ATRAIR SIGNFICA ARRASTAR ?
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair, e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44)
Segundo o Calvinismo, esse texto fala de uma atração irresistível da parte de Deus.
Calvinistas argumentam precipitadamente de que a palavra “atrair” (gr.: elkuo) significa “arrastar” (At. 16.19; Tg 2.6).
Para entender devidamente o caso, várias coisas precisam ser levadas em consideração.
Em primeiro lugar, como qualquer palavra com variação de significados, o sentido específico dessa palavra grega deve ser decidido pelo contexto.
As vezes no Novo Testamento significa arrastar uma pessoa ou objeto (v. Jo 18.10; 21.6,11; At.16.19).
Outras vezes, não (v. Jo 12.32; v. tb. a seguir).
Os léxicos gregos permitem o significado de “atrair” tanto quanto o de “arrastar”.
Da mesma forma, a versão grega do Novo Testamento (a Septuaginta) a usa nos dois sentidos.
Deuteronômio 21.3,4 emprega-a no sentido de “arrastar” e Jeremias 38.3 no sentido de “atrair” pelo amor.
Em segundo lugar, João 12.32 deixa claro que a palavra “atrair” não pode significar “graça irresistível” sobre o eleito por uma simples razão: Jesus disse:
“Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.
Nenhum calvinista autêntico crê que todos os homens serão salvos.
Em terceiro lugar, a palavra “todos” não pode significar somente “alguns” em João 12.32. Pouco antes (Jo 2.24,25), quando Jesus afirmou conhecer a “todos”, estava claro que não se referia apenas aos eleitos.
Por que, então, deveria “todos” significar “alguns” em João 12.32?
Se quisesse dizer “alguns”, facilmente teria feito assim.
Finalmente, o fato de ser atraídos por Deus estava condicionado à FÉ.
O contexto dessa atração (6.37) é “aquele que crê” (v. 35) ou “todo aquele que nele crer” (v. 40).
Os que crêem são capacitados por Deus para ser atraídos a Jesus. Jesus acrescenta:
“E por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai” (v. 65).
Um pouco depois, ele diz:
“Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo” (João 7.17).
Disso fica evidente que o entendimento que possuíam do ensino de Jesus e de serem atraídos ao Pai resultava da livre-escolha deles.
FONTE
Eleitos, mas livres - NORMAN Geisler
Editora Vida; págs 107, 108.
Editora Vida; págs 107, 108.
"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho".
Filipenses 1:17
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