Banner

segunda-feira, 10 de abril de 2023

CRISTO É O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO ?

 



Em Colossenses 1:15, lemos:

“O qual è a imagem do Deus invisível o primogênito de toda a criação 


Se Cristo é o primogênito na criação, então como ele pode ser Deus ?


PRIMEIRO

João começa seu Evangelho dizendo o seguinte:  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1:1-14)


É assim que o Apóstolo João começa a narrativa do seu Evangelho, referindo-se a Jesus como o Verbo, a Palavra de Deus, que não só existia desde a eternidade, como era Deus. Um dos objetivos de João era combater heresias da época que negavam a divindade de Cristo. Por isso, João escreve esse prólogo maravilhoso em seu Evangelho, remetendo à criação do Mundo em Gênesis, onde Deus cria todas as coisas por meio da sua Palavra. “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1:3). É essa palavra, o Verbo que cria todas as coisas, que estava com Deus na criação.


João declara que Cristo afirmou ser eterno e igual a Deus (Jo 1:1; 8:58; 20:28). E o apóstolo Paulo ?  Em Colossenses 1:18 está querendo dizer que Cristo era apenas urna criatura, o primogênito (criado) no universo ?


Paulo com clareza declara que Cristo é Deus nessa mesma carta, ao dizer que:  "ele criou todas as coisas (1:16) e que nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (2:9). A referência a Cristo como "primogênito" não significa ser Ele o primogênito na criação, mas o primogênito de toda a criação (v. 15), uma vez que "ele é antes de todas as coisas" (v. 17). "Primogênito", nesse contexto, não significa o primeiro a nascer, mas o herdeiro de todas as coisas, o Criador e proprietário de tudo. Sendo o Criador de "todas as coisas", ele não pode ter sido um ser criado.¹



SEGUNDO

Muitos que se dizem cristãos, dizem que Jesus não pode ser Deus porque Ele é chamado na Bíblia de o “primogênito da criação de Deus”, sendo assim não é eterno, e nem Deus, mas criatura. Este pensamento está baseado numa interpretação errada de Colossenses 1.15, que diz: “O qual è a imagem do Deus invisível o primogênito de toda a criação ”. 


O texto diz que Jesus é o primogênito de toda a criação e não o primogênito de Deus. A Bíblia ensina que o primogênito nem sempre significa ser o primeiro de uma série, como querem alguns. A palavra “primogênito” aparece como uma posição de destaque, como diz o Salmo 89.27: “Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei mais elevado do que os reis da terra”. Esse primogênito não quer dizer o mais velho ou o primeiro numa série, mais uma posição de destaque, de preeminência, uma posição de primazia, que significa domínio. Isso pode ainda ser visto com relação à igreja, cujos membros são chamados de primogênitos.


Em Hebreus 12.23, lemos: “A universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos”. Agora, procure o leitor aqui tirar a palavra - primogênito - do versículo e trocar pela expressão: "o mais velho" ou "o primeiro de uma série";  e veja o absurdo.


Sabemos que o povo de Israel não foi o primeiro povo da terra. Antes mesmo de Abraão já existiam os sumérios, os acádios, os amorreus, nos dias de Abraão haviam os egípcios, os cananeus, os heteus, e muitos outros povos. No entanto, o povo de Israel é chamado de primogênito, em Êxodo 4.22: “Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito”. Outro exemplo: Efraim, filho, mais novo de José, e que nasceu no Egito, é chamado de primogênito, embora seja o mais novo, assim está escrito no profeta Jeremias 31.9: “...porque sou um pai para Israel e EJraim é o meu primogênito". 


A palavra primogênito no hebraico é bechor e no grego protótokos e traz consigo esses dois significados: os mais velhos de uma família ou mesmo do gado - o primeiro numa série; ou ainda o preeminente, aquele que tem primazia e domínio. Os melhores léxicos gregos e hebraicos autenticam essa verdade, Samuel P. Genesius Tregelles - Joseph Henry Thayer e apesar de serem unitaristas, não reconhecem que Paulo esteja nessa passagem incluindo Jesus na categoria das criaturas


Agora vamos analisar aqui em qual desses dois significados se encaixa a palavra “primogênito” em Colossenses 1.15, à luz do próprio texto. Vejamos o que dizem os quatro versículos que vêm logo em seguida: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele ê a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência" (Cl 1.16­ 18). 


Somente a expressão: E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele, afirma categoricamente que Ele não faz parte da criação, mas é o próprio Criador. Isso está perfeitamente alinhado com o pensamento bíblico dos profetas Isaías 9:6  e Miquéias 5:2 e com o escritor aos Hebreus 13:8. O texto diz aqui que Jesus é criatura ou que ele é o Criador e o Preeminente sobre todas as suas criaturas? Só mesmo aqueles que estão aprisionados pelo preconceito, como muitos que se dizem cristãos, podem negar a eternidade ou divindade de Cristo com base neste texto isolado, porque a Bíblia não ensina em nenhum lugar ser Jesus uma criatura de Jeová Deus, antes o contrário, ensina que Ele mesmo, isto é, Jesus Cristo, é Javé Deus.²


CONCLUSÃO


A Expressão < O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO >  não significa que Cristo foi um ser criado. Pelo contrário, "primogênito" tem o significado que frequentemente lhe é atribuído no AT: "O primeiro quanto à posição", "herdeiro" ou "preeminente", como em Êx.  4.22; Jr. 31.9; ver no Sl. 89.27, onde "primogênito" é aplicado à condição de Davi como rei, apesar de não ser ele primogênito. Cristo é herdeiro e soberano de toda a criação, como o Filho eterno (cf. v. 18; Hb 1.1,2). 


No verso 16, afirma que NELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS. Paulo afirma a atividade criadora de Cristo. Todas as coisas, tanto as materiais quanto as espirituais, devem sua existência à obra de Cristo como comparecerem agente ativo na criação (Jo 1.3; Hb 1.2). Bem como todas as coisas subsistem e são sustentadas por Ele (v. 17; Hb 1.3;)³


__BIBLIOGRAFIA______________________________________

1. MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia, por  Norman Geisler - Thomas Howe, p. 335


2. Como responder as Testemunhas de Jeová, por Esequias Soares da Silva, p. 217, 218


3. Bíblia de Estudo Pentecostal - Editora CPAD - Nota sobre Colossenses 1:15,16, p. 1834



"...sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho de Jesus Cristo"

Filipenses 1:17.



Nenhum comentário:

Postar um comentário