Banner

domingo, 30 de agosto de 2020

RAZÕES BÍBLICAS POR QUE A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO

 POR QUE A IGREJA NÃO PASSARÁ 

PELA GRANDE TRIBULAÇÃO ?



1) Nenhuma passagem na Bíblia fala, digamos, claramente, objetivamente, que a igreja passará pela Grande Tribulação. ISRAEL SIM, sempre está identificado como passando pela Grande Tribulação, bem como as nações ímpias de todo mundo, mas a igreja não.


2) O livro do Apocalipse, ou das revelações, é um tratado da “Septuagésima semana de Daniel” (Dn 9.27). A história da Igreja está registrada nas cartas às sete igrejas da Ásia menor, nos capítulos 2,3. Isso representa a história universal da Igreja do Senhor Jesus, desde sua inauguração no dia de Pentecoste até o rapto. A partir do capítulo 4, começou a revelar o que aconteceria Depois destas coisas” (4.1), isto é, depois do período da Igreja.

Os capítulos 9 a 19 descrevem o período da Grande Tribulação. É interessante e significativo que, em todos esses capítulos, a Igreja não é mencionada nenhuma vez. No capítulo 4, os 24 anciãos sentados sobre tronos em volta do Trono de Deus, como representantes da Igreja arrebatada que já recebera seus galardões e que já se sentara com Cristo em tronos (Ap 3.11). 

Em Apocalipse 19.4-8 vemos a Igreja voltando com Cristo à Terra para reinar. Naturalmente, para poder voltar, seria necessário primeiro estar com Cristo.


3) 
Uma grande promessa feita à Igreja de Filadélfia. Por todas as características dessa Igreja, certamente ela representa a verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo nos dias do Arrebatamento. Vejamos a promessa: 

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei DA HORA(não diz NA HORA) da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10). 

Vemos que aqui a “tentação”, se trata de uma tribulação de âmbito mundial tentação que há de vir sobre todo mundo”. O pastor Elinaldo Renovato diz o seguinte: 

“O livramento da “hora da tentação”, ou da “provação”, que virá sobre todo o mundo não se refere apenas à igreja de Filadélfia, mas é uma advertência a todas as igrejas cristãs: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3.13,22). 

Continua ele: A igreja não estará mais na terra quando começar a Grande Tribulação. Ela passará, sim, pelo “princípio das dores” (Mt 24.8).


4) A Grande Tribulação será um período de sete anos de sofrimentos jamais vistos e sem nenhum parâmetro jamais ocorrido em todo o mundo (Dn 9.27; Ap 12.12). É também chamado de “a grande aflição” (Mt 24.21); “Tempo de angústia” (Dn 12.1); “Angustia de Jacó” (Jr 30.7); Essa angústia vai superar tudo aquilo que o mundo já tenha provado até então  [e não se refere a Igreja de Cristo]¹. (Lc 21.25,26; Sf 1.14, 15).


5) A Grande Tribulação representa um período de juízo ou ira de Deus sobre um mundo ímpio, a “igreja” apóstata e Israel em rebeldia. Os grandes e terríveis juízos de Deus vão acontecendo pouco a pouco o tríplice agir de Deus nesse tempo: na medida que o Cordeiro, vai abrindo os sete selos um a um (Ap 6. 1-17); com a abertura do sétimo selo, começa o toque das sete trombetas (Ap 8.1-13; 91-21; 11. 15-19); e, culmina com o derramar das sete taças, que são as últimas pragas ou flagelos de Deus sobre o mundo (Ap 15. 1; 16.1-20). Assim se consuma a ira de Deus : … se lembrou Deus para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira” (Ap 16.19b).


6) Em contraste com esse castigo que Deus manda sobre a Terra, temos a promessa de Jesus para a sua Igreja:

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação (juízo), mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). 

Ler ainda (1Ts 5.9; Rm 5.9; 1Ts 1.10). O ímpio está destinado a sofrer as pragas de Deus, mas o fiel escapará.


7) O contexto de  1ª Tessalonicenses 5.9 mostra-nos que a IRA DE DEUS virá, de fato, após o arrebatamento, isto é: durante a Grande Tribulação – segundo Stanley Horton.


8) Fica mais que evidente, pois,em nenhuma parte vemos a Igreja de Cristo deixada na Terra para sofrer os julgamentos de Deus durante a Grande Tribulação,
pois esses julgamentos serão a plena manifestação da ira de Deus [contra o pecador que não estará mais na era da Graça]². (Ap 6.16,17; 11.18; 14.10.19; 15.1,7; 16.1,19; 19.15).


9) O que me encoraja ainda mais em dizer que a Igreja não estará na Terra nesse tempo de angústias, é ler e ouvir o que o velho apóstolo escreveu sobre suas revelações na ilha de Patmos, dizendo que, ao toque da sexta trombeta, e já estando a terra, quase que totalmente devastada, mesmo assim ele nos diz:

E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar” (Ap 9.20).

Com certeza, esse versículo exclui a presença da Igreja salva nesse período, disse Horton. 

Outros lugares ainda falam sobre o dia da IRA que revelará os justos julgamentos de Deus sobre os corações impenitentes e rebeldes (Rm 2.5; Ef 5.6; Col 3.6; 1Pe 4.5). A tribulação que passamos hoje, segundo Paulo, ela é “leve e momentânea” (2Co 4.17). Nós não estamos esperando a IRA DE DEUS e sim, quer morramos, quer vivamos, estamos esperando o arrebatamento para estarmos para sempre com o Senhor. 

Paulo diz, que nós, os que temos as primícias do Espírito já estamos gemendo (Rm 8.18-23). Já passamos por lutas e aflições, sendo essa uma certeza, pois nosso Senhor Jesus Cristo disse: … no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16. 33).


10) A Grande Tribulação, mesmo que será abrangente a todo mundo, tem a ver especialmente com Israel (Jr 30. 4-9; Dn 12.1; Mt 24. 15,21).


11) O tempo da graça, ou o período da igreja vai da 69ª a 70ª semana de Daniel (Semana de anos) (Dn 9.24-27). A morte de Cristo (o Messias) deu-se depois da 69ª semana (v 26). Neste ponto teve início a Dispensação da Graça, ou o tempo da Igreja do Senhor na face da terra (Jo 1.17), que irá até o dia do Arrebatamento, antes da Grande Tribulação (At 15. 14-18; Am 9.11,12; Rm 11.25,26).


12) Paulo também deixa-nos claro que a salvação da Igreja inclui a salvação da ira vindoura (1Ts 1.10; 5.9). Por isso ensinamos, que devemos esperar a vinda de Cristo e nunca a Tribulação.


13) O ensino tipológico do Antigo Testamento, apresenta José como um tipo de Cristo. Ele casou-se com Asenate, uma mulher estrangeira, gentílica,  durante o tempo de sua rejeição por parte de seus irmãos e antes dos sete anos de fome (Gn 41. 45). Semelhantemente, Cristo receberá a sua noiva que, na sua maioria, também é gentílica, durante o tempo de sua rejeição por parte dos seus irmãos segundo a carne, Israel (Jo 1.11; At 13.46-48).


14) Enoque foi considerado como tipo dos crentes arrebatados antes da Grande Tribulação, pois a sua transladação se deu antes do dilúvio (Jd 14-16; Gn 5.24).


15) Elias é outro tipo de Arrebatamento da Igreja, pois foi ARREBATADO e logo depois disso seguiu-se um período terrível de apostasia em Israel, com os profetas dizendo constantemente que os REIS FAZIAM O QUE ERA MAU AOS OLHOS DO SENHOR.

Interessante que após o ARREBATAMENTO de Elias e morte de Josias, o deslize de Judá em direção à destruição foi rápido e culminou no saque de Jerusalém por Nabucodonosor em 586 a.C. no capítulo 25 (juízo de Deus).³


16) A Igreja com a ação da graça de Deus através do Espírito Santo nela, é o sal que ainda preserva este mundo. Quando ela for tirada do meio dos homens, como previsto em 2Ts 2.7-10, então esse mundo velho e cheio de pecados, entrará em estado de total decomposição moral e espiritual. Aí será revelado o mistério da iniquidade – o anticristo – com toda operação do erro, que culminará com o juízo de Deus sobre toda a humanidade (2Pe 3.7).


17) Nesse tempo, a Igreja do Senhor, a noiva do Cordeiro, já estará na glória do Pai (Jo 17.24). Glória a Deus!


Como disse Paulo:

Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!
A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco.
O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém.

1ª Coríntios 16:22-24



Estudo do 
Pr. Daniel Nunes da Silva extraído do site:

http://adcampinagrande.com.br/2019/09/27/a-igreja-nao-passara-pela-grande-tribulacao/?fbclid=IwAR0bahvTc2r976Dx9b0dxIgd-piqimvdCkQNCqLmGDMxKr7wT5sEg3iGpLo


Notas
Acréscimos meus

1. [e não se refere a Igreja de Cristo].
2. [contra o pecador que não estará mais na era da Graça].
3. [Comentário sobre Elias não tem no texto original].



"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".
Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário