Banner

domingo, 1 de setembro de 2019

PODE ALGUÉM SER ELEITO INCONDICIONALMENTE?

A HERESIA CALVINISTA DA ELEIÇÃO INCONDICIONAL



Uma das regras que a hermenêutica de textos bíblicos ensina é que não se deve isolar um texto e desconsiderar todo um contexto, pois existe uma grande possibilidade de incorrermos em uma falsa doutrina. 

A HERESIOLOGIA, estudo sobre heresias, revela que uma das marcas preponderantes nas SEITAS é que elas são caracterizadas por uma interpretação particular das Escrituras.  Querem deter o monopólio da interpretação e são exclusivistas.  

Isolam um versículo, ou um texto em particular e desconsideram todo um contexto bíblico, exegético e histórico, com o objetivo de querer aplicar uma doutrina e subsidiar suas HERESIAS.

Um dos textos preferidos por CALVINISTAS para tentar  sustentar a doutrina da ELEIÇÃO INCONDICIONAL está em Atos 13:48 que diz:

"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ORDENADOS para a vida eterna".




Contudo através de uma análise hermenêutica honesta do texto tal tese é refutada com facilidade, por que nem o contexto e nem o original permitem a interpretação de uma suposta Eleição Incondicional. 

Primeiro que a palavra grega traduzida para  DESIGNADOS/ORDENADOS é  
<<TETAGMENOI>> do verbo <TASSO> e significa DISPOSTOS.

Segundo, se voltarmos apenas dois(02) versículos vamos perceber que o verso 46 enfatiza a RESPONSABILIDADE HUMANA, na aceitação ou rejeição da oferta divina.

Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; (Atos 13:46)


Ou seja, tanto o CONTEXTO IMEDIATO quanto a exegese bíblica trazem o texto da seguinte forma:

"... e creram todos os que ESTAVAM DISPOSTOS para a vida eterna".

Essa é a interpretação correta do texto e que está em consonância com as referências cruzadas em 1a Timóteo 2.4 - Tito 2:11 - 2a Pedro 3.9 que afirmam que o DESEJO DE DEUS É QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM!

OU, seja a ELEIÇÃO INCONDICIONAL propagada por CALVINISTAS não é BÍBLICA.


Além disso, segundo Romanos 11:32 ninguém individualmente é ELEITO  INCONDICIONALMENTE à vida eterna. 


***

Artigo extraído da Biblia de Estudo Pentecostal 




".... sabendo que fui posto para DEFESA DO EVANGELHO".



Filipenses 1. 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário