Banner

quinta-feira, 5 de abril de 2018

JESUS FOI CRUCIFICADO NAS MÃOS OU PULSOS ?

AS EVIDÊNCIAS DIZEM QUE FOI 
NAS MÃOS

OS PREGOS FORAM NAS MÃOS

Uma duvida bastante frequente entre muitos e por incrível que pareça, até entre muitos cristãos, é que na crucificação de Jesus os cravos não teriam sido pregados em suas mãos, mas nos pulsos, por que se tivesse sido nas palmas de suas mãos, a sua carne se rasgaria.  Já vi muita gente defendendo essa teoria e infelizmente até imagens circulam pela INTERNET, onde mostram Jesus com os cravos nos pulsos. 

Acontece que essa teoria não tem suporte histórico, já que o método romano da crucificação, diz que o condenado levava a trave transversal da cruz, o “patibulum”, até o lugar indicado, e quando chegavam no local de execução, o condenado era despido, açoitado e então tinha os seus braços amarrados na trave que se apoiava nos seus ombros, e posteriormente os cravos eram alocados sobre as mãos do condenado para depois serem pregados. 

Ou seja, historicamente a teoria de Jesus ter sido crucificado nos punhos cai por terra, já que os condenados eram amarrados na cruz, não ocorrendo assim a suposta rasgadura em suas mãos.

OS CONDENADOS ERAM AMARRADOS NA CRUZ




Ou seja, existem muitas evidências externas que corroboram essa verdade.  Além das evidências externas, temos a Bíblia, a Palavra de Deus como prova interna de que os pregos foram postos nas mãos e não nos pulsos.



Porque mãos ? Por que Mão fala de ação. 
Cada mão é muito complexa, uma obra de arte de Deus. As mãos são uma parte muito importante do corpo, criadas por Deus para realizar várias tarefas. Com as mãos podemos trabalhar, abraçar, ajudar, segurar, empurrar, curar, abençoar...

Deus abençoa o trabalho das mãos de quem o ama e obedece. Devemos usar nossas mãos para fazer a vontade de Deus, não para pecar. Jesus mostrou sua obediência a Deus quando permitiu que furassem suas mãos na cruz. As mãos feridas de Jesus nos curam.

AS MÃOS DE DEUS NA BÍBLIA


As Escrituras dizem que Deus estendeu as suas MÃOS todos os dias a um povo rebelde e contradizente.
(Romanos 10:21)



Em Isaías 59.1 lemos:
  
"Eis que a MÃO do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar".



Em Isaías 49.16 lemos:


"Eis que nas palmas das MINHAS MÃOS eu te gravei"... 





No livro de Salmos temos uma das maiores profecias que confirmam que Jesus teve AS MÃOS perfuradas e não os pulsos.



"Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, perfuraram MINHAS MÃOS e meus pés".

(Salmos 22:16)


A Escritura diz que Jesus curava os enfermos impondo SUAS MÃOS e não os pulsos.
Lucas 4:40





RESSURREIÇÃO 

Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos seus discípulos, eles ficaram atemorizados pensando que fosse algum espírito, mas Jesus disse:

"Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?

Vede as MINHAS MÃOS e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E dizendo isso, mostrou-lhes as MÃOS e pés".

(Lucas 24.38-40)



Ele não falou: Vede meus pulsos, mas vede AS MINHAS MÃOS.


No episódio com Tomé, o apóstolo incrédulo duvida da aparição de Jesus e diz:

"Se eu não vir o sinal dos cravos EM SUAS MÃOS, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei".

Os apóstolos não tinham dúvida que os cravos tinha sido pregados nas mãos de Jesus.

Depois de oito dias apareceu Jesus:




"E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê AS MINHAS MÃOS; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente".(João  20.25-27)



Jesus não disse: Põe aqui o teu dedo e veja os MEUS PULSOS, mas veja as MINHAS MÃOS.



No livro de Apocalipse, o Apóstolo João teve uma visão de Jesus glorificado e nessa visão, ele vê na MÃO direita de Jesus sete estrelas que são os anjos das sete igrejas.

Também no livro de Apocalipse lemos sobre Deus:

Há um livro selado com 7 “selos” na mão de Deus (Ap. 5.1).


OU SEJA, DIREITA FALA DA ONIPOTÊNCIA DE DEUS. Jesus está assentado à direita de Deus.


O LOCAL EXATO



De fato não foi na palma das mãos, mas SIM NAS MÃOS, sobre o NERVO MEDIANO que fica abaixo do polegar, por isso sua carne não se rasgou porque esse nervo sustentava o corpo.

Além disso, temos o depoimento do médico legista Frederick Zugibe, que elaborou um estudo sobre a "causa mortis" de Cristo, trazendo luz sobre o assunto.

Em seu depoimento, ele relata que Cristo ao chegar no local da crucificação 《SUAS MÃOS》foram cravadas com pregos de medida aproximadamente 12,5 cm, que perfuraram AS SUAS MÃOS bem abaixo do polegar, sobre o nervo mediano, o que garantiria a sustentação do corpo de Cristo na cruz.


Pelo exposto neste pequeno estudo tanto as Escrituras quanto o testemunho externo da história deixam claro que os cravos de Jesus foram nas suas mãos e não nos seus pulsos.


Deus te abençoe,




"[...] sabendo que fui posto para DEFESA do Evangelho".



Filipenses 1.17

37 comentários:

  1. Muito boa a explicação , vou estar sempre acompanhado as materias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Unknow. Obrigado pela visita e comentário. Seja sempre muito bem vindo. Deus abençõe.

      Excluir
  2. Gostei muito da abordagem feita em resposta a está pergunta, que Deus continue abençoando vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita meu irmão. Deus abençoe sua vida ! A Paz de Deus que excede todo o entendimento seja convosco.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa noite Francisca.

      Seja muito bem vinda !

      Como é dito no presente estudo, infelizmente existe muita literatura cristã e imagens que circulam na internet com Jesus crucificado nos pulsos.

      Excluir
    2. M Boa Deus abençoe

      Excluir
  4. A explicação ficou muito boa, especialmente a parte que fala sobre a cultura Romana de crucificação.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, verdade, Deus abençoe vocês

    ResponderExcluir
  6. Respostas diretas e objetivas, muito bem explicado.Deus abençoe a todos do site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amado!

      Obrigado pela visita e palavras. Nos últimos anos surgiram muitos pseudos teólogos que apresentam uma "meia verdade" que deve ser rechaçada por cristãos ortodoxos que primam pela sã doutrina deixada por Cristo e pelos apóstolos.

      Que o Senhor nos dê força, coragem e sabedoria para defendermos o Evangelho de Jesus Cristo como ele é e não como os "teólogos" quer que ele seja.

      Deus abençoe 🙏

      Excluir
  7. Achei ótimo terei as minhas dúvidas com essas respostas Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse estudo 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. existem muitas evidências externas que corroboram essa verdade.

    Quais???

    Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite professor !
      Obrigado pela visita.

      Acredito que esse ensaio ficou, modéstia à parte, deveras muito bem explicado, apesar de simples, não simplório, e que as evidencias internas sustentam as evidências externas.

      Fato que é que a tanto a crucificação quanto o Batismo de Jesus, são dois ACONTECIMENTOS que os estudiosos modernos corroboram como sendo fatos históricos sobre Cristo.

      FATO também, que houveram muitas formas de crucificação durante a história, assim como vários formatos de cruzes. Ou seja, a CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO é FATO HISTÓRICO INDISCUTÍVEL, até pelos inimigos do Cristianismo.

      Existem muitos estudos a respeito a crucificação, assim como os métodos.

      Alguns estudos nos mostram que foram nos pulsos. Acho no caso da crucificação de Cristo, essa forma de crucificação IMPROVÁVEL, por que o relato externo médico é dito que os pregos eram postos provavelmente entre o rádio e o nervo metacarpiano, ou ainda entre as duas fileiras de ossos carpianos. Tal argumento recai que os pregos sendo colocados neste local, sustentariam o corpo.

      Como a crucificação de Cristo é algo específico e um marco que divide a história(A.C /D.C), não creio que a crucificação de Cristo tenha sido similar às demais. Como disse foi um marco histórico.

      Já que os braços ficavam amarrados e o argumento de que o CORPO não aguentaria e as mãos se rasgariam por causa do peso do corpo, não se sustentam. Tanto as cordas, quanto o local onde os pregos foram pregados seguraram o corpo de Cristo.

      Certo é que houveram crucificações onde os pregos foram alocados sobre os pulsos.

      Verdade também que na antiguidade os pulsos faziam parte das mãos.

      Mas no caso aludido, as evidências internas sustentam que tenha sido nas MÃOS. Os textos bíblicos tanto no AT quanto no NT mostram claramente MÃOS.

      Contudo, a EVIDÊNCIA EXTERNA, mais forte é o depoimento do médico legista Frederick Zugibe, que elaborou um estudo sobre a "causa mortis" de Cristo, trás luz sobre o assunto em tela.

      Em seu depoimento, ele relata que Cristo ao chegar no local da crucificação SUAS MÃOS foram cravadas com pregos de medida aproximadamente 12,5 centímetros de comprimentos que perfuraram AS PALMAS DE SUAS MÃOS em baixo do polegar, o que garantiria a sustentação do corpo de Cristo na cruz, região onde passam os nervos medianos que quando feridos causam intensas dores, disse Zugibe(2008).

      Diante do peso das Escrituras, o depoimento de um médico legista, além claro de minha FÉ, acredito piamente, que os PREGOS FORAM POSTOS NAS MÃOS E NÃO NOS PULSOS.

      LINK DO DEPOIMENTO DO MÉDICO LEGISTA FREDERICK ZUGIBE:

      https://www.recantodasletras.com.br/artigos/954172

      Deus abençoe !

      Excluir
    2. São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia e Santo Padre Pio de Pietrelcina, se uniram tanto a Cristo que receberam em vida os seus estigmas. Os estigmas seriam as marcas das cinco chagas de Jesus pregado na cruz, e surgem nas mãos e pés, costas (marcas das chibatadas) e cabeça (marca da coroa de espinhos).

      Excluir
  10. Quero agradecer por essa magnífica explicação, tirou a dúvida de muitos.obrigado paz do senhor Jesus Cristo nosso salvador eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco meu irmão!

      Obrigado pela visita e palavras. Deus abençoe!

      Abcs 🙏🏾😉

      Excluir
  11. Procurando na bíblia todos os capítulos e versículos mostra q jesus fora amarrado pelos braços e depois suas mãos cravadas pelos pregos ou cravos
    Não diz que foi nos pulsos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco!

      A Bíblia não revela detalhadamente a forma e método específico como Jesus foi crucificado, mas os Evangelhos relatam que Jesus foi crucificado.

      Os métodos de crucificação são relatados pela história romana, onde a morte por crucificação era comum e fazia parte da lei romana.

      Deus abençoe!

      Excluir
  12. Tirou tbm minhas dúvidas. Obrigada.
    Paz seja convosco.
    Jesus Cristo abençoe a todos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco !

      Obrigado pela visita e pelas palavras.

      Deus abençoe grandemente a sua vida.

      Excluir
  13. Josiane penalbe barbosa16 de agosto de 2020 às 08:53

    Vdd Jesus foi perfurado nas mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco Josiane.

      Obrigado pela visita e palavras.

      Deus abençoe!

      Excluir
  14. Muito boa explicação, foi esclarecedora. Deus continue abençoando esse trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco meu irmão(a).

      Obrigado pela visita e seja sempre bem vindo(a).

      Deus abençoe.

      Equipe Oráculos Divinos.

      Excluir
  15. Muito boa a explicação.Deus abençoe esse conhecimento.e multiplique cada dia mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco irmão (a) !

      Recebo em Nome de Jesus. Obrigado.

      Deus abençoe 🙏

      Excluir
  16. Sempre acreditei o que está escrito na Bíblia Sagrada e não na lógica ou suposição do homem. Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador foi pregado na Cruz nas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja convosco Márcio !

      Obrigado pela visita.

      Também creio piamente nisso!

      Deus abençoe 🙏

      Excluir
  17. Boa noite, ótima explicação. Jesus te abençoe e te guarde, e te de cada vez mais sabedoria! Um abraço.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite!

      Obrigado pela visita e pela palavras.

      Deus abençoe grandemente a sua vida!

      Forte abraço!

      Excluir
  18. Estudo maravilhoso
    Bem explicado,amei e tirei minhas dúvidas.
    Q Deus continue dando sabedoria paras os filhinhos dEle.

    ResponderExcluir
  19. Ficamos gratos a Deus Jeová e seu filho Jesus Cristo que nos da grandes vitórias Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  20. Esse véi da parte de Deus .nem deixou dúvida ainda mais quando agente lê .no espírito. Deus te de mais sabedoria do céu

    ResponderExcluir