Banner

segunda-feira, 13 de abril de 2020

OS CINCOS PONTOS DO ARMINIANISMO

TEOLOGIA ARMINIANA
OS CINCOS PONTOS DO ARMINIANISMO

 Não há melhor ponto de partida para examinar as questões da providência e predestinação que a própria Remonstrância. Ela é o documento de origem do Arminianismo clássico, claro além dos escritos de Armínio.

A Remonstrância foi preparada por aproximadamente 43 pastores e teólogos reformados holandeses após a morte de Armínio, em 1609. O documento foi apresentado em 1610 para uma conferência de líderes da igreja e do estado em Gouda, Holanda, para explicar a doutrina arminiana. 

Seu foco principal está nas questões da salvação e, em especial, na predestinação. Existem várias versões da Remonstrância da qual os remonstrantes receberam o seu nome. 

O blog "Oráculos Divinos" baseado na Obra; "Teologia Arminiana - Mitos e Verdades de Roger E. Olson", trará em forma de gráfico, fará uso de uma 
tradução do inglês, feita a partir do original em latim apresentada de forma um tanto condensada pelo especialista inglês em Arminianismo A. W Harrison:














Os remonstrantes, assim como Armínio antes deles, não se posicionaram em relação à questão da segurança eterna dos santos. Ou seja, eles deixaram em aberto a questão se uma pessoa verdadeiramente salva poderia ou não cair da graça. 

Eles também não seguiram o padrão da TULIP. Embora a forma de expressar a crença calvinista pelo acróstico de cinco pontos tenha sido desenvolvida posteriormente, a negação dos três pontos do centro [do acróstico] é bastante clara na Remonstrância¹. 


¹ "Teologia Arminiana - Mitos e Verdades de Roger E. Olson",páginas 41 e 42.



"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho"

Filipenses 1:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário