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domingo, 20 de março de 2022

EXISTE A POSSIBILIDADE DO CRISTÃO PERDER A SALVAÇÃO ?



Armínio e a possibilidade de perda de salvação


“Jesus Cristo, também pelo seu Espírito Santo, as auxilia [as pessoas salvas] em todas as tentações que enfrentam, e lhes proporciona o pronto socorro de sua mão; também entendo que Cristo as guarda não as deixando cair, desde que tenham se preparado para a batalha, implorando a sua ajuda, e não querendo vencer por suas próprias forças”.

(As Obras de Armínio, vol. I, p. 232).


“(…) embora seja verdade que aquele que pedir [em oração] pode ser confirmado contra as tentações, e pode não cair, ainda assim é possível que ele possa não pedir e, desse modo, não receber aquela força, de modo que a deserção [da Igreja, o Corpo de Cristo] aconteça. Daí surge a constante necessidade de oração (…)” .

(As Obras de Armínio, Vol. III, p. 458, 459).


“Se alguém afirma que levando em consideração o fato de terem sido eleitos não é possível que os crentes, finalmente, venham a cair e se manter longe da salvação, porque Deus decretou salvá-los – eu respondo que o decreto sobre ser guardado não tira a possibilidade da condenação, mas remove a condenação em si. (…) é impossível que os crentes, desde que permaneçam fiéis, venham a perder a salvação. Porque se isso fosse possível, o poder que Deus decidiu empregar para salvar os crentes seria vencido. Por outro lado, se os crentes apostatarem da fé e se tornarem incrédulos, é impossível que eles não se desviem da salvação, ou seja, desde que continuem incrédulos” 

(As Obras de Armínio, vol. I, p. 257, 258).


“É possível que um cristão fiel caia em algum pecado mortal, e disso Davi parece ser um exemplo.

Portanto, ele pode cair em um momento tal que, se estivesse, então, prestes a morrer, estaria condenado” .

(As Obras de Armínio, vol. I, p. 355).


“(…) basta que ele saiba que não declinará da fé por nenhuma força de satanás, do pecado e do mundo, e por nenhuma inclinação ou fraqueza da sua própria carne, a menos que ele, voluntariamente, ceda à tentação, e negligencie a busca de sua própria salvação de uma maneira consciente”.

(As Obras de Armínio, vol. II, p. 434, 435).


“…[a opinião] que afirma que é possível que os fiéis percam a fé sempre teve mais apoiadores na igreja de Cristo que aquela que nega a possibilidade de que isso ocorra”. 

(As Obras de Armínio, Vol. II, p. 434).


“(…) enquanto durar essa continuação e confirmação, os fiéis não parecem deixar de correr o risco de cair. Pois assim como qualquer pessoa pode não estar disposta a ser edificada sobre a pedra, também é possível que o mesmo homem, se começar a ser edificado, caia, resistindo à continuação e confirmação da edificação. (…) praticamente toda a antiguidade é da opinião de que os fiéis podem cair e perecer”.

(As Obras de Armínio, vol. III, p. 458).


“(…) enquanto a semente de Deus estiver em uma pessoa, ela não peca para a morte, mas é possível que a semente, propriamente dita, por sua própria culpa e negligência [do crente], seja removida de seu coração e assim a sua primeira criação, à imagem de Deus, foi perdida, também a segunda transmissão pode ser perdida (…) o pecado reinante não pode subsistir com a graça do Espírito Santo. Também é verdade que o pecado não reina no regenerado, pois, antes que isso possa acontecer, é necessário que ele rejeite a graça do Espírito Santo, que mortifica o pecado e restringe o seu poder” .

(As Obras de Armínio, vol. III, p. 460, 467).


“Romanos 6 também é uma exortação do apóstolo aos fiéis, para que não mais vivam em pecado, porque, em Cristo, estão mortos para o pecado. Esta advertência aos cristãos seria em vão, se não fosse possível que eles vivessem em pecado, mesmo depois de sua libertação do seu domínio”.

(As Obras de Armínio, vol. III, p. 460).


“Com base nessa passagens [de escritos de Agostinho], em minha opinião, ficará claro que Agostinho pensava que alguns fiéis, algumas pessoas justificadas e regeneradas, algumas a quem havia sido concedida a fé, esperança e amor, podem apostatar e se perder e, apostatarão e se perderão, com a única exceção dos predestinados” .

(As Obras de Armínio, vol. 3, p. 467)


“No início da fé em Cristo e da conversão a Deus, o fiel se torna um membro vivo de Cristo. Se ele perseverar na fé de Cristo, e mantiver uma boa consciência, permanecerá como um membro vivo. Mas se ele se tornar idolente, se não tiver cuidado consigo mesmo, se der lugar ao pecado (…) prosseguindo dessa maneira, por fim, ele morre inteiramente e deixa de ser um membro de Cristo”.

(As Obras de Armínio, vol. III, p. 473).


CONSIDERAÇÕES FINAIS


As palavras e ensinos de Jacó Armínio foram bastante torcidas pelos seus adversários, bem como até nos dias de hoje, a Teologia Arminiana sofre com acusações infundadas e improcedentes, caluniosas na maioria das vezes.


Por esta razão Armínio não dizia publicamente que “um verdadeiro crente pode tanto cair totalmente distanciando-se da fé, e perecer” sem que tal afirmação fosse seguida de uma explicação detalhada, para não parecer que ele estivesse defendendo insuficiência da GRAÇA de Deus e de que o “os eleitos podem, finalmente, ser perdidos se não perseverassem até o fim”. 


Até porque para Armínio, a ELEIÇÃO bíblica leva em conta a perseverança final do cristão, não apenas a regeneração, sendo impossível que o que persevera até o fim, perca a salvação. 


Pois se isto fosse possível, de que modo o crente que persevera poderia ter certeza de sua salvação? 


Paulo disse à Timóteo: "...eu sei em quem tenho crido".

(2ª Timóteo 1:12)


Também disse:

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda".

(2ª Timóteo 4:8)


"...tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor".

(Filipenses 1:23)


Assim como existem textos claros que nos mostram que podemos ter certeza a de salvação, a Bíblia também mostra textos irrefutáveis que nos mostram a possibilidade de perca de salvação.


"No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis. 

Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro".

(Colossenses 1:22,23)


E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.

(Hebreus 5:9)Salvação é pra quem obedece.


Além desse, outros textos em Hebreus também mostram essa possibilidade. 


SEGURANÇA EM CRISTO


Um dos pontos do Arminianismo - SEGURANÇA EM CRISTO - trás luz sobre essa importante doutrina que infelizmente ainda tem trazido muitas dúvidas ao coração de muitos cristãos.












O cuidado de Armínio era o mesmo de um teólogo hoje que evita dizer apenas que “Deus é três pessoas”, sem que isto seja devidamente explicado, para não parecer o ensino de um triteísmo, embora todos cremos que, de fato, Deus é um, existente eternamente em três pessoas distintas.


Entendendo-se este contexto de disputa teológica, e de extrema cautela de Armínio em que suas palavras não sofressem dano, ficará bem claro nas citações acima, retiradas das Obras de Armínio, que  acreditava sim na possibilidade do convertido, o crente regenerado, negligenciar a fé, negar a graça do Espírito Santo, e afastar-se finalmente da salvação outrora abraçada, mas não por uma força externa a que o crente não tivesse de Deus graça suficiente para vencer, e sim porque tal crente primeiro negou esta graça, e o fez livremente. 


Armínio cria que o livre-arbítrio restaurado pela graça preveniente podia, mesmo após a conversão, ser usado para negar a Cristo. 


Ele queria que este ponto fosse melhor discutido no Sínodo da Holanda, mas tanto em suas aulas na Universidade de Leyden, em sua declaração de sentimentos, como em suas cartas pessoais a doutores calvinistas, já deixava claro seu posicionamento, junto com muitos doutores contemporâneos seus e da antiguidade: o regenerado pode cair da fé e perder-se finalmente.


Extraído do aplicativo CACP com adições minhas !


"...sabendo que fui posto para a defesa do evangelho".

Filipenses 1:17


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