANECERÃO] não estiverem no futuro eu não sei mais o que signficam esses verbos na língua portuguesa. 

 

Ou seja, podemos perceber também o caráter escatológico do próprio verso 5, que deixa implícito que no fim dos tempos, os  ímpios serão lançados no  lago de fogo.( Apocalipse 20:15) - não permanecerão na tua presença.

 

Hoje os ímpios desfrutam da Dispensação da Graça, onde tem a possibilidade de arrependimento, mas no fim dos tempos, caso não se arrependam dos seus pecados, serão lançados no Lago de Fogo. 

 

No último livro da Bíblia temos a informação que nenhum pecador entrará no céu:

 

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 21:27

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 21:27



 

Os Salmos 15  mostra  quem é o verdadeiro cidadão dos céus:

 

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

Salmos 15:1,2



O pior é quando aqueles que se dizem arminianos começam a simpatizar com a teologia calvinista e corroboram com essa MENTIRA.

 

O próprio contexto imediato já refuta a ideia que Deus odeia o pecador. No verso 10 temos três elementos que fazem o pecador ser condenado: AS SUAS OBRAS, AS SUAS ATITUDES PECAMINOSAS e não por que Deus os odeia.


Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.

Salmos 5:10

Declara-os culpados, ó Deus; caiam por <seus próprios conselhos;> lança-os fora por causa da multidão de <suas transgressões,> pois <se rebelaram> contra ti.

Salmos 5:10


 

Perceba: Três elementos no verso 10 que vaticinam a condenação do PECADOR:

 

  • seus próprios conselhos;
  • suas próprias transgressões;
  • rebelião contra Deus.

 

Ou seja, não é bíblico o ensino que Deus odeia os pecadores, mas por causa de suas atitudes pecaminosas, seus atos, serão condenados. Por isso quando um cristão diz: 

 

"Deus odeia o pecado, mas ama o pecador", a frase tem base bíblica.

 

 Mais claro que Romanos 5:8 impossível:


 

 

Os pseudos teólogos  tanto do Calvinismo, quanto aqueles que se enamoram por tal doutrina, esquecem de uma regra básica de hermêuntica: CONTEXTO.

 

Quando Deus no Salmos 5, diz que Deus odeia o pecador, deve ser levado em conta, alguns fatores:

 

1) O contexto histórico;

2) Contextualizar a época em que Salmos foi escrito;

3) Quem escreveu, e por que escreveu aquele Salmos ?;
 

4) Não eram cristãos, mas sim judeus;


5) Categoria que aquele Salmos está inserido, IMPRECATÓRIO no caso ou de SÚPLICA, que não deixa de ser um Salmo imprecatório;

 

6) Considerar que Salmos foi escrito dentro um contexto dispensacional diferente do atual, "Dispensação da Lei" e não da "Graça", e além desses fatores, Salmos é um livro poético. 

 

 

Vale salientar o que C.S. LEWIS diz em sua obra LENDO OS SALMOS:

“O que precisa ser dito, contudo, é que os salmos são poemas, e poemas existem para serem cantados. Não são tratados doutrinários, nem mesmo sermões”¹

 
 

 

A Bíblia Explicada também faz um comentário interessante sobre o estudo sistemático do Livro de Salmos:

 

"Os salmos imprecatórios (esses que denunciam os inimigos) são o clamor dos oprimidos em Israel implorando a justiça - um apelo apropriado ao direito do povo terrestre de Deus, e baseado nas promessas da Aliança Abraâmica (Gn 15.18), mas um apelo impróprio para a Igreja, um povo celeste, que toma seu lugar com um Cristo rejeitado e crucificado (Lc 9.52-55).²


Diante do exposto, a grande questão que dizem ser insolúvel, é apenas uma questão de hermenêutica e não um mistério insondável para o estudante honesto das Escrituras que entende perfeitamente em que contexto foi escrito e por que é dito naquele contexto dispensacional, histórico e cultural, entre outros elementos; o por que a Bíblia diz que Deus odeia o pecador. 

 

Hoje com os recursos didáticos, além de hermenêuticos que possuímos é possível analisar as Escrituras através de uma cosmovisão e não com um olhar telescópico.

 

Muitos ignoram que  que a revelação do Deus bíblico tem caráter histórico, isto é, foi sendo captada progressiva e lentamente ao longo de uns dezenove séculos até ao seu ponto culminante no NT, onde lemos o Filho de Deus afirmar:

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus".

Mateus 5:44


 

 

 CONCLUSÃO

 

Como disse: ARMINDO DOS SANTOS VAZ 

 

"Os textos sagrados, [especialmente o livro de Salmos,] devem ser lidos historicamente, isto é, situados em cada momento do seu quadro histórico como marcos de um caminho de procura e descoberta do rosto perfeito de Deus; e, para ir ao encontro dessa exigência, não se pode esquecer a evolução das ideias religiosas dos povos do antigo Próximo Oriente, de que Israel fazia parte. Os princípios e critérios de moralidade sofreram a evolução da revelação de Deus (Mt 19,8); estavam sujeitos aos condicionamentos do ambiente e do tempo". ³

 

____________________________________

Bibliografia

 

*  Laurence M. Vance, págs 2, 3 - O outro lado do Calvinismo.

1. Lewis, C.S., Lendo os Salmos, pág. 11 - Editora Ultimato LTDA.

2. A Bíblia Explicada, pág, 171 - Editora CPAD 

3. VAZ, Armindo dos Santos, pág 63 - "A imagem de um Deus violento na Bíblia". 

 

 

"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".

Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário