Como os Pais da Igreja interpretaram Lucas 23.43 ?
Geralmente, os ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA, diante do episódio
ocorrido na crucificação de Jesus, procuram a todo custo estenderem suas
defeituosas ideias as quais salientam que o ex-ladrão arrependido não está
neste momento no Paraíso, pois, a alma, para os tais, é mortal.
No
pensamento destes, Jesus prometeu levar o arrependido ao paraíso só na
ressurreição, não no mesmo dia das suas crucificações como ensinaram os
cristãos do período da Reforma e da pós reforma, sobretudo os cristãos das
igrejas evangélicas. Eles fogem da crença ortodoxa, o que não lhes resta
outro rótulo senão o de hereges, do ponto de vista bíblico.
E, no desespero
de defender o indefensável, os aniquilacionistas chegam até a citar autores
do meio cristão os quais conhecem ou conheceram o grego do Novo
Testamento, mas que criam de forma semelhante aos tais.
No entanto, para entender o que Jesus quis realmente dizer naquele
dia, não é nem necessário recorrer aos bons comentários e gramáticas do
grego do NT, pois certamente nenhum dos atuais eruditos conhece o grego
do século I como os pais da Igreja. Vale salientar que muita coisa que
sabemos do grego, como, por exemplo, a pronúncia, chegou a nós 1400
anos depois dos manuscritos originais terem sido escritos e lidos várias
vezes, isto é, com Erasmo de Roterdã.
Desse modo, sem sombra de
dúvidas, os que viveram antes de nós sabem inequivocamente o que a
construção gramatical do Evangelho de Lucas 23.43, mesmo sem o uso de vírgulas ou
pontuação diz, haja vista que falar grego, nas épocas que serão
apresentadas, era algo desde o “berço”.
Vamos recorrer ao que os
Pais da Igreja disseram
Pais da Igreja disseram
Cipriano 210 d.C:
“Mas o mesmo Senhor declara no Evangelho, que aqueles que são
batizados em seu próprio sangue, e santificados pelo sofrimento, são
aperfeiçoados e obtêm a graça da promessa divina, quando Ele fala ao
ladrão acreditando e confessando em Sua própria paixão, e promete
que ele deveria estar consigo mesmo no paraíso.
(Epistle LXXII. 22).
Atanásio 296 d.C:
“...o Paraíso foi aberto ao ladrão, Hades se encolheu, as tumbas foram
abertas e os mortos ressuscitados, os portões do Céu foram levantados para
esperar por Ele que "vem de Edom".
(On Luke X. 22 (Matt. XI. 27). Illud
Ominia).
Ambrósio 340 d.C:
“...tu, ariano, tu consideras; que Ele dá o reino de Deus - isso você não
considera. Que Ele provou da morte, tu lestes, mas que Ele também
convidou o ladrão ao paraíso, a isto tu não prestas atenção.”.
(Dogmatic
Treatises Ethical Works, and Sermons: Exposition of the Christian Faith.
XI. 96)
Agostinho 360 d.C:
.... Cristo na cruz, Cristo socorrendo algumas almas no inferno; e no
mesmo dia Cristo no paraíso com o ladrão que confessou...”. (Sermons
on Selected Lessons os The new Testament : On the Words os The Gospel
, Mat ix 25).
“...Tu tens agora Cristo, mas tu o terás sempre; porque quando tiveres
partido, chegarás àquele que disse ao ladrão: "Hoje estarás comigo no
paraíso".
(Lecture or tratactes on the Gospel to st. John: Chapter XI. 55-
57; XII)
João Cassiano 360 d.C
“Mas se você se importa também em entender as palavras ditas ao ladrão:
‘Hoje estarás comigo no Paraíso’, o que eles mostram claramente, mas
que não apenas sua inteligência anterior continua com as almas, mas
também que em sua mudança condiciona-os a participar de algum estado
que corresponda a suas ações e desertos?
Pois o Senhor certamente nunca
teria prometido isso a ele, se Ele soubesse que sua alma, depois de ter sido
separada da carne, teria sido privada de percepção ou ter sido transformada
em nada. Pois não era sua carne, mas sua alma que devia entrar no Paraíso
com Cristo.
Pelo menos devemos evitar, e evitar com o maior horror, a má
pontuação dos hereges, que, por não acreditarem que Cristo poderia ser
encontrado no Paraíso no mesmo dia em que Ele desceu ao inferno, assim
pontuam: “Verdadeiramente, Eu digo a vocês hoje, ”e fazendo uma
parada,“ você estará comigo no Paraíso”, de tal maneira que eles imaginem
que esta promessa não foi cumprida imediatamente depois que ele partiu
desta vida, mas que isto será ser cumprido após a ressurreição...”
(The
Conferences XIV).
João Crisóstomo 407 d.C:
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“Para isso foi que colocou o publicano diante do fariseu; enquanto que,
orgulho eu quero dizer e um espírito arrogante, superou até mesmo um
poder incorpóreo, o do diabo; enquanto a humildade da mente e o
reconhecimento dos próprios pecados cometidos trouxeram o ladrão ao
Paraíso antes dos Apóstolos.”
(Homilia Conceming lowliness of mind).
“E para que não possamos buscar nosso exemplo a partir de qualquer base,
vamos examinar essa mesma afirmação em sua aplicação a Cristo, e então
veremos a força do que foi dito. Porque nosso Senhor Jesus Cristo foi
cuspido e açoitado com varas por escravos misericordiosos; e não apenas
Ele não considerou isso uma falta de graça, mas Ele mesmo exultou e
chamou a coisa de glória; e trazendo consigo um ladrão e assassino antes
do resto para o paraíso...”
(Homilies First Corinthians XXXIII).
“Porque esta geração procura um sinal: e nenhum sinal lhe será dado, senão
o sinal de Jonas"; e novamente Paulo diz: "pois os judeus pedem um sinal e
os gregos procuram sabedoria, mas pregamos a Cristo crucificado". A cruz
abriu o Paraíso, trouxe o ladrão, conduziu ao reino dos céus a raça do
homem que estava para perecer e não era digna nem da terra".
(Homily on
the Passage (Matt xxvi.19) ‘Father if it Possible let This Cup Pass From
Me).
“Se alguém vos disser alguma coisa, direis: O Senhor precisa dele".
(Marcos xi. 3.) "Hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43.)
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás, mas digo-vos que todo
aquele que se irar com seu irmão sem causa estará em perigo de ser
julgado. " (Mateus v. 21, 22). "Vinde após mim e eu farei de você
pescadores de homens." (Marcos 17).
(Homilies on the Gospel of St John.
XXIV. John 2. 23).
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." Diga-me, que
tipo de terra? Alguns dizem uma terra figurativa, mas não é isso, pois em
nenhum lugar nas Escrituras encontramos qualquer menção de uma terra
que seja meramente figurativa".
[...] Ele segura um prêmio sensato; como
Paulo também fez, quando disse: "Honra a teu pai e a tua mãe",
acrescentou: "Pois assim viverás muito sobre a terra". E Ele mesmo ao
ladrão novamente: "Hoje estarás comigo no Paraíso."
(Homilies on the
Gospel of Matthew V.1.2).
“Pois não era menos maduro do que sacudir as pedras, mudar um ladrão
na cruz e levá-lo ao Paraíso".
(The Homilies on the Gospel of St John
19:16-18).
Colaboração
Itard Victor
"...sabendo que fui posto para defesa do Evangelho".
Filipenses 1:17
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