Banner

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

JESUS MORREU POR TODOS ??



O SACRIFÍCIO DE JESUS NA CRUZ, FOI APENAS PELOS ELEITOS OU POR TODOS ?




PASSAGENS QUE FALAM DA SUPOSTA EXPIAÇÃO PARCIAL DEFENDIDA POR CALVINISTAS

1.      Mt. 1:21: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

PARA CALVINISTAS, neste caso, "seu povo" significa os eleitos, os verdadeiros crentes em Jesus.

2.      Mt. 20:28: "Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."

A conclusão calvinista é que Jesus deu a sua vida somente para muitos, isto é, somente para os eleitos.


**********




Estes e outros versículos fora do contexto usados por CALVINISTAS podem até parecer defender a idéia de que Cristo só morreu para uma classe de gente identificada por varias palavras tais como a igreja, rebanho, ou seus amigos, ou eleitos.

Mas será que a interpretação CALVINISTA tem apoio escriturístico ? 

Quem defende a expiação limitada aos eleitos, não conhece a doutrina soteriológica e lança mão de argumentos falaciosos e lógicas humanas.
Portanto é bom examiná-los cuidadosamente, através de UMA HERMENÊUTICA HONESTA, coisa que CALVINISTAS não o fazem.




REFUTAÇÃO AO 
ARGUMENTO CALVINISTA


É evidente que se lançarmos mão de uma HERMENÊUTICA HONESTA, as Escrituras deixam claro que JESUS morreu pelos pecados de toda a humanidade e não somente pelos pecados de alguns eleitos como querem os falaciosos e pretensiosos teólogos calvinistas.

Existem vários versículos que comprovam a EXPIAÇÃO ILIMITADA de Jesus pela humanidade, mas apenas esse versículo desmonta a tese falaciosa do jesus fracote dos calvinistas



1 João 2.2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 


"Toda honra e glória ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo".


Por Fernando Maio












4 comentários:

  1. 1 João 2.2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.”

    Tito 2:11 “porque a graça se manifestou salvadora, trazendo salvação a todos os homens.”

    Acompanhe o raciocínio. A morte de Jesus Cristo na cruz foi em substituição, ou seja, expiatória. Certo? A morte de Cristo foi o pagamento (a oferta, a propiciação) para a salvação "de todo o mundo". Ok. Nesse sentido, Isaías 53.5 ensina "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

    Ora, se a morte de Cristo foi expiatória, ou seja, foi o preço pago em substituição, pela vida dos pecadores do mundo todo; e se a expressão "todos os homens" referida em 1 Jo 2.2 (Tt. 2.11 também), ou ainda as palavras "nossas", "nos" e "fomos" de Is 53.5, realmente querem dizer "todos os homens e mulheres que um dia nasceram sobre a face da terra", logo não haverão "vidas" padecendo no inferno pela eternidade e pelos séculos dos séculos. Ou seja, todos já estamos salvos, pois, afinal de contas, Cristo veio e cumpriu sua missão, morreu naquela Cruz. Isso faz sentido pra você? Temos todos os dias, evidências de pessoas e mais pessoas morrendo de modo indigno de Deus, pessoas rebeldes, desobedientes, não tementes a Deus. Pelas evidências que apresentam, essas pessoas estão indo para o céu ou inferno? Como "todo o mundo" desses versículos podem significar toda as pessoas em sua inteireza se os fatos nos mostram o contrário? Essa interpretação não me parece lógica.

    Contudo, sabemos pela Palavra de Deus que "vidas" padecerão no lago de enxofre. Assim, acredito que a expressão "todos os homens" não deve ser interpretada como "toda a humanidade", ou seja, a expiação não pode ser ilimitada.

    Contudo, acredito que Deus tem poder para amar e atrair para si tantos quantos forem possíveis e colocar todos debaixo de sua proteção. Mas essas questões pertencem a Ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rafael Resende.

      Obrigado por sua participação.

      Bom, a primeira coisa que devemos aprender com o estudo das Escrituras é que não devemos deixar nossa teologia interpretar a Bíblia para nós, porque a própria Bíblia deve determinar a nossa teologia! A questão é simples: Cristo fez alguma provisão somente para os eleitos?

      A Bíblia diz que não.

      Vamos aos textos.

      A Bíblia declara em termos inequívocos.

      Cristo morreu por TODOS (1ª Timóteo 2:6);

      Cristo morreu por TODOS OS HOMENS
      (Romanos 5:18; 1 Timóteo 4:10);

      Cristo morreu pelos ÍMPIOS (Rom. 5:6).

      Cristo morreu pelos FALSOS DOUTORES que negaram a Cristo (2ª Pedro 2:1)

      Cristo morreu pelos PECADORES (Romanos. 5:8 );

      Cristo morreu por TODOS OS HOMENS (Hebreus 2:9);

      Cristo morreu por MUITOS (Mateus 20:28 );

      Cristo morreu pelo MUNDO (João 6:33,51; 1:29; 3:16).

      Cristo morreu pelo MUNDO INTEIRO (1ª João 2:2).

      A Bíblia de Almeida não poderia deixar MAIS CLARO que Cristo morreu por toda e cada pessoa.

      Excluir
    2. PARTE 2(Cont.)


      Para a doutrina da EXPIAÇÃO LIMITADA ser comprovada, CALVINISTAS tem que provar que Jesus morreu SOMENTE para alguns. Que morreu apenas pelos ELEITOS e extrair da Bíblia os textos que dizem que Ele morreu POR TODOS OS HOMENS.

      É verdade que Jesus morreu para as ovelhas, isto é, por muitos (Mt. 26:28)? SIM.

      A mesma Bíblia diz que também morreu para sua igreja, mas isto NÃO nega o fato que morreu para TODOS os outros crentes também.
      Não há problema em dizer que Ele morreu para um grupo especificamente, mas não existe ERRO HERMENÊUTICO e nenhum problema em afirmar que ELE MORREU POR TODOS TAMBÉM .

      O TEXTO DE ISAÍAS


      Isaias 53:6 diz: "TODOS nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós TODOS."

      Ora este versículo não faz sentido se a palavra "todos" que descreve os desgarrados não for o mesmo "todos" para os quais o Senhor morreu. O Senhor Deus fez cair sobre Jesus Cristo, "o cordeiro que tira o pecado do mundo" a iniqüidade de todos que andavam desgarrados como ovelhas. Se todos erraram, então Cristo morreu por eles. Se não morreu para os não eleitos, então estes não estavam desviados do caminho.

      O escritor aos HEBREUS é muito claro:

      Hebreus 2:9 diz claramente:
      "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, PROVASSE A MORTE POR TODOS".



      A palavra "todos" aqui; no grego é E é melhor traduzida por "CADA"

      O escritor usou a palavra gregra que significa cada um, deixando claro e de forma inequívoca que o texto enfatizaa morte de Jesus PARA e POR CADA INDIVÍDUO.

      Ou seja, Cristo morreu para cada indivíduo da humanidade.

      Pra finalizar Paulo em Atos 17:30 trás um convite solene de Deus para a humanidade:

      Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a TODOS os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

      Atos 17:30

      Deus seria um sádico em oferecer ARREPENDIMENTO à quem não pode se arrepender. Deus seria um monstro arbitrário imoral oferecendo uma OFERTA DE PERDÃO a uma pessoa, já tendo DETERMINADO sua vida ao INFERNO. Não existe SINCERIDADE nesse processo se a pessoa não tem possibilidade de mudança de destino eterno e nem possibilidade de arrependimento. Não acha ??? Deus estaria sendo HIPÓCRITA em oferecer ARREPENDIMENTO

      Excluir
  2. PARTE 2(Cont.)


    Para a doutrina da EXPIAÇÃO LIMITADA ser comprovada, CALVINISTAS tem que provar que Jesus morreu SOMENTE para alguns. Que morreu apenas pelos ELEITOS e extrair da Bíblia os textos que dizem que Ele morreu POR TODOS OS HOMENS.

    É verdade que Jesus morreu para as ovelhas, isto é, por muitos (Mt. 26:28)? SIM.

    A mesma Bíblia diz que também morreu para sua igreja, mas isto NÃO nega o fato que morreu para TODOS os outros crentes também.
    Não há problema em dizer que Ele morreu para um grupo especificamente, mas não existe ERRO HERMENÊUTICO e nenhum problema em afirmar que ELE MORREU POR TODOS TAMBÉM .

    O TEXTO DE ISAÍAS


    Isaias 53:6 diz: "TODOS nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós TODOS."

    Ora este versículo não faz sentido se a palavra "todos" que descreve os desgarrados não for o mesmo "todos" para os quais o Senhor morreu. O Senhor Deus fez cair sobre Jesus Cristo, "o cordeiro que tira o pecado do mundo" a iniqüidade de todos que andavam desgarrados como ovelhas. Se todos erraram, então Cristo morreu por eles. Se não morreu para os não eleitos, então estes não estavam desviados do caminho.

    O escritor aos HEBREUS é muito claro:

    Hebreus 2:9 diz claramente:
    "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, PROVASSE A MORTE POR TODOS".



    A palavra "todos" aqui; no grego é [PANTOS] e é melhor traduzida por "CADA"

    O escritor usou a palavra gregra [PANTOS] que significa cada um, deixando claro e de forma inequívoca que o texto enfatiza a morte de Jesus PARA e POR CADA INDIVÍDUO.

    Ou seja, Cristo morreu para cada indivíduo da humanidade.

    Pra finalizar Paulo em Atos 17:30 trás um convite solene de Deus para a humanidade:

    Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a TODOS os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

    Atos 17:30

    Deus seria um sádico em oferecer ARREPENDIMENTO à quem não pode se arrepender. Deus seria um monstro arbitrário imoral oferecendo uma OFERTA DE PERDÃO a uma pessoa, já tendo DETERMINADO sua vida ao INFERNO. Não existe SINCERIDADE nesse processo se a pessoa não tem possibilidade de mudança de destino eterno e nem possibilidade de arrependimento. Não acha ??? Deus estaria sendo HIPÓCRITA em oferecer ARREPENDIMENTO

    ResponderExcluir