Banner

sexta-feira, 27 de março de 2020

OPERAI A VOSSA SALVAÇÃO !

Existe cooperação humana no 
processo de salvação?




O que Paulo quis dizer com 
OPERAI A VOSSA SALVAÇÃO?



Ora, até mesmo o versículo mais usado pelos CALVINISTAS, que diz que “Deus opera em vós o querer e o realizar” (Fp.2:13), é claramente SINERGISTA diante do contexto, que imediatamente antes diz: operai/efetuai/desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fp.2:12).



A hermenêutica diz que não se deve isolar textos da Bíblia e desconsiderar todo um contexto bíblico.

Podemos observar dentro desses dois versículos que Paulo diz que.... <<NÓS>> operamos a nossa salvação, mas também diz que <<DEUS OPERA>> a nossa salvação.


Estaria o apóstolo sendo contraditório ? Seria o Apóstolo Paulo bipolar ou estaria ele refutando a si mesmo no verso 12?


Evidente que não.

As duas coisas são verdadeiras. É VERDADE que Deus opera em nós a salvação, mas isso não ocorre de forma UNILATERAL ou independente das atitudes humanas.


O homem pode RESISTIR a Deus, e consequentemente, REJEITAR a operação de Deus em sua vida, assim como fizeram o povo de Deus ao longo da história e os fariseus nos tempos de Jesus que rejeitaram o propósito de Deus para eles” (Mt. 23:37 - Lc. 7:30  -  At. 7:51  -  Rm 10:21 - Isaías 65:12 - 66:4).




Portanto, Deus opera através do homem, e este, por sua vez, pode RESISTIR ou não à operação de Deus em sua vida e rejeitar o propósito para ele.

É somente deste jeito que podemos entender dois versos aparentemente contraditórios, onde a operação é declarada ser tanto do homem como de Deus.

É somente assim que podemos dar algum sentido à parte em que Paulo exorta os homens a operarem a própria salvação.

Além disso o escritor aos HEBREUS diz que a salvação é pra quem obedece:

"E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem"; (Hebreus 5:9) 

Ao analisarmos o contexto fica evidente que 
esse processo é SINERGISTA !



Interessante a declaração de um calvinista sobre o assunto:




Como crentes salvos pela graça, devemos concretizar a nossa salvação até o fim (Mateus 24:13). Se deixarmos de fazê-lo, nós a perderemos. 




Não desenvolvemos a nossa salvação por meros esforços humanos, mas por meio da graça de Deus e do poder do Espírito Santo que nos foram outorgados. 




A fim de desenvolvermos a nossa salvação, devemos RESISTIR ao pecado e atender os desejos do Espírito Santo em nosso íntimo. Isso envolve um esforço contínuo e ininterrupto de usar todos os meios determinados por Deus para derrotarmos o mal e manifestarmos a vida de Cristo. 

Sendo assim, concretizar a nossa salvação é concentrar-nos na importância da santificação.

Operamos a nossa salvação, chegando cada vez mais perto de Cristo (ver Hb 7.25) e recebendo seu poder para querer e efetuarmos a boa vontade de Deus.

É por isso que Paulo diz que somos "cooperadores de Deus" (1a Co 3.9 -  2a Co 6:1 - Fp 1:5) para a nossa completa salvação no céu.

Desenvolver a nossa salvação é tão vital que deve ser feito "com temor e  tremor".

COM TEMOR E TREMOR



Na salvação efetuada por Cristo,  Paulo vê lugar para "temor e tremor" da nossa parte.

Todo filho de Deus deve possuir um santo temor que o faça tremer diante da Palavra de Deus (Is 66.2) e o leve a desviar-se de todo mal (Pv 3.7; 8.13).


O temor (gr. phobos) do Senhor não é de conformidade com a definição frequentemente usada, a mera "confiança reverente", mas inclui o santo temor do poder de Deus, da sua santidade e da sua justa retribuição, e um pavor de pecar contra Ele e das consequências desse pecado (cf. Êx 3.6; Sl 119.120; Lc 12.4,5).


Não é um temor destrutivo, mas um temor que controla e que redime e que aproxima o crente de Deus de suas bênçãos, da pureza moral, da vida e da salvação (cf. Sl 5.7; 85.9; Pv 14.27; 16.6)


O versículo 13 diz que DEUS É O QUE OPERA EM VÓS, ou seja é graça de Deus que opera nos seus filhos, para produzir neles tanto o desejo quanto o poder para cumprir a sua vontade.


Mesmo assim, a obra de Deus dentro de nós não é de COMPULSÃO, nem de GRAÇA IRRESISTÍVEL.


A obra da graça dentro de nós (1.6; 1 Ts 5.24; 2aTm 4.18; Tt 3.5-7) sempre depende da nossa fidelidade e cooperação (vv. 12,14-16).



Colaboração:


  • Bíblia de Estudo Pentecostal


  • Arminianismo x Calvinismo  - Quem está com a razão?




"...sabendo que fui posto para DEFESA DO EVANGELHO".

Filipenses 1:17






Nenhum comentário:

Postar um comentário