Banner

terça-feira, 7 de julho de 2020

O QUE É O ARMINIANISMO ?

Que Teologia é essa ?

Jacó Armínio (1559-1609)

Arminianismo é o nome dado a uma linha de interpretação teológica na área de soteriologia, isto é, doutrina da salvação. Uma vez que a soteriologia estuda a forma como se dá a salvação, o Arminianismo é, portanto, uma corrente de interpretação protestante e ortodoxa que busca, dentro da limitação do entendimento humano, [e amparada nas Escrituras]¹ apresentar como a salvação acontece. 

____________
1. acréscimo meu

O sistema Arminiano tem um sério e profundo compromisso com a Bíblia e com o consenso dos primeiros teólogos cristãos, os Pais da Igreja, e com a tradição cristã através da História, pois o Arminianismo , embora não coloque a tradição em pé de igualdade com a Bíblia ou em superioridade a ela, valoriza seus desenvolvimentos e contribuições que estão em consonância com a Palavra de Deus.

O Arminianismo defende a Depravação Total, a ideia de que o homem, após a queda de Adão e Eva, nasce em pecado e que, sem a ajuda de Deus, o homem não pode salvar-se. 

Defende ainda que, através da Graça Preveniente de Deus, o homem é liberto para crer, mas que a Graça de Deus é resistível.

Advoga, ainda, a Expiação Ilimitada, que nada mais é que a crença de que Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por todos e por cada um dos homens.

Que a Eleição é Condicional, ou seja, a condição para que a pessoa seja eleita é que ela creia, que deposite sua fé em Deus.

E por fim, que tem os Segurança em Cristo, a ideia de que estamos seguros enquanto permanecermos em Cristo, mas que é possível que um verdadeiro cristão cometa Apostasia, isto é, que venha a perder sua salvação. 



Esses são  basicamente os pontos defendidos pelo Arminianismo




O nome Arminianismo tem sua origem no pastor, professor e teólogo Jacó Armínio, mas que fique claro que ele não é o originador das ideias abraçadas e defendidas pelo Arminianismo, mas atua como um precursor, organizador, sistematizador e defensor das ideias que posteriormente levariam seu nome.


Jacó Armínio nasceu na Holanda, na cidade de Oudewater, no ano de 1559 e faleceu em 1609, sendo um dos doze ou mais teólogos na história da Igreja Cristã que deu uma direção duradoura à uma tradição teológica e que, como resultado, carimbou seu nome sobre um ponto de vista doutrinário ou confessional específico.


Armínio se tornou o primeiro pastor holandês da igreja reformada holandesa da maior cidade da Holanda, exatamente quando ela estava emergindo de seu passado medieval e irrompendo na Idade de Ouro. Era, notadamente, benquisto e respeitado, tanto como pastor como pregador, e rapidamente se tomou um dos homens mais influentes de toda a Holanda.

Jacó Armínio enfrentou problemas e se opôs ao Calvinismo enquanto viveu, mas isso se deu principalmente em seu pastorado em Amsterdã e em seu professorado em Leiden, mas, após sua morte no dia 19 de outubro de 1609, o bastão de Armínio, se assim podemos colocar, foi passado a seus seguidores, os Remonstrantes.



Extraído da obra  

O que é Teologia Arminiana? por Wellington Mariano, Editora Reflexão, págs 13 à 17.



"sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho"
Filipenses 1:17








Nenhum comentário:

Postar um comentário